Valores a Receber: dez perguntas (e respostas) sobre o serviço

16 . fev . 2022

Sabe aquele dinheiro esquecido no bolso da calça? Que surpresa boa quando a gente encontra, não é mesmo? Já pensou descobrir que você tem valores a receber da sua administradora de consórcios ou de outra instituição financeira? Com o novo serviço do Banco Central do Brasil (BCB), Sistema de Valores a Receber (SVR), você conseguirá consultar saldos e solicitar a devolução. 

Para facilitar a consulta, o BCB desenvolveu um site exclusivo para o assunto: valoresareceber.bcb.gov.br. Você já pode acessá-lo e, por meio do seu CPF ou CNPJ, saber se tem algum valor a receber. Caso tenha, você também será informado da data em que deverá acessar novamente o sistema para saber mais e solicitar a devolução.

Confira dez perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre esse sistema.

1) O que é o Valores a Receber?

É um serviço que possibilitará às pessoas físicas e jurídicas verificarem se têm valores a receber de uma administradora de consórcios e instituições do sistema financeiro, e, em caso positivo, saber qual o valor e como solicitar a devolução.

2) Quais valores um ex-consorciado pode ter a receber?

O ex-consorciado (participante de um grupo de consórcio já encerrado), pode ter a receber recursos não procurados após o encerramento do grupo.

3) Quais outros tipos de valores posso ter a receber?

Você também pode ter valores a receber referentes a:

  • contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • tarifas cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BCB;
  • parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado com o BCB;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito.

4) Como saber se tenho valores a receber?

Você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa ou da empresa que você representa, e verificar se tem ou não valores a receber. 

5) O que fazer se eu tiver valores a receber?

Ao acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, guarde bem a data que o Sistema de Valores a Receber (SVR) vai lhe informar. Nesse dia, volte no mesmo site e use seu login e senha no Gov.br para acessar o sistema. Você será informado do total de dinheiro a receber, da instituição que deve te devolver o valor, e da origem desse valor. Também poderá solicitar o resgate. É preciso ter cadastro nível prata ou ouro. 

6) Como faço meu cadastro no Gov.br?

Saiba como cadastrar sua conta Gov.br ou aumentar o nível bronze para ouro ou prata clicando aqui.

7) O que acontece se eu perder a data do resgate?

Caso não acesse o sistema na data agendada, você poderá consultar ou solicitar os valores a partir de 28/03/2022. Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.

8) Como a administradora fará o pagamento dos valores?

Se a administradora aderiu ao formato de devolução via Pix, ela fará a devolução do valor por esse sistema em até 12 dias úteis. Em alguns casos, a instituição poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que em até 12 dias úteis e na conta vinculada à chave Pix que você selecionou no sistema.

Se a administradora não aderiu a essa forma de pagamento, basta entrar em contato com ela para combinar a devolução dos valores. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição. 

9) Não tenho Pix. Como receberei o valor?

Nesse caso, você pode informar seus dados pessoais (e-mail e telefone) para que a administradora entre em contato com você. Ou você poderá entrar em contato com ela e combinar a forma de pagamento. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição. 

10) De quem é a responsabilidade pelas informações que aparecerão no Sistema Valores a Receber (SVR)?

As administradoras e as instituições financeiras são responsáveis pelas informações enviadas ao BCB e que aparecem no Sistema de Valores a Receber (SVR). O BCB apenas centraliza todas as informações de forma a facilitar o acesso ao cidadão.

As instituições devem encaminhar os dados mensalmente ao BCB até o último dia do mês subsequente. A exceção são as administradoras de consórcios, que devem enviar as informações trimestralmente. 

11) Poderei consultar valores de administradoras falidas, em liquidação extrajudicial ou com autorização cancelada?

Caso os grupos administrados por ela tenham sido transferidos para outras administradoras, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br, para saber se tem ou não recursos a receber.

Caso a administradora não tenha transferido os grupo, as informações não estarão disponíveis no site, pois o Valores a Receber não traz dados de instituições não supervisionadas pelo BCB. Nesse caso, recomendamos que busque-as no Poder Judiciário, na Junta Comercial ou na Receita Federal.

12) Como faço para consultar e resgatar valores de terceiros?

​Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) e por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual.

Saiba mais

Nessa primeira etapa do Valores a Receber, o Banco Central usará dados informados em janeiro de 2022, referentes à data-base de dezembro de 2021. Saiba mais aqui.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , , , ,

152 respostas para “Valores a Receber: dez perguntas (e respostas) sobre o serviço”

  1. Monica Simão Carvalho disse:

    Muito Bom obrigado

  2. Edna Carrasco de Camillo dos Santos disse:

    Meus pais são falecidos, meu pai tinha ações da antiga light (Eletropaulo), neste caso os valores das ações também serão devolvidos? Se sim como devo proceder? Muito obrigado Edna

    • ABAC disse:

      Olá, Edna!

      ​Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) e por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual.

      Um abraço!

  3. Eron Alves Silva disse:

    Tenho conta corrente no Bradesco,o BC pode fazer a transferência para minha conta corrente???,

  4. Antonieta ladwig disse:

    Quanto eu tenho pra receber

  5. Rosane disse:

    Apareceu uma data. Sinal que tenho valores?

  6. Geliania Carvalho da Silva disse:

    COMO Saberei se eu realmente tenho direito a receber esse dinheiro .

  7. Joao batista Pereira de Deus disse:

    Apesar de ainda não ter conseguido o que queria mais gostei

  8. José Jardim Junior disse:

    Obrigado pelas informações.

  9. Fabiana Maria disse:

    Sou viúva, e entre no site e fiz a pesquisa do CPF do marido falecido como faço pra receber me ajude

  10. Miqueias da conceição disse:

    Fis um consórcio e dezesti mais a o consórcio não terminou eu tenho direito a ressarcimento agora ou só quando acabar

    • ABAC disse:

      Olá, Miqueias!

      O consorciado desistente continua participando dos sorteios mensais na condição de excluído e tem direito à restituição do percentual pago a título de fundo comum (que é o valor destinado à aquisição do bem). Não serão restituídos valores pagos referentes à taxa de administração, bem como de fundo de reserva e de seguro, caso contratados; sendo possível, ainda, a aplicação de uma cláusula penal por quebra do contrato. Recomendamos a leitura da postagem “Como o crédito do consorciado desistente é atualizado” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/consorciado-desistente-credito-atualizacao.

      Um abraço!

  11. Teresa Cristina Gama Neves disse:

    Gostaria de receber informação de recebimentos de pais falecidos. Minha mãe falecida tem saldo e o dia para pesquisa é 7/3/2022. Como faço para saber o valor e como retirar este valor. Obrigada.

  12. Andresa disse:

    Minha mãe faleceu e tem valores a receber mais ela tem cinco filhos eu sou a mais nova quem de nós 5 consegui pegar o dinheiro e como pegar se ela faleceu

  13. Nizia disse:

    Como será o procedimento para quem tem CNPJ. Tive uma empresa, a muitos anos, mas encerrei, sou a única responsável. Consultei no BC, e aparece a receber. Mas como seria no caso de ter conta no GOV.BR?

  14. CASSIO LUIZ BOSSI disse:

    Como recebo de conta jurídica, e a empresa ja foi fechada eu consigo receber ?

  15. Valéria Passos da Silva disse:

    Meu pai já é falecido e tem valores a receber. Como faço já que o CPF dele dá inválido na hora de criar a conta?

  16. Denis disse:

    Minha avó recebe o benefício do meu avô que já faleceu, nós consultamos o CPF dele e ele tem valor para retirar. Ela consegue retirar o valor que aparece no CPF dele ?

  17. Alessandra disse:

    Bom dia, fiz a consulta no CNPJ e tenho valor a ser resgatado, porem este cnpj já foi encerrado. Como farei para resgatar este dinheiro?

  18. Francisco maia e lima filho disse:

    Bom dia consultei o site valores e receber e tenho direito a valores referentes a um consórcio que fiz globex utilidades Adm consórcios Ltda mas não aderiu o pix e não consta contato. Como devo proceder?

    • ABAC disse:

      Olá, Francisco!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  19. Camilo disse:

    Qual o procedimento para receber valor de conta jurídica de cnpj baixado?

  20. nathalie disse:

    tenho valores a receber de um consorcio Honda de 89 porem o Consorcio Honda nao está atendendo o tel informado pelo bacen, tentei pelo site e o sistema de cadastro para solicitar da devolução de valores só dá mensagem de erro, nem nas agencias honda é possivel fazer esse cadastro, sistema totalmente travado e todos os clientes entrando no Reclame Aqui com esse mesmo problema..Como devemos proceder se a empresa está travando todos os meios em que deveria nos atender?

    • ABAC disse:

      Olá, Nathalie!

      Para que possamos auxiliá-la de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  21. Josué Calmon de Siqueira disse:

    Quais documentos serão necessários para Pessoa Jurídica cuja empresa já foi dada a baixa? Já consultei e duas empresas onde fui sócio tem valores a receber. Vai depositar em nome de um dos sócios?

  22. Luiz Fabiano disse:

    Bom dia!! recebi um valor a menor do que constou no site do BCB, constatou que eu tenho direito de receber atráves do Bradesco Adm. consórcios $1.202,87, recebi um TED do Bradesco no valor de $1.101,11, não consegui entrar em contato com a Instituição, como proceder neste caso? Obrigado pela atenção!!

    • ABAC disse:

      Olá, Luiz!

      O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.

      Um abraço!

  23. Shirley de Oliveira Celestino o disse:

    Boa tarde.! Fiz todo contesto para o resgate dos valores a receber ( 09/03) e até hoje não recebi nada. O que faço?

    • ABAC disse:

      Olá, Shirley!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  24. luis pereira disse:

    O que acontece se eu pedi o resgate e o banco não paga o valor a receber no prazo de 12 dias

  25. Fuad disse:

    Tenho valores a receber em um CNPJ baixado como será o procedimento

  26. Hebert Oliveira disse:

    No site do gov tá que eu tenho um valor no consórcio Volkswagen só que pede para entra em contato e o telefone que foi passado já cai offLINE o que fazer nesse caso?

    • ABAC disse:

      Olá, Hebert!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  27. Marcos Cardoso disse:

    Fiz a consulta dia 11 falaram que em 13:dias úteis o dinheiro ia cair no pix mas até agora o Bradesco não fez . Como resgatar dinheiro

    • ABAC disse:

      Olá, Marcos!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  28. Luis Volnei Makiyama disse:

    Tenho valores a receber de um CNPJ baixado, como faço para sabe o valor e o resgate? Visto que o GOV.BR nível prata e Ouro é somente para CPF?

  29. Jhonata Cavalcante disse:

    Olá, boa tarde. Fiz a consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br e o mesmo informa que eu tenho o valor de 842,00 disponível referente ao encerramento de um consórcio. Lá pede para que eu entre em contato com a administradora do consórcio e ao fazer isso a mesma me informa que eu só tenho 1,75 para resgate. Que passado o encerramento eu tenho um prazo de 120 dias para retirar o valor e caso eu não faça isso no prazo, é descontado 6% ao mês do valor. Isso pode?

    • ABAC disse:

      Olá, Jhonata!

      É facultada a cobrança de taxa de permanência sobre o saldo de recursos não procurados pelos respectivos consorciados e participantes excluídos, apresentado ao final de cada mês, nos termos do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, conforme determina o art. 35 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Recomendamos que realize a leitura atenta de seu contrato de adesão, bem como que contate a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações complementares. Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  30. Everton disse:

    Se a instituição não pagar no prazo determinado. O que faço?

    • ABAC disse:

      Olá, Everton!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  31. Rafael disse:

    Tenho valores a receber de um antigo CNPJ, mas dei baixa nessa empresa a algum tempo atrás, ainda consigo receber será ?

  32. Eduardo disse:

    Eu era MEI e fiz a baixa dele a alguns anos, tenho valores a receber, mas da a seguinte mensagem.
    O CNPJ consultado não aparece na lista de CNPJs vinculados à sua conta gov.br.
    O cadastro necessida certificado digital que não tenho, e não vale a pena fazer devido a baixa, o que fazer?

  33. alisson disse:

    bom dia, fiz meu acesso ao valores a receber, tinha 3 valores do itau para receber valor pequeno setenta e pouco reais, fiz as solicitações de pix tenho todos os protocolos de solicitação, uns 3 dias depois recebi uma msg dizendo que não seria possível fazer o pix que já tinham sido pago, sendo que não recebi nada…. tem algum procedimento amigável antes de uma via judicial.

    • ABAC disse:

      Olá, Alisson!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  34. Gilberto Gomes disse:

    Como consultar valores de empresa já encerrada, que não possui e-CNPJ?

  35. Luiz Roberto Campos disse:

    Após consulta sobre valor a receber, relacionado a um CNPJ, foi solicitado Certificado Digital (CD), para sequência do processo.
    Porém o CNPJ foi baixado em Janeiro/22, não tendo mais o CD, tanto da empresa como para meu CPF.
    Neste caso questiono:
    # Tenho que providenciar CD, para qual pessoa (física ou Juridica);
    # Qual tempo hábil para voltar o procedimento de resgate, se possível.
    Obrigado.
    Luiz Roberto.

  36. Iran Capelão disse:

    Tenho Valores a Receber, informei meu Pix, venceu o prazo de 12 dias Uteis e meu valores não foi Creditado, a quem recorrer?

  37. NiviA disse:

    Meu pai tinha valores a receber e nao resgatou a tempo. Na outra data que deram para próxima consulta esta mostrando que NAO TEM mais valores a receber. Como proceder se ele tem mais de 600 reais pelo Bradesco???

  38. Denis Meyer disse:

    Ola,
    O valor informado que eu tinha pra receber referente à um consorcio do Bradesco, foi depositado na minha conta, porém com um desconto de mais de R$ 500,00…esse valor é algum tipo de imposto que descontam no momento do pagamento ou a instituição deveria depositar o valor exato demonstrado no site valoresareceber.bcb.gov.br?

    • ABAC disse:

      Olá, Denis!

      O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.

      Um abraço!

  39. Francisco disse:

    A Brqualy consórcio Rodobens me deve e não consigo receber, muito embora o BC reconheça que tenho direito ao credito , não existe forma de acessar nem por telefone , nem pelo site da empresa, quando consegui no dia 9 de marco falar com o callcenter deles pegaram meu dados e garantiram que devolveriam em 5 dias úteis, estou esperando e tentando contato, impossível são uns picaretas

    • ABAC disse:

      Olá, Francisco!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  40. Silvio disse:

    Tenho um valor a receber da Globex Consórcios mas o telefone de contato disponibilizado pelo BC não funciona como proceder nesses casos onde devo reclamar?

    • ABAC disse:

      Olá, Silvio!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  41. VALTECI disse:

    Boa tarde, Tenho dinheiro a receber, porem o consorcio esta em liquidação extrajudicial. me informaram que no momento nao tem como devolver o dinheiro. Como devo proceder?

  42. Andréa Bricio disse:

    Solicitei o recebimento via PIX de 2 valores a receber. Já recebi de um e o outro ainda não foi creditado. Como faço para verificar o motivo e quando será creditado?

    • ABAC disse:

      Olá, Andréa!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  43. Artur disse:

    Fiz um consórcio pela Realiza consórcio a qual faliu e foi absorvida pela consórcio Govesa de Goiás que tbm faliu e agora está na Justiça oque eu devo fazer pra poder ter meu reembolso.

  44. Marcos disse:

    Olá.
    Consultei um cnpj e tenho valores a receber. Só que ao entrar com meu cpf pelo GOV diz que o cnpj não está vinculado ao meu cpf e não deixa dar andamento.
    Para vincular é necessário entrar com o certificado digital e fazer o vínculo. Só que o cnpj foi encerrado e não posso mais emitir certificado digital. Como fazer neste caso? Só tenho o contrato social que prova que a empresa era minha.

    grato

  45. Cedinei Viera disse:

    no dia 09/03/2022 consultei se havia valores a receber, tinha um saldo, fiz todo o processo e até agora não recebi nada, será que fiz algo errado? saiu um número de protocolo e diz que solicitação foi realizada com sucesso, dizia que em até 12 dias úteis eu receberia o valor, mas até agora nada. Consigo consultar esse protocolo em algum lugar?
    att

    • ABAC disse:

      Olá, Cedinei!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  46. Bruno Mendes disse:

    Boa noite, através da consulta no site valores a receber, verifiquei que tenho um valor a receber de um consórcio.Percebi que o valor mostrado na consulta não bate com o que o consórcio quer me devolver. Como procedo nesse caso?

    • ABAC disse:

      Olá, Bruno!

      O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.

      Um abraço!

  47. Fernando disse:

    Bom dia!
    Gostaria de saber o que fazer se o banco não efetuar o pagamento nesse período de 12 dias?

    • ABAC disse:

      Olá, Fernando!

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  48. Silvia Sônia disse:

    Tenho valores a receber de um consórcio, a Honda só está me enrolando dizendo que está verificando e já tem 22 dias e nada.

    • ABAC disse:

      Olá, Silvia!

      Para que possamos auxiliá-la de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  49. Bill disse:

    Fala pessoal, tenho um cnpj inativo, ao consultar no site vi que tinha valor a receber, quando chegou no dia, veio a informação de que o CNPJ não está vinculado ao .gov e que é necessário um certificado digital, nem sei pra onde vai isso. Fui pesquisar e é muito caro pra mim nesse momento. Tem alguma outra forma de saber o valor? Desde já agradeço.

  50. Regis disse:

    Olá, meu pai passou o cnpj dele pra mima pouco tempo, e consta que tem valores a receber, porém ele não tem mais o certificado digital que precisa pra vincular o cnpj na conta gov.com
    Gostaria de saber se eu cadastrando o cnpj na minha conta gov.com pode ter algum imprevisto pra receber

  51. Emerson Leal Bueno disse:

    Consultei o CNPJ da minha empresa e marca a data que tem valores a receber , porém quando eu vou solicitar o resgate e ver o valor existente na data correta , diz que o CNPJ não está vinculado ao meu CPF, como assim se eu sou o titular da Empresa?

  52. Felipe de Paulo Silva disse:

    tentei verificar valores do CNPJ, e diz que nao tem empresa vinculada a conta do CNPJ, mas… eu vinculei e mesmo assim da erro. Não sei o que fazer.

  53. Marcio rocha disse:

    Tenho duas cotas de consórcio a receber, informado pelo “valores a receber” um valor significativo 23 k, acontece que tenho uma terceira cota que estamos em demanda judicial, o consórcio se nega a pagar e informou via telefone que não vai pagar e quer compor em nossa demanda pq acha que vai ganhar, mesmo as cotas não fazer parte do processo, pedi para o consórcio me informar por escrito e se recusou, pergunto eles podem reter, já que foi informado o VALORES a receber?

    • ABAC disse:

      Olá, Marcio!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  54. Lília Ribeiro disse:

    Eu tenho um CNPJ e na consulta tenho valores a receber, mas na consulta fala que tenho que ter certificado digital pra vê o valor e eu não tenho, como faço?

    • ABAC disse:

      Olá, Lília!

      A orientação do Banco Central é a seguinte:

      “Para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.

      Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.

      Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.”

      Um abraço!

  55. Vagner Conceição disse:

    possuo um cnpj inapto, o banco está negando a devolução dos valores, informando que devo solicitar a baixa do cnpj para receber os valores. é veridica essa informação, ou o banco que está dificultando o recebimento? devo solicitar judicialmente a devolução?

    • ABAC disse:

      Olá, Vagner!

      A orientação do Banco Central é a seguinte:

      “Para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.

      Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.

      Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.”

      Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  56. José Hilton disse:

    O que faço quando a empresa a qual tenho dinheiro pra receber do valores a receber, fica só adiando oa devolução? Primeiro foi três dias úteis, depois quinze e agora trinta.

    • ABAC disse:

      Olá, José!

      Essa dúvida está esclarecida na questão 8 do texto!

      Não obstante, vale registrar que na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  57. KILIAN disse:

    tenho valores a receber, já entrei em contato com a empresa devedora algumas vezes e até agora não fizeram o depósito.
    somente me informaram que em tres dias uteis iriam fazer o deposito em minha conta corrente. Isso já passou mais de 1 mês.
    e agora nem me atendem mais.

    oque posso estar fazendo?

    • ABAC disse:

      Olá, Kilian!

      Na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  58. Cleia disse:

    Tenho um valor de 1687,00 para receber da Instituição Bancaria Sicoob. Já fui ate a agência e eles me informaram que não vão pagar. Como devo Proceder ? Existe a.possibilidade de denunciar ao Banco Central?

    • ABAC disse:

      Olá, Clea!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  59. dirceu petrarca disse:

    Boa tarde, fiz todo o procedimento dentro dos prazos e regras, apareceu um pequeno valor na solicitação foi gerado o numero de um protocolo e até hoje não fui ressarcido e tb não consigo consultar o numero do protocolo.

    • ABAC disse:

      Olá, Dirceu!

      Essa dúvida está esclarecida na questão 8 do texto!

      Não obstante, vale registrar que na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”

      Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.

      Um abraço!

  60. Julian Manuel Baron Ortiz disse:

    Consultei valores a receber e tinha direito ao dinheiro de duas instituicoes diferentes de consorcio um pagou direito agora preenchi os dados para receber do CONSORCIO NACIONAL HONDA que tenho direito a receber R$ 2611 informado pelo BC e eles ate hoje 06/2022 nao transferiram esse dinheiro. Desde mes 03/2022 preenchi os dados atraves do Banco Central os dados do meu PIX e nada . Ja entrei diversas vezes em contato na central deles e nao resolvem este caso. Protocolo HONDA 2963762.

    • ABAC disse:

      Olá, Julian!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  61. Frederico Medeiros disse:

    Boa Tarde,

    eu estava participando de um consorcio, parei de pagar e automaticamente cai no banco de desistentes a receber, porem a empresa GOVESA ADMINISTRADORA DE CONSORCIO LTDA entrou em liquidação extrajudicial, não deu prazo para ninguém sobre pagamentos, tanto para os contemplados, ate mesmo quem já quitou sua cota ou quem estava na mesma situação que eu, minha pergunta eh, posso manter a esperança de receber meu dinheiro?

  62. eder pereira disse:

    meu consorcio era da realiza,a govesa pegou para qdminstrar parei de pagar ,(desisti do consorcio)como faco para reaver os valores que ja foram pagos?

  63. Raquel disse:

    Fiz a consulta e apareceu que tinha valor receber , saiu o protocolo o valor e a instituição, informei a chave pix, porém ainda não recebi e ao fazer nova consulta aparece que não tenho mais valores , (ainda não deu o prazo de 12 dias ) Gostaria de sabe o por que não consta mais valores se ainda não recebi.

    • ABAC disse:

      Olá, Raquel!

      Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.

      Um abraço!

  64. Graziela Teixeira lages disse:

    Meu nome é Graziela,quando entro no valores a receber,fala que tenho no cmpj,porém quando acesso a conta gov,fala que não tenho ,o que fazer??

    • ABAC disse:

      Olá, Graziela!

      Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
      O Sistema Valores a Receber foi construído para facilitar a comunicação entre você e a instituição que deve devolver seus valores. Mas você também pode falar diretamente com os bancos e instituições com quem teve algum relacionamento, para saber se tem valores a receber.

      Um abraço!

  65. Roberto Cecílio Danhão disse:

    Entrei dia 07. Fui informado ter valor a receber. Solicitei devolução. Fiz cadastro. PIX.
    Como consulto o andamento da minha solicitação?
    Nova consulta hoje 14/03/2023 informa que não tenho mais valores a receber.
    Tenho o protocolo com o valor

    • ABAC disse:

      Olá, Roberto!

      O FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) informa o seguinte:

      “Devolução de valor diferente do que aparece no sistema

      O valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente recebido. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do Sistema Financeiro Nacional ou em contrato.

      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.

      Se a situação não for resolvida, reclame no BC.”

      Não obstante, caso haja interesse e para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  66. Carlos Alberto Endler disse:

    Bom dia, eu tenho valores a receber do Bradesco, fiz tudo como tinha que fazer para solicitar os valores, mandei meu Pix e hoje está fazendo 11 dias úteis que enviei a solicitação de resgate. Como saberei se eles irão cumprir o prazo para devolução???

    • ABAC disse:

      Olá, Carlos!

      Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.

      Um abraço!

  67. Guilherme Sertã disse:

    Porque os consórcios não comunicaram os valores deixados no grupo caseis clientes ? Porque não corrigiram ? Utilizaram ? Aplicaram ? Ganharam ? Não foi justo !!!! Cabe alguma ação ?

    • ABAC disse:

      Olá, Guilherme!

      O art. 31 da Lei nº 11.795/08, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina o seguinte:

      Art. 31. Dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data da realização da última assembléia de contemplação do grupo de consórcio, a administradora deverá comunicar:
      I – aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie;

      Recomendamos que contate a Administradora e solicite informações complementares.

      Um abraço!

  68. Jaqueline disse:

    Olá se eu tiver alguma dúvida oi valor a pagar ao banco onde tenho valores a restituir ..o banco pode reter o dinheiro , mesmo que eu faça a solicitação e gere o protocolo para recebimento ?

    • ABAC disse:

      Olá, Jaqueline!

      Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.

      Um abraço!

  69. Patr6 disse:

    Fiquei confusa no site do banco central aparece que tenho valores a receber mas no sistema do gov cita alguma situações e diz que não está disponível.
    O isso significa?

    • ABAC disse:

      Olá!

      O FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) informa o seguinte:

      “Devolução de valor diferente do que aparece no sistema

      O valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente recebido. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do Sistema Financeiro Nacional ou em contrato.

      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.

      Se a situação não for resolvida, reclame no BC.”

      Um abraço!

  70. VALTON ANDRADE DE OLIVEIRA disse:

    Já tem quase 1 mês que estou tentando receber do consórcio volkswagen a devolução de valor da quantia de 1.065 informada no site do governo. Toda vez que solicito a devolução, eles fazem o procedimento e descontam uma taxa. O valor que antes era de 1.065,00 agora está em 985,00. A primeira tentativa que eles fizeram em devolver, disseram que a minha conta da caixa economica estava dando divergência, pois a caixa tinha trocado os números das contas de todos os clientes por números novos e por essa causa não poderia fazer a devolução, que era para eu informar outra conta bancária. Informei a minha conta do Bradesco com todos os dados, meu nome, cpf, tudo direitinho e até hoje não fazem o depósito em minha conta. Procurei o Bradesco e disseram que minha conta está funcionando normalmente e com tudo desbloqueado. Eu posso imprimir a tela do site do governo e todas as telas do site da volks, pegar todos os números de protocolo de atendimento e entrar na justiça contra eles?

    • ABAC disse:

      Olá, Valton!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  71. Neto disse:

    Minha esposa solicitou valores a receber informados pelo BCB referente a 2 cotas de grupo de consórcio já finalizado.
    1. A Porto Bank unilateralmente informou valores inferiores àqueles comunicados pelo Banco Central, argumentando que receberam deduções referentes a taxa de permanência, porém não quer informar os valores originais do valor sobre os quais recaiu a referida taxa de 0.10% e o início e fim do período das deduções. O motivo é que não recebemos nenhum comunicado de que havia valores a receber para que não os deixássemos ‘esquecidos’…. e a transparência.
    Não pode ser legal dizer que valores foram ‘esquecidos’ se não nos informam que há valores a resgatar.
    Até porque ao final do grupo do consórcio contatamos a Porto Bank para saber se nada mais havia a pagar e a receber e solicitamos um extrato que informou estar tudo zerado.
    2. A Porto Bank, adicionalmente informou que, para uma das cotas em comento, havia um segundo titular, no caso eu, e que somente seria pago algum valor se eu abrisse solicitação. Pois bem, foram abertas por 2 vezes e ambas encerradas pela Porto Bank, a primeira sob o argumento de que não encontraram o meu CPF, a segunda, de que não há valor disponível.
    Já tentamos conversar por chat, por whatsapp, pelo ReclameAqui e nem mais respondem…
    O que mais podemos fazer antes de partir para ação em Juizado de Pequenas Causas?
    O que podemos fazer

    • ABAC disse:

      Olá, Neto!

      Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  72. JORGE MIGUEL DOS SANTOS disse:

    Prezados, parabéns pelo trabalho.
    Fiz todo o procedimento com a Porto Seguro e depois de 30 dias fizeram o depósito na minha conta, mas descontaram o equivalente a 17,48% do valor total como taxa.
    Não concordo com essa taxa, pois a Porto ficou com meu dinheiro por anos e para me pagar ainda cobra uma taxa absurda.
    O que devo fazer para cobrar o reembolso desta taxa?
    desde já agradeço.

    • ABAC disse:

      Olá, Jorge!

      Informamos que é facultada a cobrança de taxa de permanência sobre o saldo de recursos não procurados pelos respectivos consorciados e participantes excluídos, apresentado ao final de cada mês, nos termos do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, conforme determina o art. 35 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Recomendamos que realize a leitura atenta de seu contrato de adesão, bem como que contate a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações complementares.

      Um abraço!

  73. Anonpassado fiz a consulta de valores a receber e informava que eu tinha mais de 9 mil para receber, esse ano ao consultar novamente, informa que não tenho nenhum valor a receber. Como fazer um pente fino e conseguir saber se realmente tenho valores a receber ou outra forma de consulta mais detalhada?

    • ABAC disse:

      Olá, Geraldo!

      O FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) informa o seguinte:

      “Devolução de valor diferente do que aparece no sistema

      O valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente recebido. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do Sistema Financeiro Nacional ou em contrato.

      Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.

      Se a situação não for resolvida, reclame no BC.”

      Não obstante, caso haja interesse e para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  74. Carlos Henrique disse:

    Tenho valores a receber , ja entrei em contato com a empresa Globex, fiz tudo o que eles pediram, já fazem 5 meses e até agora nada de devolução…O que devo fazer?

    • ABAC disse:

      Olá, Carlos,

      Por gentileza, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3125-5252 ou e-mail [email protected]. Necessitamos de algumas informações adicionais e, caso seja de seu desejo, poderemos realizar uma mediação com a empresa mencionada. Abraços!

  75. Ariane disse:

    Eu me cadastrei e paguei uma taxa para que esse dinheiro viesse cair na minha conta isso e verdade ou mentira pk paguei e não aconteceu nada

  76. Ótima iniciativa, parabéns a todos os envolvidos neste projeto, continuem assim com este conteúdo de alto valor, ótimo artigo!

  77. Rayane carvalho disse:

    Boa noite! Consultei o cpf da minha mãe que já faleceu, lá fala que ela tem valores a receber, liguei na instituição, mandei o atestado de óbito e depois veio a resposta que ela não tem valor a receber com eles, e no site de consultas do banco central diz que ela tem acima de 1001,01 pra receber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS