Valores a Receber: dez perguntas (e respostas) sobre o serviço

16 . fev . 2022

Sabe aquele dinheiro esquecido no bolso da calça? Que surpresa boa quando a gente encontra, não é mesmo? Já pensou descobrir que você tem valores a receber da sua administradora de consórcios ou de outra instituição financeira? Com o novo serviço do Banco Central do Brasil (BCB), Sistema de Valores a Receber (SVR), você conseguirá consultar saldos e solicitar a devolução. 

Para facilitar a consulta, o BCB desenvolveu um site exclusivo para o assunto: valoresareceber.bcb.gov.br. Você já pode acessá-lo e, por meio do seu CPF ou CNPJ, saber se tem algum valor a receber. Caso tenha, você também será informado da data em que deverá acessar novamente o sistema para saber mais e solicitar a devolução.

Confira dez perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre esse sistema.

1) O que é o Valores a Receber?

É um serviço que possibilitará às pessoas físicas e jurídicas verificarem se têm valores a receber de uma administradora de consórcios e instituições do sistema financeiro, e, em caso positivo, saber qual o valor e como solicitar a devolução.

2) Quais valores um ex-consorciado pode ter a receber?

O ex-consorciado (participante de um grupo de consórcio já encerrado), pode ter a receber recursos não procurados após o encerramento do grupo.

3) Quais outros tipos de valores posso ter a receber?

Você também pode ter valores a receber referentes a:

  • contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • tarifas cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BCB;
  • parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado com o BCB;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito.

4) Como saber se tenho valores a receber?

Você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa ou da empresa que você representa, e verificar se tem ou não valores a receber. 

5) O que fazer se eu tiver valores a receber?

Ao acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, guarde bem a data que o Sistema de Valores a Receber (SVR) vai lhe informar. Nesse dia, volte no mesmo site e use seu login e senha no Gov.br para acessar o sistema. Você será informado do total de dinheiro a receber, da instituição que deve te devolver o valor, e da origem desse valor. Também poderá solicitar o resgate. É preciso ter cadastro nível prata ou ouro. 

6) Como faço meu cadastro no Gov.br?

Saiba como cadastrar sua conta Gov.br ou aumentar o nível bronze para ouro ou prata clicando aqui.

7) O que acontece se eu perder a data do resgate?

Caso não acesse o sistema na data agendada, você poderá consultar ou solicitar os valores a partir de 28/03/2022. Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.

8) Como a administradora fará o pagamento dos valores?

Se a administradora aderiu ao formato de devolução via Pix, ela fará a devolução do valor por esse sistema em até 12 dias úteis. Em alguns casos, a instituição poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que em até 12 dias úteis e na conta vinculada à chave Pix que você selecionou no sistema.

Se a administradora não aderiu a essa forma de pagamento, basta entrar em contato com ela para combinar a devolução dos valores. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição. 

9) Não tenho Pix. Como receberei o valor?

Nesse caso, você pode informar seus dados pessoais (e-mail e telefone) para que a administradora entre em contato com você. Ou você poderá entrar em contato com ela e combinar a forma de pagamento. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição. 

10) De quem é a responsabilidade pelas informações que aparecerão no Sistema Valores a Receber (SVR)?

As administradoras e as instituições financeiras são responsáveis pelas informações enviadas ao BCB e que aparecem no Sistema de Valores a Receber (SVR). O BCB apenas centraliza todas as informações de forma a facilitar o acesso ao cidadão.

As instituições devem encaminhar os dados mensalmente ao BCB até o último dia do mês subsequente. A exceção são as administradoras de consórcios, que devem enviar as informações trimestralmente. 

11) Poderei consultar valores de administradoras falidas, em liquidação extrajudicial ou com autorização cancelada?

Caso os grupos administrados por ela tenham sido transferidos para outras administradoras, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br, para saber se tem ou não recursos a receber.

Caso a administradora não tenha transferido os grupo, as informações não estarão disponíveis no site, pois o Valores a Receber não traz dados de instituições não supervisionadas pelo BCB. Nesse caso, recomendamos que busque-as no Poder Judiciário, na Junta Comercial ou na Receita Federal.

12) Como faço para consultar e resgatar valores de terceiros?

​Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) e por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual.

Saiba mais

Nessa primeira etapa do Valores a Receber, o Banco Central usará dados informados em janeiro de 2022, referentes à data-base de dezembro de 2021. Saiba mais aqui.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

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112 Comentários

  • Muito Bom obrigado

  • Meus pais são falecidos, meu pai tinha ações da antiga light (Eletropaulo), neste caso os valores das ações também serão devolvidos? Se sim como devo proceder? Muito obrigado Edna

    • Olá, Edna!

      ​Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) e por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual.

      Um abraço!

  • Tenho conta corrente no Bradesco,o BC pode fazer a transferência para minha conta corrente???,

    • Olá, Eron!

      Nas questões 8 e 9 falamos sobre as formas de pagamento! 😉

      Um abraço!

  • Quanto eu tenho pra receber

    • Olá, Antonieta!

      Essa dúvida está esclarecida na questão 5 do texto!

      Um abraço!

  • Apareceu uma data. Sinal que tenho valores?

    • Isso mesmo, Rosane!

  • COMO Saberei se eu realmente tenho direito a receber esse dinheiro .

    • Olá, Geliania!

      Falamos sobre isso na questão 4, e, na questão 5, explicamos como proceder caso você tenha valores a receber!

      Um abraço!

  • Apesar de ainda não ter conseguido o que queria mais gostei

    • Oi, João Batista! Tudo bem?

      O que você queria? Teremos prazer em ajudá-lo!

      Um abraço!

  • Obrigado pelas informações.

  • Sou viúva, e entre no site e fiz a pesquisa do CPF do marido falecido como faço pra receber me ajude

  • Fis um consórcio e dezesti mais a o consórcio não terminou eu tenho direito a ressarcimento agora ou só quando acabar

    • Olá, Miqueias!

      O consorciado desistente continua participando dos sorteios mensais na condição de excluído e tem direito à restituição do percentual pago a título de fundo comum (que é o valor destinado à aquisição do bem). Não serão restituídos valores pagos referentes à taxa de administração, bem como de fundo de reserva e de seguro, caso contratados; sendo possível, ainda, a aplicação de uma cláusula penal por quebra do contrato. Recomendamos a leitura da postagem “Como o crédito do consorciado desistente é atualizado” publicada no próprio site da ABAC – https://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/consorciado-desistente-credito-atualizacao.

      Um abraço!

  • Gostaria de receber informação de recebimentos de pais falecidos. Minha mãe falecida tem saldo e o dia para pesquisa é 7/3/2022. Como faço para saber o valor e como retirar este valor. Obrigada.

  • Minha mãe faleceu e tem valores a receber mais ela tem cinco filhos eu sou a mais nova quem de nós 5 consegui pegar o dinheiro e como pegar se ela faleceu

  • Como será o procedimento para quem tem CNPJ. Tive uma empresa, a muitos anos, mas encerrei, sou a única responsável. Consultei no BC, e aparece a receber. Mas como seria no caso de ter conta no GOV.BR?

  • Como recebo de conta jurídica, e a empresa ja foi fechada eu consigo receber ?

  • Meu pai já é falecido e tem valores a receber. Como faço já que o CPF dele dá inválido na hora de criar a conta?

  • Minha avó recebe o benefício do meu avô que já faleceu, nós consultamos o CPF dele e ele tem valor para retirar. Ela consegue retirar o valor que aparece no CPF dele ?

  • Bom dia, fiz a consulta no CNPJ e tenho valor a ser resgatado, porem este cnpj já foi encerrado. Como farei para resgatar este dinheiro?

    • Olá, Alessandra!

      O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”

      Um abraço!

  • Bom dia consultei o site valores e receber e tenho direito a valores referentes a um consórcio que fiz globex utilidades Adm consórcios Ltda mas não aderiu o pix e não consta contato. Como devo proceder?

    • Olá, Francisco!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Qual o procedimento para receber valor de conta jurídica de cnpj baixado?

  • tenho valores a receber de um consorcio Honda de 89 porem o Consorcio Honda nao está atendendo o tel informado pelo bacen, tentei pelo site e o sistema de cadastro para solicitar da devolução de valores só dá mensagem de erro, nem nas agencias honda é possivel fazer esse cadastro, sistema totalmente travado e todos os clientes entrando no Reclame Aqui com esse mesmo problema..Como devemos proceder se a empresa está travando todos os meios em que deveria nos atender?

    • Olá, Nathalie!

      Para que possamos auxiliá-la de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Quais documentos serão necessários para Pessoa Jurídica cuja empresa já foi dada a baixa? Já consultei e duas empresas onde fui sócio tem valores a receber. Vai depositar em nome de um dos sócios?

  • Bom dia!! recebi um valor a menor do que constou no site do BCB, constatou que eu tenho direito de receber atráves do Bradesco Adm. consórcios $1.202,87, recebi um TED do Bradesco no valor de $1.101,11, não consegui entrar em contato com a Instituição, como proceder neste caso? Obrigado pela atenção!!

    • Olá, Luiz!

      O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.

      Um abraço!

  • Boa tarde.! Fiz todo contesto para o resgate dos valores a receber ( 09/03) e até hoje não recebi nada. O que faço?

    • Olá, Shirley!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • O que acontece se eu pedi o resgate e o banco não paga o valor a receber no prazo de 12 dias

    • Olá, Luis!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Tenho valores a receber em um CNPJ baixado como será o procedimento

  • No site do gov tá que eu tenho um valor no consórcio Volkswagen só que pede para entra em contato e o telefone que foi passado já cai offLINE o que fazer nesse caso?

    • Olá, Hebert!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Fiz a consulta dia 11 falaram que em 13:dias úteis o dinheiro ia cair no pix mas até agora o Bradesco não fez . Como resgatar dinheiro

    • Olá, Marcos!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Tenho valores a receber de um CNPJ baixado, como faço para sabe o valor e o resgate? Visto que o GOV.BR nível prata e Ouro é somente para CPF?

  • Olá, boa tarde. Fiz a consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br e o mesmo informa que eu tenho o valor de 842,00 disponível referente ao encerramento de um consórcio. Lá pede para que eu entre em contato com a administradora do consórcio e ao fazer isso a mesma me informa que eu só tenho 1,75 para resgate. Que passado o encerramento eu tenho um prazo de 120 dias para retirar o valor e caso eu não faça isso no prazo, é descontado 6% ao mês do valor. Isso pode?

    • Olá, Jhonata!

      É facultada a cobrança de taxa de permanência sobre o saldo de recursos não procurados pelos respectivos consorciados e participantes excluídos, apresentado ao final de cada mês, nos termos do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, conforme determina o art. 35 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Recomendamos que realize a leitura atenta de seu contrato de adesão, bem como que contate a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações complementares. Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Se a instituição não pagar no prazo determinado. O que faço?

    • Olá, Everton!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Tenho valores a receber de um antigo CNPJ, mas dei baixa nessa empresa a algum tempo atrás, ainda consigo receber será ?

  • Eu era MEI e fiz a baixa dele a alguns anos, tenho valores a receber, mas da a seguinte mensagem.
    O CNPJ consultado não aparece na lista de CNPJs vinculados à sua conta gov.br.
    O cadastro necessida certificado digital que não tenho, e não vale a pena fazer devido a baixa, o que fazer?

  • bom dia, fiz meu acesso ao valores a receber, tinha 3 valores do itau para receber valor pequeno setenta e pouco reais, fiz as solicitações de pix tenho todos os protocolos de solicitação, uns 3 dias depois recebi uma msg dizendo que não seria possível fazer o pix que já tinham sido pago, sendo que não recebi nada…. tem algum procedimento amigável antes de uma via judicial.

    • Olá, Alisson!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Como consultar valores de empresa já encerrada, que não possui e-CNPJ?

  • Após consulta sobre valor a receber, relacionado a um CNPJ, foi solicitado Certificado Digital (CD), para sequência do processo.
    Porém o CNPJ foi baixado em Janeiro/22, não tendo mais o CD, tanto da empresa como para meu CPF.
    Neste caso questiono:
    # Tenho que providenciar CD, para qual pessoa (física ou Juridica);
    # Qual tempo hábil para voltar o procedimento de resgate, se possível.
    Obrigado.
    Luiz Roberto.

    • Olá, Luiz Roberto!

      O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”

      Um abraço!

  • Tenho Valores a Receber, informei meu Pix, venceu o prazo de 12 dias Uteis e meu valores não foi Creditado, a quem recorrer?

    • Olá, Iran!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Meu pai tinha valores a receber e nao resgatou a tempo. Na outra data que deram para próxima consulta esta mostrando que NAO TEM mais valores a receber. Como proceder se ele tem mais de 600 reais pelo Bradesco???

    • Olá, Nivia!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações.

      Um abraço!

  • Ola,
    O valor informado que eu tinha pra receber referente à um consorcio do Bradesco, foi depositado na minha conta, porém com um desconto de mais de R$ 500,00…esse valor é algum tipo de imposto que descontam no momento do pagamento ou a instituição deveria depositar o valor exato demonstrado no site valoresareceber.bcb.gov.br?

    • Olá, Denis!

      O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.

      Um abraço!

  • A Brqualy consórcio Rodobens me deve e não consigo receber, muito embora o BC reconheça que tenho direito ao credito , não existe forma de acessar nem por telefone , nem pelo site da empresa, quando consegui no dia 9 de marco falar com o callcenter deles pegaram meu dados e garantiram que devolveriam em 5 dias úteis, estou esperando e tentando contato, impossível são uns picaretas

    • Olá, Francisco!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Tenho um valor a receber da Globex Consórcios mas o telefone de contato disponibilizado pelo BC não funciona como proceder nesses casos onde devo reclamar?

    • Olá, Silvio!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Boa tarde, Tenho dinheiro a receber, porem o consorcio esta em liquidação extrajudicial. me informaram que no momento nao tem como devolver o dinheiro. Como devo proceder?

    • Olá, Valteci!

      Essa dúvida está esclarecida na questão 11 do texto!

      Um abraço!

  • Solicitei o recebimento via PIX de 2 valores a receber. Já recebi de um e o outro ainda não foi creditado. Como faço para verificar o motivo e quando será creditado?

    • Olá, Andréa!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Fiz um consórcio pela Realiza consórcio a qual faliu e foi absorvida pela consórcio Govesa de Goiás que tbm faliu e agora está na Justiça oque eu devo fazer pra poder ter meu reembolso.

    • Olá, Artur!

      Essa dúvida está esclarecida na questão 11 do texto!

      Um abraço!

  • Olá.
    Consultei um cnpj e tenho valores a receber. Só que ao entrar com meu cpf pelo GOV diz que o cnpj não está vinculado ao meu cpf e não deixa dar andamento.
    Para vincular é necessário entrar com o certificado digital e fazer o vínculo. Só que o cnpj foi encerrado e não posso mais emitir certificado digital. Como fazer neste caso? Só tenho o contrato social que prova que a empresa era minha.

    grato

  • no dia 09/03/2022 consultei se havia valores a receber, tinha um saldo, fiz todo o processo e até agora não recebi nada, será que fiz algo errado? saiu um número de protocolo e diz que solicitação foi realizada com sucesso, dizia que em até 12 dias úteis eu receberia o valor, mas até agora nada. Consigo consultar esse protocolo em algum lugar?
    att

    • Olá, Cedinei!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Boa noite, através da consulta no site valores a receber, verifiquei que tenho um valor a receber de um consórcio.Percebi que o valor mostrado na consulta não bate com o que o consórcio quer me devolver. Como procedo nesse caso?

    • Olá, Bruno!

      O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.

      Um abraço!

  • Bom dia!
    Gostaria de saber o que fazer se o banco não efetuar o pagamento nesse período de 12 dias?

    • Olá, Fernando!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • Tenho valores a receber de um consórcio, a Honda só está me enrolando dizendo que está verificando e já tem 22 dias e nada.

    • Olá, Silvia!

      Para que possamos auxiliá-la de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Fala pessoal, tenho um cnpj inativo, ao consultar no site vi que tinha valor a receber, quando chegou no dia, veio a informação de que o CNPJ não está vinculado ao .gov e que é necessário um certificado digital, nem sei pra onde vai isso. Fui pesquisar e é muito caro pra mim nesse momento. Tem alguma outra forma de saber o valor? Desde já agradeço.

  • Olá, meu pai passou o cnpj dele pra mima pouco tempo, e consta que tem valores a receber, porém ele não tem mais o certificado digital que precisa pra vincular o cnpj na conta gov.com
    Gostaria de saber se eu cadastrando o cnpj na minha conta gov.com pode ter algum imprevisto pra receber

  • Consultei o CNPJ da minha empresa e marca a data que tem valores a receber , porém quando eu vou solicitar o resgate e ver o valor existente na data correta , diz que o CNPJ não está vinculado ao meu CPF, como assim se eu sou o titular da Empresa?

  • tentei verificar valores do CNPJ, e diz que nao tem empresa vinculada a conta do CNPJ, mas… eu vinculei e mesmo assim da erro. Não sei o que fazer.

  • Tenho duas cotas de consórcio a receber, informado pelo “valores a receber” um valor significativo 23 k, acontece que tenho uma terceira cota que estamos em demanda judicial, o consórcio se nega a pagar e informou via telefone que não vai pagar e quer compor em nossa demanda pq acha que vai ganhar, mesmo as cotas não fazer parte do processo, pedi para o consórcio me informar por escrito e se recusou, pergunto eles podem reter, já que foi informado o VALORES a receber?

    • Olá, Marcio!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • Eu tenho um CNPJ e na consulta tenho valores a receber, mas na consulta fala que tenho que ter certificado digital pra vê o valor e eu não tenho, como faço?

    • Olá, Lília!

      A orientação do Banco Central é a seguinte:

      “Para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.

      Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.

      Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.”

      Um abraço!

  • possuo um cnpj inapto, o banco está negando a devolução dos valores, informando que devo solicitar a baixa do cnpj para receber os valores. é veridica essa informação, ou o banco que está dificultando o recebimento? devo solicitar judicialmente a devolução?

    • Olá, Vagner!

      A orientação do Banco Central é a seguinte:

      “Para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.

      Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.

      Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.”

      Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  • O que faço quando a empresa a qual tenho dinheiro pra receber do valores a receber, fica só adiando oa devolução? Primeiro foi três dias úteis, depois quinze e agora trinta.

    • Olá, José!

      Essa dúvida está esclarecida na questão 8 do texto!

      Não obstante, vale registrar que na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  • tenho valores a receber, já entrei em contato com a empresa devedora algumas vezes e até agora não fizeram o depósito.
    somente me informaram que em tres dias uteis iriam fazer o deposito em minha conta corrente. Isso já passou mais de 1 mês.
    e agora nem me atendem mais.

    oque posso estar fazendo?

    • Olá, Kilian!

      Na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

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