Compra em site falso? Não caia nesse golpe!

24 . out . 2023

Você descobriu que fez uma compra num site falso ou de fachada e não sabe o que fazer? Calma, esse golpe é bastante comum e você não precisa se sentir mal por ter caído nele. Neste post, veja o que fazer para evitar que isso aconteça.

Digamos que você estava há um tempão querendo comprar um produto. Mas de repente, encontrou um site com um preço bem mais baixo que o de mercado? Além disso, oferecia condições excepcionais de pagamento e ainda aceitava cartão de crédito, débito, transferência e até boleto bancário. Você checou e tudo parecia estar ok. Por isso, fez a compra online e concluiu a transação com sucesso. Só que, infelizmente, você não recebe os produtos.

Esse tipo de coisa acontece porque os golpistas conseguem criar um site falso ou de fachada que imita muito bem os sites de lojas e instituições verdadeiras. E eles conseguem receber pagamentos online via cartão de crédito ou débito e até emitir boletos bancários com códigos de barras verdadeiros. Mas as informações da conta de destino são falsas. Ao pagar, em vez de o dinheiro ser enviado para a conta da empresa, ela vai para a conta do golpista.

E como não cair nessa armadilha?

Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Pesquise se a loja realmente existe e se trabalha de forma correta. Verifique se há reclamações contra a empresa no site consumidor.gov.br. E na hora de pagar o boleto, verifique se os dados de destino são realmente da empresa ou da pessoa física com quem você está negociando. Se você não tomou esses cuidados e, infelizmente, caiu no golpe, procure a polícia, que é quem tem o poder de investigar crimes. Se você acha que o seu cartão foi clonado, entre em contato com o seu banco e peça o cancelamento. E para tentar recuperar o que você perdeu, procure o procurador da sua cidade ou a justiça.

O conteúdo deste post conta com informações do episódio 19 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir acompanhar o conteúdo em vídeo, assista abaixo:

Caso tenha interesse em outros conteúdos sobre a realização de transações financeiras com segurança, leia o post 5 dicas para não cair no golpe do boleto falso

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , ,

8 respostas para “Compra em site falso? Não caia nesse golpe!”

  1. Valéria Luciano disse:

    Eu cai no golpe celular correios
    Recebi e-mail daROMULO JUNIOR AGUIAR CARPENA mas o produto não chegou.

  2. Gerson Soriano Moreira disse:

    Em 17/09, fiz a compra de um livro de autoria do ex-pres. Bolsonaro, paguei com meu cartão de crédito, porém nunca recebi o livro. Consultando o app do meu cartão, lá consta o nome perfect pay como empresa acolhedora do débito. Tanto o meu banco como esta empresa tiraram o corpo fora e não se empenharam para resolver o problema. Decepção total.

    • ABAC disse:

      Olá, Gerson,
      Lamentamos muito que isso tenha ocorrido com você. Temos tentando fazer a nossa parte divulgando este tipo de conteúdo informativo, para que outras pessoas não passem pelo mesmo.
      Um abraço!

  3. Eu comprei um par de tênis e ganhava outro de brinde por R 147,00 da empresa Casa Costa e até o momento não recebi nada, fazem quase 2 meses, tem o pagamento e diz que está a caminho,até agora nada de mercadoria.

    • ABAC disse:

      Oi, Vera,
      Que pena que você tenha passado por essa situação. É para que outras como ela não voltem a ocorrer que preparamos este tipo de conteúdo por aqui. Um abraço!

  4. parabéns ficou a dica, mas temos que ter cautela e raciocinar tambem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS