Crédito do consórcio: use até 10% para despesas

19 . set . 2024

O consórcio é uma modalidade de acesso ao crédito para compra dos mais variados bens e contratação de serviços. E uma de suas características é a liberdade no uso desse crédito. Entre as possibilidades, está o uso de até 10% do valor para pagamento de despesas relativas à compra.

De acordo com as regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil – autarquia que regulamenta o Sistema de Consórcios -, caso o consorciado contemplado adquira bem ou serviço com preço inferior ao valor do crédito, a diferença pode ser utilizada para pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço. Como exemplo, despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registro e seguros. O uso para esse fim está limitado a 10% do valor do crédito objeto da contemplação.

Liberdade para escolher o bem e o vendedor

Outra característica ao usar o crédito do consórcio – e que muita gente não sabe – é que o consorciado é livre para escolher o bem que desejar, dentro da categoria do bem de referência no contrato (regra do Banco Central).

Sendo assim, no caso do consórcio de veículos, por exemplo, independentemente da administradora do grupo, ele pode escolher tipo, modelo, marca e vendedor. Ou seja, se você fez um consórcio de carro, ao ser contemplado, pode optar até por um jet ski!

Mais possibilidades de uso do crédito

É possível utilizar o crédito do consórcio para quitação total de financiamento, arrendamento mercantil financeiro, consórcio quando o crédito já tiver sido utilizado pelo consorciado contemplado. Nesse caso, o objeto dessas operações deve ser da mesma categoria de bem objeto do consórcio.

Por exemplo: o crédito referenciado em veículo não pode ser utilizado para quitação de financiamento de imóvel, apenas de veículo. Essa possibilidade está sujeita à prévia aprovação da administradora e ao atendimento de condições estabelecidas no contrato.

Também é possível retirar o crédito em dinheiro – embora o objetivo maior do consórcio seja proporcionar a compra de bens ou a contratação de serviços. O consorciado pode receber o crédito do consórcio em dinheiro desde que tenha quitado todo o saldo devedor e passado 180 dias da data da assembleia de contemplação. 


Para conhecer outras formas de uso do crédito do consórcio, baixe gratuitamente nossa cartilha Como aproveitar o crédito do seu consórcio

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS