Sua PCA-10 expirou? Saiba como se recertificar

11 . jan . 2024

Atenção, profissionais de consórcio certificados pela PCA-10, da ABAC! Você já conferiu a validade do seu título? Caso sua certificação tenha sido conquistada há mais de três anos, ela expirou e precisa ser renovada.

De acordo com o item 1.4 do Edital de Certificação, ela tem validade de três anos, a contar da data de aprovação. E, conforme o subitem 1.4.1, nesse caso será necessária a realização de um novo exame.

Além disso, o item 1.5 determina que “a validade da Certificação está condicionada, também, à observância da legislação e normativos aplicáveis ao consórcio e à prestação de informações adequadas aos consorciados, estabelecido no Código de Conduta e Ética do Sistema de Consórcios – ABAC“.

Como renovar

Para renovar sua certificação, o profissional deve fazer uma nova inscrição e realizar novo exame. Nesse caso, ele deve acessar o site certificacaoabac.org.br e selecionar a opção “Recertificação”, no menu principal, ou clicar no botão abaixo:

Após realizar a compra, basta enviar os documentos solicitados e agendar a realização do exame, respeitando o prazo de validade da matrícula, que é de 90 dias. Ou seja, você deve realizar a prova dentro dos 90 dias.

O exame conta com 50 questões de múltipla escolha, abordando todos os módulos do Curso de Capacitação em Consórcio. São eles: objetivos e Legislação; Funcionamento e Processos; Cálculos Financeiros; e Ética e Melhores Práticas.

Sendo assim, o candidato estará aprovado se tiver 70% de acertos no cômputo geral de pontos por questão, desde que nenhum dos módulos registre 0 acertos.

Para comprar a matrícula para sua recertificação PCA-10, clique abaixo:

Certificação PCA-10

A PCA-10 é a primeira e única certificação exclusiva para o Sistema de Consórcios. Quem oferece é a ABAC, com o apoio do Banco Central do Brasil, a autarquia que regulamenta e fiscaliza o setor.

Destinada a profissionais que atuam ou pretendem atuar no Sistema de Consórcios, a PCA-10 tem por objetivo atestar o nível de conhecimento técnico e promover boas práticas de atendimento ao cliente.

Os profissionais certificados recebem, além de um certificado disponível para impressão, um badge com certificado digital, que garante a autenticidade da conquista e pode ser compartilhado em diversos canais digitais. Confira 10 Motivos para ter a certificação ABAC.

Para comprar a matrícula para ter sua Certificação PCA-10, clique abaixo:

Curso de Capacitação em Consórcio

A ABAC oferece ainda o Curso de Capacitação em Consórcio, com carga horária de 24h, totalmente on-line, cujo conteúdo é o mesmo dos módulos da certificação. Assim como reciclar os conhecimentos do profissional, ele também o prepara para o exame da PCA-10.

Para comprar a matrícula para Curso de Capacitação em Consórcio, clique abaixo:

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

2 respostas para “Sua PCA-10 expirou? Saiba como se recertificar”

  1. JOSE CARLOS DA LUZ disse:

    Ja fiz o PCA 10 mais acho que deveria ser um cadastro como em qualquer outro conselho de atividades regulamentadas aonde voce paga uma anuidade, e nao renovação a cada 3 ano.

    • Olá, tudo bem?
      Primeiramente, obrigada pela partipação aqui no blog e na Certificação!
      A Certificação PCA-10 tem por objetivo mensurar o conhecimento sobre o Sistema de Consórcios e certificar esse conhecimento. Por isso a renovação a cada 3 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS