fbpx

Posso receber o crédito do consórcio em dinheiro?

13 . nov . 2018

Consórcio é uma modalidade de compra extremamente flexível, que se adapta às mais diversas necessidades. Caso os planos do consorciado mudem no meio do caminho ou seu grupo se encerre, a ele é permitido retirar o crédito contratado em dinheiro.

O consórcio tem como objetivo viabilizar a compra de bens ou a contratação de serviços por todos os integrantes de um grupo. Quando contemplado, o consorciado não tem acesso ao dinheiro, e sim ao crédito para compra do bem ou serviço. O pagamento é realizado diretamente pela administradora ao fornecedor escolhido pelo consorciado.

Porém, também é possível retirar o crédito em dinheiro, desde que cumpridos todos os requisitos estabelecidos pelo Banco Central do Brasil. De acordo com a Circular nº 3.432, o consorciado pode receber o valor em dinheiro se tiver quitado suas obrigações financeiras e após 180 dias da contemplação. Isso significa que, após seis meses da contemplação e com a dívida quitada, o consorciado pode escolher se mantém o crédito (que é acrescido de rendimentos financeiros, conforme veremos adiante), se adquire o bem ou serviço ou se recebe o valor contratado em dinheiro.

O consorciado apenas não estará sujeito aos 180 dias se seu grupo for encerrado antes. Ou seja, a partir da data da última Assembleia Geral Ordinária (AGO) – e desde que ele esteja em dia com suas obrigações financeiras. Nesse caso, a empresa tem até 60 dias a partir da data da última assembleia para enviar uma carta aos consorciados informando que o crédito está disponível em espécie.

Correções do crédito e rendimentos financeiros

Como você já viu aqui no Blog da ABAC, o crédito do consórcio é atualizado periodicamente até a data da contemplação, conforme estabelecido em contrato. Após a contemplação, o crédito para de ser atualizado e começa a ter rendimentos financeiros. Esses são baseados na modalidade estabelecida pelo grupo na AGO de abertura.

O consorciado contemplado que solicitar o crédito em espécie receberá o valor atualizado até a data da contemplação, somado aos rendimentos financeiros. Estes são contabilizados do primeiro ao terceiro dia útil após a contemplação até o último dia útil anterior à utilização.

O consórcio dá aos participantes diversas possibilidades para alcançar um objetivo, além de liberdade para se adaptar a eventuais mudanças. A modalidade conta com legislação própria (Lei nº 11.7895/2008) e normativos do Banco Central, seu órgão regulador e fiscalizador. Assim, administradoras e consorciados têm seus direitos e deveres estabelecidos e garantidos.

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , ,

100 Comentários

  • Show, Excelente matéria

  • Olá!
    Caso a administradora queira pagar o crédito em dinheiro antes do 180 dias, estando o cliente com a cota quitada, é permitido ou obrigatoriamente é necessário aguardar os 180 dias para pagamento?
    Obrigada,
    Sheila

    • Sheila,

      O requisito dos 180 dias decorridos após a contemplação é uma exigência do Banco Central.

      Abraço!

  • Fiquei na duvida. Após 6 meses de comtemplacao eu posso pagar as obrigacoes do consorcio e receber a carta de credito em dinheiro ou eu tenho que quitar o consorcio esperar 6 meses pra receber a carta de credito em dinheiro?

    • Paulo,

      para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos, que são: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias desde a sua contemplação. Assim sendo, independentemente da ordem, o consorciado deve cumprir ambos os requisitos.

      Abraço!

  • Boa tarde!

    Tenho 04 cotas de consórcio e não fui contemplado em nenhuma ainda, tenho os recursos para quitar o valor devido, mesmo que eu pague tudo hoje preciso aguardar 180 dias para sacar em dinheiro o valor do bem?

    • Olá, Nicolas.

      Como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, o consorciado pode receber o valor em dinheiro após 180 dias da contemplação e desde que tenha quitado suas obrigações financeiras. Para aumentar as suas chances de contemplação, recomendamos que você oferte o valor do saldo devedor como lance. Vale registrar que se trata de regra estabelecida pelo Banco Central do Brasil na Circular nº 3.432/2009.

      Abraço!

  • Bom dia! Posso antecipar parcelas de consórcio já contemplado sem a taxa de seguro?

    • Ricardo,

      Depende do tipo de contrato e da apólice de seguro. Recomendamos que consulte a sua Administradora para ter informações mais detalhadas.

      Abraço!

  • Olá, bom dia! Tenho uma cota comteplada! Após os 180 dias de contemplado posso usar o crédito para abater as parcelas que restam e o que sobrar recebr em dinheiro? Exemplo minha carta é de R$ 32.990,00 e falta R$ 14.000,00 para quitação! Após os 180 é possível o banco abater esses 14k que faltam e depositar o que sobrar na minha conta? Se possível, até quanto tempo recebo esse dinheiro? Grato

    • Oi, Fabricio.

      Sim, é possível utilizar o valor do crédito para a quitação do saldo devedor. A diferença poderá ser retirada em dinheiro desde que você aguarde 180 dias a contar da sua contemplação.

      Um abraço!

    • Olá, Fabrício!

      Sim, é possível utilizar o valor do crédito para a quitação do saldo devedor. A diferença poderá ser retirada em dinheiro desde que você aguarde 180 dias a contar da sua contemplação.

      Abraço!

  • Quero saber quanto devo receber após quitar o consórcio resolver pegar o dinheiro ? Se paguei exemplo 14.000 deve aceitar 20%a menos ? Ou devo estudar a proposta tenho dúvidas e não sei como esclarecer , obrigado

    • Olá, Mariza.

      Se você já foi contemplado e sua cota já foi quitada, é possível receber integralmente o valor do crédito em dinheiro (e não o valor que já foi pago) no prazo de 180 dias da data da contemplação.

      Abraço!

  • Bom Dia.
    Fui contemplada por modalidade sorteio numa carta de consorcio em 04/2018, entretanto, como ainda faltava parcelas a pagar validei a carta e continuei pagando as parcelas mensal. Quitei o débito em 05/2019 , uma vez que já havia mais de 180 dias pós contemplação em quanto tempo recedo o valor da carta em dinheiro?

    • Luiza,

      Formalize o pedido perante a sua Administradora de consórcios. O prazo de pagamento será informado a você por ela.

      Abraço!

  • Ofertei o lance, fui contemplado paguei o lance mais aí não retirei o bem, resolvi quitar para pegar o crédito paguei o resto do consorcio em2 meses depois da contemplacao já posso pegar o crédito?

    • Olá, Luiz.

      Ainda não é possível, pois para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias (06 meses) desde a sua contemplação.

      Abraço

  • ONDE TEM A FORMA DE PAGAMENTO NA COMPRA DE BENS, VEICULO POR EXEMPLO, NO RECIBO NANOTA FISCAL, SE EU PAGAR POSSO RECEBER DEPOIS, TEM PESSOAS E INSTITUICOES QUE NAO ESPERAM O PRAZO DO CONSORCIO.

    • Oavelar,

      O consorciado contemplado que realizou o pagamento com recursos próprios de algum valor para aquisição do bem poderá receber o valor desse crédito em espécie, até o montante do mesmo, observadas as disposições contratuais. Caso haja saldo devedor, a administradora somente realizará o pagamento após a apresentação de garantias suficientes.

      Abraço!

  • Boa noite eu tenho uma carta de crédito que está contemplada e totalmente quitada eu optei para receber o valor em espécie mas eles pedem que eu espere 180dias sendo que está tudo pago como faço para receber o valor eu não quero opitar em procurar meus direitos mas se não tiver outra forma .

    • Olá, Josué.

      O requisito dos 180 dias decorridos após a contemplação é uma regra estabelecida pelo Banco Central do Brasil, que é o órgão que regulamenta e fiscaliza o Sistema de Consórcios. Essa informação consta no art. 5º, XIII, ‘d’, da Circular nº 3.432. Clique aqui para conferir.

      Um abraço

  • Sou representante de vendas de consórcios, já tive clientes que quitaram suas cotas através de lance de quitação e receberam o valor do seu crédito em até 5 dias úteis, mas também já tive outros cientes que quitaram suas cotas e somente com 180 dias após a quitação vieram a receber o crédito, então, isso depende de dois fatores; Administradora e forma de quitação. Eu recomendo meus clientes quitarem o consórcios somente através de lance de quitação.

    • Gleidson,

      Como você pode ter observado ao ler nosso post, o requisito dos 180 dias decorridos após a contemplação não é uma simples regra contratual, mas sim uma exigência estabelecida no art. 5º, XIII, ‘d’, da Circular nº 3.432, do Banco Central do Brasil; Essa deverá ser cumprida tanto pela administradora, como pelos consorciados. Seu descumprimento acarreta a aplicação de sanções.

      Um abraço!

  • Vou quitar a última parcela do meu consórcio e quero pegar o dinheiro quanto dias leva para estar recebendo o valor

    • Givanildo,

      Para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias (06 meses) desde a sua contemplação (lembrando que a quitação não dá direito à contemplação, que só ocorre por sorteio ou lance). Em seguida, formalize o pedido perante a sua Administradora de consórcios. O prazo de pagamento será informado por ela.

      Abraço!

  • Ola,tenho um consórcio e fui contemplado,só que o consórcio quando acabar já deu mais de 180 dias da contemplação,nesse caso após o fim do consorcio quantos dias leva para a administradora do consorcio me passar o dinheiro em espécie?

    • Olá, Francisco!

      Para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias desde a sua contemplação. Assim que decorridos os 180 dias, formalize o pedido perante a sua Administradora de consórcios, que lhe informará o prazo de pagamento. Caso contrário, dentro de 60 dias contados da data da realização da última assembleia, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie.

      Abraço!

  • Boa tarde.
    Dei um lance numa carta de crédito de 32.000 e fui contemplado. Porém ainda falta 10 mil pra quitar. Gostaria de saber se posso abater os 10 mil e receber a diferença em dinheiro.

    • Leomarcos,

      É possível utilizar o valor do crédito para a quitação do saldo devedor. Para retirar o restante do valor do crédito em dinheiro, além de quitar integralmente o saldo devedor, você deverá aguardar 180 dias desde a sua contemplação.

      Abraço!

  • Olá! Gostaria de saber, se quando eu terminar de pagar meu consórcio,recebo todo o dinheiro atualizado? Ou o banco fica com alguma porcentagem?

    • Adaílson,

      O consorciado, ao ser contemplado por sorteio ou lance, tem direito ao valor do crédito contratado (vigente na data da sua contemplação), acrescido dos rendimentos da aplicação no mercado financeiro. Recomendamos a leitura da postagem “Sem juros: saiba quais as taxas do consórcio” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/sem-juros-saiba-quais-taxas-do-consorcio.

      Um abraço!

  • Após quitar o consórcio, qual é o prazo para pegar o dinheiro e não o bem.

    • Cleide,

      Conforme explicamos no texto, para retirar o crédito em dinheiro você deverá quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias (06 meses) desde a sua contemplação. Em seguida, formalize o pedido perante a sua Administradora de consórcios. O prazo de pagamento será informado a você pela mesma.

      Um abraço!

  • Olá boa tarde!! Paguei todas as prestações de uma moto,mais não tenho mais interesse na motocicleta,estou querendo adquirir um imóvel,qual a melhor solução??

    • João,

      Caso já tenha ocorrido a sua contemplação, será possível retirar o crédito em dinheiro após quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias (06 meses) desde a sua contemplação, conforme determinação do Banco Central do Brasil. Uma vez retirado o crédito em dinheiro, você poderá utilizá-lo para comprar o imóvel de seu interesse.

      Um abraço!

  • Boa tarde.
    Meu plano é de 70 meses já efetuei 67 parcelas, nunca fui contemplada. o Valor do meu crédito é R$ 14.700,99 e meu saldo devedor é de R$ 828,21 minha duvida é: Preciso dar lance e ser contemplada para pegar o valor do crédito em dinheiro? ou apenas esperar terminar as três parcelas restantes e receber o valor?

    • Olá, Tereza!

      No seu caso, o valor do lance a ser ofertado está limitado ao saldo devedor (R$ 828,21). No entanto, tendo em vista que para retirar o crédito em dinheiro você precisa quitar integralmente o saldo devedor e aguardar 180 dias desde a sua contemplação, o seu grupo se encerrará antes. Assim sendo, aguardando o encerramento do grupo, dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição pra recebimento em espécie.

      Um abraço

  • Oi bom dia
    Por exemplo eu fiz uma carta no valor de 40.000,00 e fui contemplado e encontrei um carro que gostei no valor de 30.000,00 o que acontece com os outros 10.000,00

    • Olá, Samuel.

      A diferença poderá ser utilizada, a seu critério, para: (i) pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço, observado o limite total de 10% do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguros; (ii) quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato e (iii) devolução do crédito em espécie quando seus obrigações financeiras, para com o grupo, estiverem integralmente quitadas.

      Um abraço!

  • Bom dia
    Paguei 6 meses de consórcio é na sétima parcela fui contemplado através de lance! Mas.o banco n me deu o crédito pois a empresa havia pendência !
    Só q msm assim eles n me devolveram o valor q eu dei de lance !
    Oq posso fazer ?

    • Diogo,

      Por favor, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota. Com informações mais detalhadas sobre o seu caso poderemos proceder com uma tentativa de mediação junto à sua Administradora.

      Um abraço!

  • Bom dia,

    Paguei um consórcio itau uns dois anos e meio, liguei e cancelei aí queria saber se vou receber esse valor que paguei com juros e correções ou só o valor que paguei menos os 15%?

    • Marcelo,

      O consorciado desistente, uma vez contemplado, terá direito à restituição do percentual pago a título de fundo comum (que é o valor destinado à aquisição do bem). Não serão restituídos valores pagos referentes à taxa de administração e é possível que seja aplicada uma cláusula penal por quebra do contrato.

      Abraço!

  • Quanto a documentação exigida para o credito em dinheiro, oque sou obrigado a apresentar a administradora. Pois eu tenho um credito pessoa jurídica e eles estão exigindo muitos documentos e não sei se é correto tudo isso, como: IR, Relação de faturamento dos últimos 12 meses, assinada pelo contador. E na ficha cadastral pede rendimento bruto anual, numero de funcionários e mais um tanto de coisa. Poderia me auxiliar?

    • Giovanni,

      Não existe normativo que defina a relação de documentos que devem ser solicitados por uma administradora de consórcios quando da liberação do crédito, em espécie ou não. Entretanto, caso haja interesse, a ABAC poderá contatar a sua Administradora, para tanto, você deverá encaminhar um e-mail para falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota.

      Um abraço!

  • Fui contemplado com uma carta para veículo pesado, posso alienar essa carta a um veículo que eu já tenho é receber o valor? Ou só é possível comprar de terceiros?

  • Boa noite,
    Meu grupo se encerra em 10/12/19, eu gostaria de saber qual valor eu tenho direito a receber? Ao longo dos 80 meses paguei $16.250,75, mas o valor da carta de crédito é $12.810,00. faço essa pergunta, pois optei pelo consócio pelo fato de não haver juros, porém seu receber o valor da carta de crédito vejo que fiz um péssimo negócio, porquanto ao longo dos 80 meses não ganhei juros algum e ainda perdi 21% do valor com a tal taxa de administração!

    • Alex,

      Ao ser contemplado, o consorciado tem direito ao crédito contratado (valor do bem) vigente na data da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de sua contemplação, somado aos rendimentos referentes à sua aplicação financeira (conforme estabelecido em contrato) desde o terceiro dia útil após a contemplação até a data de sua utilização. A Administradora de consórcios tem direito à cobrança de uma taxa de administração, como remuneração pela formação, organização e administração dos grupos por ela constituídos.

      Um abraço!

  • Bom dia!!!
    Cancelei o meu consórcio bradesco e ele já encerrou…
    Para receber o dinheiro, preciso ter conta no banco ou tem outra forma para receber?

    Desde já muito obrigado!

    • Marcos,

      Você não é obrigado a possuir uma conta bancária no Bradesco. Dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia de contemplação, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie. Recomendamos que entre em contato com a sua administradora para verificar os procedimentos adotados para a liberação do crédito parcial.

      Abraço!

  • Houve um fato comigo que acho que a maioria dos consorciados não sabe. Fui contemplado com valor pago maior que 50% do bem. Sendo assim, quitei o saldo devedor com o saldo ja pago. Foi possivel isso e por que essa informação fica “escondida”?
    Muitas pessoas ficam presas ao consorcio ou vendem sua cota perdendo muito dinheiro e nao é repassado à elas.

    • Osvaldo,

      Estas informações não ficam “escondidas”. Conforme determina a Circular nº 3.432/2009, do Banco Central do Brasil, no contrato de adesão devem estar expressas as condições da operação de consórcio, bem como, de forma clara e explícita, os direitos e deveres das partes contratantes. Além disso, temos diversos materiais explicando as oportunidades de uso do crédito, como essa cartilha gratuita: https://materiais.abac.org.br/cartilha-como-aproveitar-credito-consorcio.

      Um abraço!

  • Eu fiz um consórcio do Itaú e paguei uns dois anos e meio ou três.
    Liguei e cancelei pra não pagar mais, o valor eu sei que vou receber vai ser recente ao valor que paguei.
    Mas queria saber se virá com juros e correções já que a grana tá lá, sei que será retirado os 15%.
    O consórcio finaliza dia 17 de dezembro desse ano, após o término eles enviam logo a carta ou tenho entrar em contato?

    • Marcelo,

      Você receberá o valor do crédito contratado, que corresponde ao valor do bem vigente na data da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de sua contemplação, somado aos rendimentos referentes à sua aplicação financeira (conforme estabelecido em contrato) desde o terceiro dia útil após a contemplação até a data de sua utilização. Dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia de contemplação, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie.

      Abraço!

  • Boa noite, tenho um consórcio contemplado e gostaria de pegar o valor em dinheiro.
    Preciso esperar os 180 dias ok…
    Minha dúvida é como proceder com relação ao meu pedido? Devo informar o consórcio de minha decisão ou é só aguardar o prazo?
    Outra dúvida é, tem algum prazo para quitação para receber após dos 180 dias?
    Abraço

    • Olá, Ana!

      Independentemente da ordem, o consorciado deve cumprir os dois requisitos do Banco Central: quitar integralmente suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias desde a sua contemplação. Formalize o pedido à sua Administradora de consórcios. O prazo de pagamento será informado por ela.

      Um abraço!

  • Boa tarde, tenho um consórcio ja contemplado e gostaria de pegar o valor em dinheiro.
    Preciso esperar os 180 dias ok…
    Minha dúvida é como proceder com relação ao meu pedido? Devo informar o consórcio de minha decisão ou é só aguardar o prazo?
    Outra dúvida é, tem algum prazo para quitação para receber após dos 180 dias?
    Abraço
    Aguardo retorno
    Elton

    • Olá, Elton!

      Independentemente da ordem, o consorciado deve cumprir os dois requisitos determinados pelo Banco Central: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias desde a sua contemplação. Formalize o pedido à sua Administradora de consórcios. O prazo de pagamento será informado por ela.

      Um abraço!

  • Eu já fui contemplado e sei q tenho q quitar e esperar os 180 dias para poder receber o dinheiro na minha conta. Porém mesmo depois da contemplação tenho q antecipar as parcelas e jogar o saldo devedor para o lance de quitação. Mais a minha pergunta é , esses 180 dias eles começam a contar desde a data da contemplação ou só quando eu conseguir quitar a cota?

    • Olá, Thaís.

      Começam a contar da data da contemplação.

      Um abraço!

  • Bom dia
    Quanto pagar a ultima prestação do consorcio tenho que esperas + 6 meses para receber um dinheiro que e meu e que ja pague ?
    Obrigada

    • Lorrany,

      Como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, o requisito dos 180 dias decorridos após a contemplação não é uma simples regra contratual, mas sim de exigência estabelecida no art. 5º, XIII, ‘d’, da Circular nº 3.432, do Banco Central do Brasil.

      Um abraço!

  • Fui contemplado agora.Posso retirar o carro no mês de março? E as parcelas que já paguei posso levantar?

  • Bom dia.

    Tenho 03 cartas imobiliárias contempladas, porém, em 02 utilizei o FGTS como parte do Lance. Como funciona o resgate de valores em caso de optar por não utilizá-las para compra de imóvel?

    • Renata,

      O lance com FGTS apresenta as mesmas características do lance embutido, no qual você usa parte do seu crédito como oferta. Ao ser contemplada, você terá direito ao valor do crédito contratado menos a quantia oferecida como lance embutido. Tendo em vista que a carta de crédito não será utilizada para a aquisição de imóvel residencial, não será autorizada a operação de saque do FGTS. Como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias desde a sua contemplação.

      Um abraço!

  • Olá,
    Fui contemplado através de lance. O banco aprovou e diz que tenho 120 dias para utilizar a carta. Caso eu não venha utilizar a carta de crédito, o que acontece? Posso receber o valor total da minha carta de crédito em espécie e continuar pagando a mensalidade do consórcio normalmente?

  • Olá boa tarde, eu participo de um consórcio Honda desde 2016, colo até hj não fui contemplado desejo esperar o fim do consórcio quitar toda a moto e pegar o dinheiro de volta, isso é possível, e se eu pegarei de volta todo o valor que paguei esse tempo ou se não pegarei por completo?

    • Marcos,

      Dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie.

      O consorciado contemplado tem direito ao valor do crédito contratado vigente na data da sua contemplação, acrescido dos rendimentos decorrentes da aplicação no mercado financeiro. Recomendamos a leitura da postagem “Sem juros: saiba quais as taxas do consórcio” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/sem-juros-saiba-quais-taxas-do-consorcio.

      Abraço!

  • Boa tarde!
    Já sou contemplado a mais de 180 dias por lance. Se eu quitar meu consórcio já estou apto a receber o valor da carta de crédito em dinheiro? Ou 180 dias após da quitação que poderei pegar o dinheiro?
    Obrigado desde já

    • Está, sim, Valdeni. Os 180 dias são contados a partir da contemplação.

      Abraço!

  • Olá, A dúvida que tenho é a seguinte: A matéria fala sobre quitação antecipada. Mas e no caso em que a cota é quitada após o pagamento mensal de todas as parcelas, sem que tenha ocorrido antecipação. Ex.: Uma cota de consórcio em 50 meses e que não foi contemplada por sorteio ou por lance, e que o consorciado tenha terminado de pagar as 50 parcelas mensais, sem ter feito antecipação. Neste caso, mesmo assim o consorciado terá que aguardar contemplação da cota por sorteio, já que não haverá mais possibilidade de ofertar lance?

    • Adolfo,

      Na última assembleia geral do grupo de consórcio não há nem sorteio nem lance. Dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie.

      Um abraço!

  • Estou em um concorcio da Chevrolet . E perguntei a eles sobre esse tema .aí eles responderam que pega o dinheiro aí continua pagando normal as parcelas . Isso está certo ?

    • Oi, Ruly!

      Está errado, pois como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, caso não queira utilizar o crédito para a compra do bem, você só poderá retirar o crédito em dinheiro se tiver quitado a dívida e aguardado o prazo de 180 dias da contemplação.

      Abraço!

  • Boa noite. Tenho uma carta de 300.000 para imovel, porém estou com dificuldades de pagar as parcelas. Como tenho 24000 ja pagos pensei em reduzir minha carta para 100.000, utilizar fgts para lance. Porém com esse valor ñ conseguirei comprar imovel. Minha duvida é se posso pegar esse valor em dinheiro, mesmo tendo utilizado fgts

    • Oi, Gabriela!

      Caso o consorciado ainda não tenha sido contemplado, é possível solicitar a redução do valor do crédito. No entanto, compete à Administradora apurar a viabilidade de tal pedido. O lance com FGTS apresenta as mesmas características do lance embutido, no qual você usa parte do seu crédito como oferta. Ao ser contemplada, você terá direito ao valor do crédito contratado menos a quantia oferecida como lance embutido. Caso a carta de crédito não seja utilizada para a aquisição de imóvel residencial, não será autorizada a operação de saque do FGTS. Como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias desde a sua contemplação.

      Um abraço!

  • Olá boa tarde! Quero entrar no consórcio honda ,36 parcelas correto,mais caso na 10 parcelas já for contemplado eu não queira posso continuar pagando normalmente até a última parcela e pegar o dinheiro depois dos 180 dias? Eu recebo alguns juros por isso ?

    • Luciano,

      Ao ser contemplado, você não é obrigado a utilizar imediatamente o crédito, tendo como prazo final o encerramento do grupo. Após a contemplação, o crédito deixa de ser atualizado conforme o critério estabelecido em contrato e passa a ter rendimentos financeiros decorrentes de sua aplicação no mercado financeiro. Saiba mais em: http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/correcao-do-credito-apos-a-contemplacao.

      Abraço!

  • Consórcio para mim nunca mais, voçê paga para poupar(taxa de administração) e mais algumas coisinhas, quita o mesmo e tem que esperar 6 mesês para ter seu dinheiro em espécie, é melhor se programar e fazer uma aplicação todo o mês cim o valor que seria das parcelas, claro que tem que ter determinação, nunca mais compro consórcio.

    • Hebert,

      Como você viu no post, o consórcio tem como objetivo viabilizar a compra de bens ou serviços. Ou seja, a retirada do crédito em dinheiro é uma exceção. Além disso, o requisito dos 180 dias decorridos após a contemplação é uma exigência do Banco Central do Brasil, estabelecida no art. 5º, XIII, ‘d’, da Circular nº 3.432.

      Um abraço!

  • Olá quando fui contemplado o valor da carta era 32 mil agora ela está valendo 38 mil e as parcelas só aumentam, quando terminar de pagar esse consorcio eu terei o valor a mais que estou pagando?

  • Boa tarde, fui contemplado, por lance e ja se passaram os 180 dias. porém com o auxilio do fundo de garantia.
    eu consigo pegar essa carta em dinheiro?

    • Alex,

      O lance com FGTS apresenta as mesmas características do lance embutido, no qual você usa parte do seu crédito como oferta, e essa quantia é descontada. Você pode saber mais aqui: http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/saiba-mais-sobre-lance-embutido-no-consorcio

      Como o crédito não será utilizado para compra de imóvel residencial, não será autorizado o uso do FGTS. Além disso, como falamos no post, para retirar o crédito em dinheiro, sua cota também precisa estar quitada.

      Um abraço!

  • APÓS SER CONTEMPLADO EU DEVO COMUNICAR A ADMINISTRADORA QUE DESEJO RECEBER EM ESPECIA OU ESPERO OS 180 PARA TER QUE COMUNICAR ?

    • Marcos, após quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias (06 meses) desde a sua contemplação, formalize o pedido perante a sua Administradora de consórcios., que lhe informará o prazo de pagamento.

      Um abraço!

  • Olá, fui contemplada em um consórcio, através de um lance. Já fiz pagamento para a empresa, mas a mesma ainda não me passou a carta de crédito. Já entrei em contato, enviei todos os documentos necessários e nada ainda, eles só ficam enrolando. Qual o prazo para recebimento do dinheiro após a contemplação?

    • Olá, Soraia.

      Não há como prever o tempo que o processo de liberação de crédito levará, pois, as Administradoras de consórcios, antes de liberarem o crédito, iniciam um processo de análise da situação do consorciado, e das garantias por ele apresentadas, sem prazo definido de finalização, pois podem existir pendências de documentos a serem entregues pelo consorciado. Recomendamos que consulte a sua Administradora para obter informações mais detalhadas.

      Um abraço!

  • Meu consórcio encerrou optei pelo dinheiro irei pegar todo valor que paguei

    • Olá, José Carlos.

      A Administradora disponibilizará o valor do crédito contratado vigente na data da sua contemplação, acrescido dos rendimentos decorrentes da aplicação no mercado financeiro. Além disso, dentro de 60 dias, contados da data da realização da última assembleia, a administradora comunicará aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie.

      Um abraço!

  • Bom dia
    Tenho um consórcio de moto cota 72, já paguei 24, ofereci oferta e fui contenplado mais não quero a moto.
    Nesse caso eu posso pega o volor da carta , a carta, e liberado após em quanto dias

    • Olá, Ronei.

      Como você pode ter observado ao ler a nossa matéria, para retirar o crédito em dinheiro você deverá cumprir dois requisitos: quitar integralmente as suas obrigações financeiras e aguardar 180 dias (06 meses) desde a sua contemplação.

      Um abraço!

  • Tenho uma carta contemplada desde fevereiro de 2019 a qual quitei recentemente. A administradora tem quantos dias pra depositar o valor em minha conta? lembrando que já passou o dobro do prazo exigido pelo Banco Central que é 180 dias após a contemplação.

    • Olá, Arilson.

      Formalize o pedido à sua Administradora de consórcios, que lhe informará o prazo de pagamento.

      Um abraço!

  • Ao encerrar o grupo, quem desiste de pagar, receberá o valor todo? Ou tem alguma porcetagem para a operadora do consorcio?

    • Liliane,

      O consorciado excluído terá direito à restituição do percentual pago a título de fundo comum (que é o valor destinado à aquisição do bem). Portanto, não são devolvidos os valores pagos de taxa de administração, bem como fundo de reserva e seguro, caso contratados.

      Um abraço!

Deixe seu comentário

*

Receba novidades




ENVIE SUGESTÕES
DE POSTAGENS