Golpes via pix: 7 dicas para não cair nessas armadilhas

09 . jan . 2024

As tentativas de golpes via PIX se tornaram comuns, principalmente a partir da sua popularização. Você já recebeu alguma mensagem pedindo para acessar um link e confirmar seus dados bancários? Ou uma ligação de call center oferecendo ajuda para cadastrar a chave pix? Ou o pedido de ajuda de um amigo, te indicando uma conta para você transferir e fazer um pix para ele? Isso pode ser um golpe! Neste post você vai aprender a fugir dessas armadilhas.

A primeira coisa que você precisa saber é que o PIX é super seguro. Da mesma forma que qualquer outra transação bancária, como TED ou aquelas transferências dentro de uma mesma instituição financeira. E o pix não tem nada de diferente, além de ser mais rápido e gratuito para você.

E o que muda em relação aos golpes envolvendo o PIX?

Absolutamente nada! O pix é novo mas os golpes são os mesmos de sempre. Eles criam páginas falsas para a gente acessar. Ligam pedindo senhas e outros dados que você não deve nunca fornecer. Mandam mensagem de textos suspeitos e outros meios para tentar invadir sua conta bancária.

Já ouviu falar da Central de Atendimento Falsa? Alguém liga oferecendo ajuda para cadastrar sua chave pix, ou pedindo para executar uma verificação de segurança, alguma autenticação ou até mesmo propondo um acesso remoto a seu dispositivo para ajudar a configurar alguma coisa. Cuidado! Isso é golpe! Não deixe ninguém acessar remotamente seu dispositivo, nem faça procedimentos de segurança durante o contato. Desligue e ligue para o gerente de seu banco.

E o golpe da página falsa? Tenha certeza que você está na página certa, antes de inserir seus dados e fazer login. Não clique em links recebidos por e-mail, mensagem de texto e nem pelas redes sociais. Use somente os canais oficiais de seus bancos.

E o golpe do depósito suspeito?Antes de fazer uma negociação online, pesquise sobre o representante em sites especializados e desconfie daquelas ofertas imperdíveis. É estranho se alguém te promete uma geladeira nova por 20% do valor que ela é vendida numa loja tradicional.

Dicas para fugir dos golpes via pix

Como regra geral, para todas as suas transações financeiras, não apenas o PIX, fique de olho nessas dicas:

  1. Antes de inserir seus dados, tenha certeza que você está na página certa, aquela que é a oficial de seu banco;
  2. Antes de fazer um PIX, confira os dados do destinatário. Tenha certeza que você está transferindo para a pessoa que deve realmente receber o dinheiro;
  3. Nunca compartilhe seus dados de usuário e senha com terceiros, especialmente por telefone ou e-mail;
  4. Proteja suas informações de acesso. Não anote senhas em papeis ou caderninhos, especialmente aqueles que ficam largados em lugares onde as pessoas circulam;
  5. Crie senhas complexas. Não use sua data de aniversário ou outras datas comemorativas que são fáceis de localizar na internet. E muito menos números sequenciais, como 123456;
  6. Não clique em links suspeitos recebidos por e-mail, mensagem de texto ou mensagem direta nas redes sociais;
  7. Se tiver dúvidas, ligue para o gerente de sua conta. Entre em contato e peça orientação sobre como proceder.

E se você quiser saber mais informações sobre como fugir de golpes, leia os posts abaixo:

O conteúdo deste post conta com informações do episódio 1 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir acompanhar o conteúdo em vídeo, assista abaixo:

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

2 respostas para “Golpes via pix: 7 dicas para não cair nessas armadilhas”

  1. Felipe M disse:

    Essas dicas são excelentes, andei pesquisando também e encontrei o site https://www.cartao-pre-pago-recargapay.com.br/pix-com-cartao-de-credito/ onde mostra diversos apps para fazer Pix, até com o cartão de crédito, são aplicativos seguro que ajudam até em casos de golpe do Pix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS