5 dicas para não cair no golpe do boleto falso

29 . ago . 2023

Você recebeu um boleto pra pagar, mas ficou na dúvida se aquele documento é verdadeiro? Quer saber como identificar se o boleto foi fraudado e se está caindo num golpe? Acompanhe essas 5 dicas!

Existem alguns aspectos muito simples a serem verificados para identificar o golpe do boleto fraudado. Veja abaixo:

1) Confira os dados do beneficiário

Verifique se os dados do beneficiário do boleto são os mesmos de quem te vendeu o produto ou prestou o serviço. Para quem você tem que pagar a conta? Por exemplo, uma conta de celular. Se na hora de fazer o pagamento com o boleto, aparecer escrito o nome de um terceiro, com certeza é golpe.

2) Verifique a situação do código de barras

Desconfie se o código de barras estiver com falhas, com espaço demais entre as barras ou se não for possível fazer a leitura do código. O golpista faz isso para te obrigar a entrar em contato com o telefone que aparece no boleto. Então, ele te passará os dados bancários dele, e não os de quem você efetivamente deve, para fazer o pagamento.

3) Cuidado ao imprimir boletos

Evite imprimir um boleto fora do site ou app da prestadora do serviço ou de quem vendeu o produto. Suponhamos que você tenha uma conta de energia para pagar. Entre no site da concessionária e imprima o boleto. Não clique em links recebidos pelo celular ou por e-mail, a menos que você tenha entrado em contato com a sua concessionária pedindo aquele boleto. Assim, é possível ter certeza que o boleto recebido no celular ou e-mail veio realmente da prestadora do serviço.

4) Não negocie com estranhos

Evite negociar desconto no boleto com pessoas estranhas ou que ligam para você se identificando como funcionário da empresa prestadora de serviço ou de uma empresa de cobrança. Se você tiver que negociar um desconto, entre em contato diretamente com o fornecedor do serviço nos canais oficiais e faça isso lá. Ignore ligações de estranhos com ofertas desse tipo.

5) Fale com a empresa

Sempre que tiver dúvidas se um boleto é verdadeiro, entre em contato diretamente com a empresa que emitiu esse boleto e faça a consulta nos canais oficiais. Se o boleto de cobrança for de um banco, confira se a marca do banco aparecendo no boleto bate com o código do banco que deve estar destacado no início do código de barras – os três primeiros dígitos identificam o banco. O Banco Central tem esta lista com os códigos dos bancos, mas você também pode fazer uma pesquisa simples na internet para realizar essa conferência.

Essas dicas foram elaboradas a partir das informações contidas no episódio 41 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir, é possível assistir o vídeo abaixo:

Clique aqui para acessar outros conteúdos sobre educação financeira do Blog da ABAC.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

4 respostas para “5 dicas para não cair no golpe do boleto falso”

  1. Claudio disse:

    Ótimas informações.
    Ja recebemos até mesmo o golpe da falsa multa da associação do comércio local, com certidão autenticada e tudo mais.
    Só foi possível ver o golpe por estar anexo um pix PF.
    Um abraço.

  2. Valeria Regina Rodrigues da Mota disse:

    Nao reconheco esse boleto como agir?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS