Valores a Receber: não caia em golpes

21 . fev . 2022

O novo serviço do Banco Central do Brasil (BCB), Sistema Valores a Receber (SVR), permite aos consorciados consultar saldos e solicitar devolução de recursos não procurados após o encerramento do grupo. No post de hoje vamos dar dicas para receber os valores em segurança e não cair em golpes.

O Sistema de Valores a Receber é um serviço que possibilita às pessoas físicas e jurídicas verificarem se têm recursos não procurados a receber de administradoras de consórcios e instituições do sistema financeiro, e, em caso positivo, solicitar a devolução dos recursos.

Para facilitar a consulta, o BCB desenvolveu um site exclusivo para o assunto: valoresareceber.bcb.gov.br. Você já pode acessá-lo e, por meio do seu CPF ou CNPJ, saber se tem algum valor a receber. Caso tenha, você também será informado da data em que deverá acessar novamente o sistema para saber mais e solicitar a devolução.

Dicas para não cair em golpesO Banco Central divulgou orientações importantes para que o resgate daquele dinheiro esquecido não vire uma grande dor de cabeça. Para evitar isso, é só se atentar às dicas:

  • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
  • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.
  • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
  • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

Não compartilhe sua senha

Muito importante ter em mente que apenas depois que você acessar o sistema (ou se já o acessou nos dias 24 e 25/01), e somente no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix, a administradora de consórcios ou instituição financeira que detém valores a receber entrará em contato para realizar a transferência.

Fique atento pois, mesmo nesse caso específico, essa instituição NÃO pode pedir que você informe sua senha.

Para mais informações, assista a este vídeo do Banco Central:

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , , , , ,

4 respostas para “Valores a Receber: não caia em golpes”

  1. Rogério Sousa Cardozo Gomes Rodrigues disse:

    Boa noite
    Entrei em um consórcio sem querer, achei que éra um financiamento para carro, me falaram que liberaria o crédito em 7 dias, depois em 30. Cobrei a empresa várias vezes e ficaram o tempo todo me enrolando, não assumiram que éra um consórcio.
    O que devo fazer?

    • ABAC disse:

      Olá, Rogério!

      Em consórcio, você pode ser contemplado de duas maneiras: ou por sorteio ou por lance vencedor e, portanto, não há como prever a data de sua contemplação. O consumidor deve desconsiderar eventuais promessas verbais, uma vez que todos os direitos e obrigações do consorciado encontram-se estabelecidos no contrato. Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  2. João Luiz disse:

    Entrei em um consórcio, mas não assinei contrato nenhum, somente paguei a primeira parcela e disseram que eu já estou dentro dos planos, foi uma FZ25 2023, mas estou com certas dúvidas sobre ser real ou não, o que devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS