Sabe aquele dinheiro esquecido no bolso da calça? Que surpresa boa quando a gente encontra, não é mesmo? Já pensou descobrir que você tem valores a receber da sua administradora de consórcios ou de outra instituição financeira? Com o novo serviço do Banco Central do Brasil (BCB), Sistema de Valores a Receber (SVR), você conseguirá consultar saldos e solicitar a devolução.
Para facilitar a consulta, o BCB desenvolveu um site exclusivo para o assunto: valoresareceber.bcb.gov.br. Você já pode acessá-lo e, por meio do seu CPF ou CNPJ, saber se tem algum valor a receber. Caso tenha, você também será informado da data em que deverá acessar novamente o sistema para saber mais e solicitar a devolução.
Confira dez perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre esse sistema.
É um serviço que possibilitará às pessoas físicas e jurídicas verificarem se têm valores a receber de uma administradora de consórcios e instituições do sistema financeiro, e, em caso positivo, saber qual o valor e como solicitar a devolução.
O ex-consorciado (participante de um grupo de consórcio já encerrado), pode ter a receber recursos não procurados após o encerramento do grupo.
Você também pode ter valores a receber referentes a:
Você deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, digitar seu CPF ou o CNPJ de sua empresa ou da empresa que você representa, e verificar se tem ou não valores a receber.
Ao acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br, guarde bem a data que o Sistema de Valores a Receber (SVR) vai lhe informar. Nesse dia, volte no mesmo site e use seu login e senha no Gov.br para acessar o sistema. Você será informado do total de dinheiro a receber, da instituição que deve te devolver o valor, e da origem desse valor. Também poderá solicitar o resgate. É preciso ter cadastro nível prata ou ouro.
Saiba como cadastrar sua conta Gov.br ou aumentar o nível bronze para ouro ou prata clicando aqui.
Caso não acesse o sistema na data agendada, você poderá consultar ou solicitar os valores a partir de 28/03/2022. Não se preocupe com seu direito sobre os recursos a devolver. Eles são seus e continuarão guardados pelas instituições o tempo que for necessário, esperando até que você solicite a devolução.
Se a administradora aderiu ao formato de devolução via Pix, ela fará a devolução do valor por esse sistema em até 12 dias úteis. Em alguns casos, a instituição poderá pagar via TED ou DOC, mas desde que em até 12 dias úteis e na conta vinculada à chave Pix que você selecionou no sistema.
Se a administradora não aderiu a essa forma de pagamento, basta entrar em contato com ela para combinar a devolução dos valores. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição.
Nesse caso, você pode informar seus dados pessoais (e-mail e telefone) para que a administradora entre em contato com você. Ou você poderá entrar em contato com ela e combinar a forma de pagamento. Os canais de atendimento serão exibidos ao clicar no nome da instituição.
As administradoras e as instituições financeiras são responsáveis pelas informações enviadas ao BCB e que aparecem no Sistema de Valores a Receber (SVR). O BCB apenas centraliza todas as informações de forma a facilitar o acesso ao cidadão.
As instituições devem encaminhar os dados mensalmente ao BCB até o último dia do mês subsequente. A exceção são as administradoras de consórcios, que devem enviar as informações trimestralmente.
Caso os grupos administrados por ela tenham sido transferidos para outras administradoras, acesse o valoresareceber.bcb.gov.br, para saber se tem ou não recursos a receber.
Caso a administradora não tenha transferido os grupo, as informações não estarão disponíveis no site, pois o Valores a Receber não traz dados de instituições não supervisionadas pelo BCB. Nesse caso, recomendamos que busque-as no Poder Judiciário, na Junta Comercial ou na Receita Federal.
Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) e por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual.
Nessa primeira etapa do Valores a Receber, o Banco Central usará dados informados em janeiro de 2022, referentes à data-base de dezembro de 2021. Saiba mais aqui.
Muito Bom obrigado
Meus pais são falecidos, meu pai tinha ações da antiga light (Eletropaulo), neste caso os valores das ações também serão devolvidos? Se sim como devo proceder? Muito obrigado Edna
Olá, Edna!
Em breve, o BC divulgará os procedimentos para consulta de valores a receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) e por representantes de pessoas jurídicas, empresário individual e microempreendedor individual.
Um abraço!
Tenho conta corrente no Bradesco,o BC pode fazer a transferência para minha conta corrente???,
Olá, Eron!
Nas questões 8 e 9 falamos sobre as formas de pagamento! 😉
Um abraço!
Quanto eu tenho pra receber
Olá, Antonieta!
Essa dúvida está esclarecida na questão 5 do texto!
Um abraço!
Apareceu uma data. Sinal que tenho valores?
Isso mesmo, Rosane!
COMO Saberei se eu realmente tenho direito a receber esse dinheiro .
Olá, Geliania!
Falamos sobre isso na questão 4, e, na questão 5, explicamos como proceder caso você tenha valores a receber!
Um abraço!
Apesar de ainda não ter conseguido o que queria mais gostei
Oi, João Batista! Tudo bem?
O que você queria? Teremos prazer em ajudá-lo!
Um abraço!
Obrigado pelas informações.
Sou viúva, e entre no site e fiz a pesquisa do CPF do marido falecido como faço pra receber me ajude
Olá, Fabiana!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Fis um consórcio e dezesti mais a o consórcio não terminou eu tenho direito a ressarcimento agora ou só quando acabar
Olá, Miqueias!
O consorciado desistente continua participando dos sorteios mensais na condição de excluído e tem direito à restituição do percentual pago a título de fundo comum (que é o valor destinado à aquisição do bem). Não serão restituídos valores pagos referentes à taxa de administração, bem como de fundo de reserva e de seguro, caso contratados; sendo possível, ainda, a aplicação de uma cláusula penal por quebra do contrato. Recomendamos a leitura da postagem “Como o crédito do consorciado desistente é atualizado” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/consorciado-desistente-credito-atualizacao.
Um abraço!
Gostaria de receber informação de recebimentos de pais falecidos. Minha mãe falecida tem saldo e o dia para pesquisa é 7/3/2022. Como faço para saber o valor e como retirar este valor. Obrigada.
Olá, Teresa!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Minha mãe faleceu e tem valores a receber mais ela tem cinco filhos eu sou a mais nova quem de nós 5 consegui pegar o dinheiro e como pegar se ela faleceu
Olá, Andresa!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Como será o procedimento para quem tem CNPJ. Tive uma empresa, a muitos anos, mas encerrei, sou a única responsável. Consultei no BC, e aparece a receber. Mas como seria no caso de ter conta no GOV.BR?
Olá, Nizia!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Como recebo de conta jurídica, e a empresa ja foi fechada eu consigo receber ?
Olá, Cássio!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Meu pai já é falecido e tem valores a receber. Como faço já que o CPF dele dá inválido na hora de criar a conta?
Olá, Valéria!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Minha avó recebe o benefício do meu avô que já faleceu, nós consultamos o CPF dele e ele tem valor para retirar. Ela consegue retirar o valor que aparece no CPF dele ?
Olá, Denis!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Bom dia, fiz a consulta no CNPJ e tenho valor a ser resgatado, porem este cnpj já foi encerrado. Como farei para resgatar este dinheiro?
Olá, Alessandra!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Bom dia consultei o site valores e receber e tenho direito a valores referentes a um consórcio que fiz globex utilidades Adm consórcios Ltda mas não aderiu o pix e não consta contato. Como devo proceder?
Olá, Francisco!
Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Qual o procedimento para receber valor de conta jurídica de cnpj baixado?
Olá, Camilo!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
tenho valores a receber de um consorcio Honda de 89 porem o Consorcio Honda nao está atendendo o tel informado pelo bacen, tentei pelo site e o sistema de cadastro para solicitar da devolução de valores só dá mensagem de erro, nem nas agencias honda é possivel fazer esse cadastro, sistema totalmente travado e todos os clientes entrando no Reclame Aqui com esse mesmo problema..Como devemos proceder se a empresa está travando todos os meios em que deveria nos atender?
Olá, Nathalie!
Para que possamos auxiliá-la de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Quais documentos serão necessários para Pessoa Jurídica cuja empresa já foi dada a baixa? Já consultei e duas empresas onde fui sócio tem valores a receber. Vai depositar em nome de um dos sócios?
Olá, Josué!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Bom dia!! recebi um valor a menor do que constou no site do BCB, constatou que eu tenho direito de receber atráves do Bradesco Adm. consórcios $1.202,87, recebi um TED do Bradesco no valor de $1.101,11, não consegui entrar em contato com a Instituição, como proceder neste caso? Obrigado pela atenção!!
Olá, Luiz!
O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.
Um abraço!
Boa tarde.! Fiz todo contesto para o resgate dos valores a receber ( 09/03) e até hoje não recebi nada. O que faço?
Olá, Shirley!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
O que acontece se eu pedi o resgate e o banco não paga o valor a receber no prazo de 12 dias
Olá, Luis!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Tenho valores a receber em um CNPJ baixado como será o procedimento
Olá, Fuad!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
No site do gov tá que eu tenho um valor no consórcio Volkswagen só que pede para entra em contato e o telefone que foi passado já cai offLINE o que fazer nesse caso?
Olá, Hebert!
Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Fiz a consulta dia 11 falaram que em 13:dias úteis o dinheiro ia cair no pix mas até agora o Bradesco não fez . Como resgatar dinheiro
Olá, Marcos!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Tenho valores a receber de um CNPJ baixado, como faço para sabe o valor e o resgate? Visto que o GOV.BR nível prata e Ouro é somente para CPF?
Olá, Luis!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Olá, boa tarde. Fiz a consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br e o mesmo informa que eu tenho o valor de 842,00 disponível referente ao encerramento de um consórcio. Lá pede para que eu entre em contato com a administradora do consórcio e ao fazer isso a mesma me informa que eu só tenho 1,75 para resgate. Que passado o encerramento eu tenho um prazo de 120 dias para retirar o valor e caso eu não faça isso no prazo, é descontado 6% ao mês do valor. Isso pode?
Olá, Jhonata!
É facultada a cobrança de taxa de permanência sobre o saldo de recursos não procurados pelos respectivos consorciados e participantes excluídos, apresentado ao final de cada mês, nos termos do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, conforme determina o art. 35 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Recomendamos que realize a leitura atenta de seu contrato de adesão, bem como que contate a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações complementares. Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Se a instituição não pagar no prazo determinado. O que faço?
Olá, Everton!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Tenho valores a receber de um antigo CNPJ, mas dei baixa nessa empresa a algum tempo atrás, ainda consigo receber será ?
Olá, Rafael!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Eu era MEI e fiz a baixa dele a alguns anos, tenho valores a receber, mas da a seguinte mensagem.
O CNPJ consultado não aparece na lista de CNPJs vinculados à sua conta gov.br.
O cadastro necessida certificado digital que não tenho, e não vale a pena fazer devido a baixa, o que fazer?
Olá, Eduardo!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
bom dia, fiz meu acesso ao valores a receber, tinha 3 valores do itau para receber valor pequeno setenta e pouco reais, fiz as solicitações de pix tenho todos os protocolos de solicitação, uns 3 dias depois recebi uma msg dizendo que não seria possível fazer o pix que já tinham sido pago, sendo que não recebi nada…. tem algum procedimento amigável antes de uma via judicial.
Olá, Alisson!
Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Como consultar valores de empresa já encerrada, que não possui e-CNPJ?
Olá, Gilberto!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Após consulta sobre valor a receber, relacionado a um CNPJ, foi solicitado Certificado Digital (CD), para sequência do processo.
Porém o CNPJ foi baixado em Janeiro/22, não tendo mais o CD, tanto da empresa como para meu CPF.
Neste caso questiono:
# Tenho que providenciar CD, para qual pessoa (física ou Juridica);
# Qual tempo hábil para voltar o procedimento de resgate, se possível.
Obrigado.
Luiz Roberto.
Olá, Luiz Roberto!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Tenho Valores a Receber, informei meu Pix, venceu o prazo de 12 dias Uteis e meu valores não foi Creditado, a quem recorrer?
Olá, Iran!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Meu pai tinha valores a receber e nao resgatou a tempo. Na outra data que deram para próxima consulta esta mostrando que NAO TEM mais valores a receber. Como proceder se ele tem mais de 600 reais pelo Bradesco???
Olá, Nivia!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações.
Um abraço!
Ola,
O valor informado que eu tinha pra receber referente à um consorcio do Bradesco, foi depositado na minha conta, porém com um desconto de mais de R$ 500,00…esse valor é algum tipo de imposto que descontam no momento do pagamento ou a instituição deveria depositar o valor exato demonstrado no site valoresareceber.bcb.gov.br?
Olá, Denis!
O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.
Um abraço!
A Brqualy consórcio Rodobens me deve e não consigo receber, muito embora o BC reconheça que tenho direito ao credito , não existe forma de acessar nem por telefone , nem pelo site da empresa, quando consegui no dia 9 de marco falar com o callcenter deles pegaram meu dados e garantiram que devolveriam em 5 dias úteis, estou esperando e tentando contato, impossível são uns picaretas
Olá, Francisco!
Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Tenho um valor a receber da Globex Consórcios mas o telefone de contato disponibilizado pelo BC não funciona como proceder nesses casos onde devo reclamar?
Olá, Silvio!
Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Boa tarde, Tenho dinheiro a receber, porem o consorcio esta em liquidação extrajudicial. me informaram que no momento nao tem como devolver o dinheiro. Como devo proceder?
Olá, Valteci!
Essa dúvida está esclarecida na questão 11 do texto!
Um abraço!
Solicitei o recebimento via PIX de 2 valores a receber. Já recebi de um e o outro ainda não foi creditado. Como faço para verificar o motivo e quando será creditado?
Olá, Andréa!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Fiz um consórcio pela Realiza consórcio a qual faliu e foi absorvida pela consórcio Govesa de Goiás que tbm faliu e agora está na Justiça oque eu devo fazer pra poder ter meu reembolso.
Olá, Artur!
Essa dúvida está esclarecida na questão 11 do texto!
Um abraço!
Olá.
Consultei um cnpj e tenho valores a receber. Só que ao entrar com meu cpf pelo GOV diz que o cnpj não está vinculado ao meu cpf e não deixa dar andamento.
Para vincular é necessário entrar com o certificado digital e fazer o vínculo. Só que o cnpj foi encerrado e não posso mais emitir certificado digital. Como fazer neste caso? Só tenho o contrato social que prova que a empresa era minha.
grato
Olá, Marcos!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
no dia 09/03/2022 consultei se havia valores a receber, tinha um saldo, fiz todo o processo e até agora não recebi nada, será que fiz algo errado? saiu um número de protocolo e diz que solicitação foi realizada com sucesso, dizia que em até 12 dias úteis eu receberia o valor, mas até agora nada. Consigo consultar esse protocolo em algum lugar?
att
Olá, Cedinei!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Boa noite, através da consulta no site valores a receber, verifiquei que tenho um valor a receber de um consórcio.Percebi que o valor mostrado na consulta não bate com o que o consórcio quer me devolver. Como procedo nesse caso?
Olá, Bruno!
O Termo de Ciência do Sistema Valores a Receber (SVR) determina o seguinte: “Estou ciente de que: (…) b) o valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente pago. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do sistema financeiro ou em contrato.”.
Um abraço!
Bom dia!
Gostaria de saber o que fazer se o banco não efetuar o pagamento nesse período de 12 dias?
Olá, Fernando!
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Tenho valores a receber de um consórcio, a Honda só está me enrolando dizendo que está verificando e já tem 22 dias e nada.
Olá, Silvia!
Para que possamos auxiliá-la de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Fala pessoal, tenho um cnpj inativo, ao consultar no site vi que tinha valor a receber, quando chegou no dia, veio a informação de que o CNPJ não está vinculado ao .gov e que é necessário um certificado digital, nem sei pra onde vai isso. Fui pesquisar e é muito caro pra mim nesse momento. Tem alguma outra forma de saber o valor? Desde já agradeço.
Olá, Bill!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Olá, meu pai passou o cnpj dele pra mima pouco tempo, e consta que tem valores a receber, porém ele não tem mais o certificado digital que precisa pra vincular o cnpj na conta gov.com
Gostaria de saber se eu cadastrando o cnpj na minha conta gov.com pode ter algum imprevisto pra receber
Olá, Regis!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Consultei o CNPJ da minha empresa e marca a data que tem valores a receber , porém quando eu vou solicitar o resgate e ver o valor existente na data correta , diz que o CNPJ não está vinculado ao meu CPF, como assim se eu sou o titular da Empresa?
Olá, Emerson!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
tentei verificar valores do CNPJ, e diz que nao tem empresa vinculada a conta do CNPJ, mas… eu vinculei e mesmo assim da erro. Não sei o que fazer.
Olá, Felipe!
O site do Sistema Valores a Receber (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_valoresareceber) informa o seguinte: “Situações que envolvem questões legais, operacionais e tecnológicas mais específicas – como falecidos ou pessoas com dificuldade de obter contas níveis prata ou ouro – serão tratadas na próxima fase do sistema, cuja data de início ainda será divulgada pelo Banco Central.”
Um abraço!
Tenho duas cotas de consórcio a receber, informado pelo “valores a receber” um valor significativo 23 k, acontece que tenho uma terceira cota que estamos em demanda judicial, o consórcio se nega a pagar e informou via telefone que não vai pagar e quer compor em nossa demanda pq acha que vai ganhar, mesmo as cotas não fazer parte do processo, pedi para o consórcio me informar por escrito e se recusou, pergunto eles podem reter, já que foi informado o VALORES a receber?
Olá, Marcio!
Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Eu tenho um CNPJ e na consulta tenho valores a receber, mas na consulta fala que tenho que ter certificado digital pra vê o valor e eu não tenho, como faço?
Olá, Lília!
A orientação do Banco Central é a seguinte:
“Para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.
Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.
Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.”
Um abraço!
possuo um cnpj inapto, o banco está negando a devolução dos valores, informando que devo solicitar a baixa do cnpj para receber os valores. é veridica essa informação, ou o banco que está dificultando o recebimento? devo solicitar judicialmente a devolução?
Olá, Vagner!
A orientação do Banco Central é a seguinte:
“Para acessar as informações de pessoa jurídica, o usuário deve realizar a consulta com o CNPJ da pessoa jurídica na data estabelecida no cronograma e fazer o login no Sistema de Valores a Receber (SVR) com o CPF ao qual esteja vinculado o CNPJ da empresa no gov.br.
Contudo, de acordo com regra estabelecida pelo Ministério da Economia, gestor da conta gov.br, a vinculação de CNPJ a uma conta gov.br de pessoa física somente pode ser feita com o uso de certificado digital de pessoa jurídica, o qual é expedido nos casos de CNPJ não enquadrado na condição de suspenso, inapto, baixado ou nulo.
Assim, no caso de pessoas jurídicas já extintas em que não for possível a expedição de certificado digital, recomendamos que o interessado busque as informações sobre valores a receber diretamente nas instituições com as quais a empresa mantinha relacionamento.”
Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
O que faço quando a empresa a qual tenho dinheiro pra receber do valores a receber, fica só adiando oa devolução? Primeiro foi três dias úteis, depois quinze e agora trinta.
Olá, José!
Essa dúvida está esclarecida na questão 8 do texto!
Não obstante, vale registrar que na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
tenho valores a receber, já entrei em contato com a empresa devedora algumas vezes e até agora não fizeram o depósito.
somente me informaram que em tres dias uteis iriam fazer o deposito em minha conta corrente. Isso já passou mais de 1 mês.
e agora nem me atendem mais.
oque posso estar fazendo?
Olá, Kilian!
Na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”
Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Tenho um valor de 1687,00 para receber da Instituição Bancaria Sicoob. Já fui ate a agência e eles me informaram que não vão pagar. Como devo Proceder ? Existe a.possibilidade de denunciar ao Banco Central?
Olá, Clea!
Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Boa tarde, fiz todo o procedimento dentro dos prazos e regras, apareceu um pequeno valor na solicitação foi gerado o numero de um protocolo e até hoje não fui ressarcido e tb não consigo consultar o numero do protocolo.
Olá, Dirceu!
Essa dúvida está esclarecida na questão 8 do texto!
Não obstante, vale registrar que na hipótese de a administradora não ter aderido ao formato de devolução via Pix, o art. 36 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina que “As administradoras de consórcio deverão providenciar o pagamento no prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos a contar do comparecimento do consorciado com direito a recursos não procurados.”
Recomendamos que entre em contato com a instituição que tem o valor a devolver e solicite um posicionamento.
Um abraço!
Consultei valores a receber e tinha direito ao dinheiro de duas instituicoes diferentes de consorcio um pagou direito agora preenchi os dados para receber do CONSORCIO NACIONAL HONDA que tenho direito a receber R$ 2611 informado pelo BC e eles ate hoje 06/2022 nao transferiram esse dinheiro. Desde mes 03/2022 preenchi os dados atraves do Banco Central os dados do meu PIX e nada . Ja entrei diversas vezes em contato na central deles e nao resolvem este caso. Protocolo HONDA 2963762.
Olá, Julian!
Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Boa Tarde,
eu estava participando de um consorcio, parei de pagar e automaticamente cai no banco de desistentes a receber, porem a empresa GOVESA ADMINISTRADORA DE CONSORCIO LTDA entrou em liquidação extrajudicial, não deu prazo para ninguém sobre pagamentos, tanto para os contemplados, ate mesmo quem já quitou sua cota ou quem estava na mesma situação que eu, minha pergunta eh, posso manter a esperança de receber meu dinheiro?
Olá, Frederico!
No site da Govesa (https://www.consorciogovesa.com.br/) consta comunicado aos consorciados e credores, bem como a seguinte informação:
Em caso de dúvidas, fale conosco por meio de um dos Canais de Atendimentos indicados abaixo: e-mail: [email protected] / telefone: (62) 3238-5000.
Um abraço!
meu consorcio era da realiza,a govesa pegou para qdminstrar parei de pagar ,(desisti do consorcio)como faco para reaver os valores que ja foram pagos?
Olá, Eder!
No site da Govesa (https://www.consorciogovesa.com.br/) consta comunicado aos consorciados e credores, bem como a seguinte informação:
Em caso de dúvidas, fale conosco por meio de um dos Canais de Atendimentos indicados abaixo: e-mail: [email protected] / telefone: (62) 3238-5000.
Um abraço!
Fiz a consulta e apareceu que tinha valor receber , saiu o protocolo o valor e a instituição, informei a chave pix, porém ainda não recebi e ao fazer nova consulta aparece que não tenho mais valores , (ainda não deu o prazo de 12 dias ) Gostaria de sabe o por que não consta mais valores se ainda não recebi.
Olá, Raquel!
Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.
Um abraço!
Meu nome é Graziela,quando entro no valores a receber,fala que tenho no cmpj,porém quando acesso a conta gov,fala que não tenho ,o que fazer??
Olá, Graziela!
Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
O Sistema Valores a Receber foi construído para facilitar a comunicação entre você e a instituição que deve devolver seus valores. Mas você também pode falar diretamente com os bancos e instituições com quem teve algum relacionamento, para saber se tem valores a receber.
Um abraço!
Entrei dia 07. Fui informado ter valor a receber. Solicitei devolução. Fiz cadastro. PIX.
Como consulto o andamento da minha solicitação?
Nova consulta hoje 14/03/2023 informa que não tenho mais valores a receber.
Tenho o protocolo com o valor
Olá, Roberto!
O FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) informa o seguinte:
“Devolução de valor diferente do que aparece no sistema
O valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente recebido. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do Sistema Financeiro Nacional ou em contrato.
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.
Se a situação não for resolvida, reclame no BC.”
Não obstante, caso haja interesse e para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Bom dia, eu tenho valores a receber do Bradesco, fiz tudo como tinha que fazer para solicitar os valores, mandei meu Pix e hoje está fazendo 11 dias úteis que enviei a solicitação de resgate. Como saberei se eles irão cumprir o prazo para devolução???
Olá, Carlos!
Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.
Um abraço!
Porque os consórcios não comunicaram os valores deixados no grupo caseis clientes ? Porque não corrigiram ? Utilizaram ? Aplicaram ? Ganharam ? Não foi justo !!!! Cabe alguma ação ?
Olá, Guilherme!
O art. 31 da Lei nº 11.795/08, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio, determina o seguinte:
Art. 31. Dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data da realização da última assembléia de contemplação do grupo de consórcio, a administradora deverá comunicar:
I – aos consorciados que não tenham utilizado os respectivos créditos, que os mesmos estão à disposição para recebimento em espécie;
Recomendamos que contate a Administradora e solicite informações complementares.
Um abraço!
Olá se eu tiver alguma dúvida oi valor a pagar ao banco onde tenho valores a restituir ..o banco pode reter o dinheiro , mesmo que eu faça a solicitação e gere o protocolo para recebimento ?
Olá, Jaqueline!
Conforme orientado pelo FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC):
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.
Um abraço!
Fiquei confusa no site do banco central aparece que tenho valores a receber mas no sistema do gov cita alguma situações e diz que não está disponível.
O isso significa?
Olá!
O FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) informa o seguinte:
“Devolução de valor diferente do que aparece no sistema
O valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente recebido. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do Sistema Financeiro Nacional ou em contrato.
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.
Se a situação não for resolvida, reclame no BC.”
Um abraço!
Já tem quase 1 mês que estou tentando receber do consórcio volkswagen a devolução de valor da quantia de 1.065 informada no site do governo. Toda vez que solicito a devolução, eles fazem o procedimento e descontam uma taxa. O valor que antes era de 1.065,00 agora está em 985,00. A primeira tentativa que eles fizeram em devolver, disseram que a minha conta da caixa economica estava dando divergência, pois a caixa tinha trocado os números das contas de todos os clientes por números novos e por essa causa não poderia fazer a devolução, que era para eu informar outra conta bancária. Informei a minha conta do Bradesco com todos os dados, meu nome, cpf, tudo direitinho e até hoje não fazem o depósito em minha conta. Procurei o Bradesco e disseram que minha conta está funcionando normalmente e com tudo desbloqueado. Eu posso imprimir a tela do site do governo e todas as telas do site da volks, pegar todos os números de protocolo de atendimento e entrar na justiça contra eles?
Olá, Valton!
Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Minha esposa solicitou valores a receber informados pelo BCB referente a 2 cotas de grupo de consórcio já finalizado.
1. A Porto Bank unilateralmente informou valores inferiores àqueles comunicados pelo Banco Central, argumentando que receberam deduções referentes a taxa de permanência, porém não quer informar os valores originais do valor sobre os quais recaiu a referida taxa de 0.10% e o início e fim do período das deduções. O motivo é que não recebemos nenhum comunicado de que havia valores a receber para que não os deixássemos ‘esquecidos’…. e a transparência.
Não pode ser legal dizer que valores foram ‘esquecidos’ se não nos informam que há valores a resgatar.
Até porque ao final do grupo do consórcio contatamos a Porto Bank para saber se nada mais havia a pagar e a receber e solicitamos um extrato que informou estar tudo zerado.
2. A Porto Bank, adicionalmente informou que, para uma das cotas em comento, havia um segundo titular, no caso eu, e que somente seria pago algum valor se eu abrisse solicitação. Pois bem, foram abertas por 2 vezes e ambas encerradas pela Porto Bank, a primeira sob o argumento de que não encontraram o meu CPF, a segunda, de que não há valor disponível.
Já tentamos conversar por chat, por whatsapp, pelo ReclameAqui e nem mais respondem…
O que mais podemos fazer antes de partir para ação em Juizado de Pequenas Causas?
O que podemos fazer
Olá, Neto!
Para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Prezados, parabéns pelo trabalho.
Fiz todo o procedimento com a Porto Seguro e depois de 30 dias fizeram o depósito na minha conta, mas descontaram o equivalente a 17,48% do valor total como taxa.
Não concordo com essa taxa, pois a Porto ficou com meu dinheiro por anos e para me pagar ainda cobra uma taxa absurda.
O que devo fazer para cobrar o reembolso desta taxa?
desde já agradeço.
Olá, Jorge!
Informamos que é facultada a cobrança de taxa de permanência sobre o saldo de recursos não procurados pelos respectivos consorciados e participantes excluídos, apresentado ao final de cada mês, nos termos do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, conforme determina o art. 35 da Lei nº 11.795/2008, que dispõe sobre o Sistema de Consórcio. Recomendamos que realize a leitura atenta de seu contrato de adesão, bem como que contate a instituição que tem o valor a devolver e solicite informações complementares.
Um abraço!
Anonpassado fiz a consulta de valores a receber e informava que eu tinha mais de 9 mil para receber, esse ano ao consultar novamente, informa que não tenho nenhum valor a receber. Como fazer um pente fino e conseguir saber se realmente tenho valores a receber ou outra forma de consulta mais detalhada?
Olá, Geraldo!
O FAQ do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) informa o seguinte:
“Devolução de valor diferente do que aparece no sistema
O valor informado no sistema pode ser diferente do que será efetivamente recebido. Isso pode ocorrer em razão de alguma atualização monetária ou de descontos previstos em lei, em norma do Sistema Financeiro Nacional ou em contrato.
Em caso de dúvidas, entre em contato diretamente com a instituição pagadora. Tenha em mãos o comprovante da solicitação emitido e disponível no SVR.
Se a situação não for resolvida, reclame no BC.”
Não obstante, caso haja interesse e para que possamos auxiliá-lo(a) de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.
Um abraço!
Tenho valores a receber , ja entrei em contato com a empresa Globex, fiz tudo o que eles pediram, já fazem 5 meses e até agora nada de devolução…O que devo fazer?
Olá, Carlos,
Por gentileza, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3125-5252 ou e-mail [email protected]. Necessitamos de algumas informações adicionais e, caso seja de seu desejo, poderemos realizar uma mediação com a empresa mencionada. Abraços!
Eu me cadastrei e paguei uma taxa para que esse dinheiro viesse cair na minha conta isso e verdade ou mentira pk paguei e não aconteceu nada
Cuidado, Ariane! Você pode ter sido vítima de um golpe. Tente fazer contato com o seu banco e veja como eles podem ajudar. Boa sorte!
Ótima iniciativa, parabéns a todos os envolvidos neste projeto, continuem assim com este conteúdo de alto valor, ótimo artigo!
Muito obrigada, Cleiton! Abraço!
Boa noite! Consultei o cpf da minha mãe que já faleceu, lá fala que ela tem valores a receber, liguei na instituição, mandei o atestado de óbito e depois veio a resposta que ela não tem valor a receber com eles, e no site de consultas do banco central diz que ela tem acima de 1001,01 pra receber
Olá, Rayane, infelizmente sobre esse assunto não podemos te ajudar por aqui. Desejamos boa sorte para você!
Consultei o CPF e tinha valores a receber, 7 dias depois entrei no governo, e lá diz que não tem, na consulta também não ter mais, o que pode ter acontecido?
Olá Mary, se for consórcio, a administradora pode ter custos para gerenciar os valores remanescentes. Por essa razão, poderá ser cobrada uma taxa de permanência sobre os recursos não procurados após o encerramento do grupo, conforme estabelece o artigo 39, inciso II, alínea “c”, da Circular 3.432 do Banco Central do Brasil.
Olá
Uma pessoa falecida em 2008 tem valores a receber (de atrasados de aposentadoria) que só foi descoberto agora em 2024. Esse valor não gerou nenhum juro desde 2008, é correto isso?
Olá,
Os recursos não procurados após o encerramento do grupo que provém de cotas de consórcio não são afetados por juros.
O que ocorre é que estes valores permanecem com rendimentos de aplicação financeira e, ao mesmo tempo, pode ser cobrada taxa pela administração destes valores após o encerramento do contrato.
Esta taxa só é cobrada pois o contrato entre as partes já se encerrou.
Olá. Meu pai faleceu há 35 anos. Consultei se há valores a receber e consta CPF inválido. Vcs podem me ajudar?
Olá!
Tudo bem, Cássia?
Recomendamos que verifique com a Receita Federal se há alguma divergência na numeração do CPF.
No meu tava aparecendo valor a receber , fiz tudo certinho , pelo gob.br, gerou o código tudo certinho , e apareceu que dentre 12 dias irá cair , mas vou tentar fazer de novo aparece que não tenho nada a receber , e ontem tinha
Oi Fernando, tudo bem?
Se for consorcio, a administradora pode ter custos para gerenciar os valores remanescentes. Por essa razão, poderá ser cobrada uma taxa de permanência sobre os recursos não procurados após o encerramento do grupo, conforme estabelece o artigo 39, inciso II, alínea “c”, da Circular 3.432 e art. 2°, inciso VIII, alínea “c”, da Resolução n° 285, ambas do Banco Central do Brasil.
Solicitamos gentilmente que no caso de ser Administradora de consórcio, que nos envie as informações da mesma em nosso e-mail: [email protected]
E quando fazemos todo procedimento para receber via pix e depois de 12 dias a instituição não cumpre ,não deposita ,o que fazer ?
Oi Ângelo, tudo bem?
Existem diversos procedimentos diferentes para recebimento em espécie. Caso se trate de uma administradora de consórcio associada à ABAC, podemos fazer uma mediação para auxiliar na resolução do caso.
Por gentileza, envie um e-mail descrevendo o caso para [email protected] possamos dar o devido prosseguimento na sua solicitação.
Fiz o pedido por pix tenho protocolo tudo certinho conta corrente aberta funcionamento normalmente, mas meu CPF que já pedi o recadastramento na receita continua com status de suspenso e a instituição se nega a devolver ,está correto isso
Oi Paulo, tudo bem?
Sugerimos que entre em contato com nosso departamento jurídico por meio do endereço eletrônico [email protected] para melhor entendimento dos fatos.
Bom dia. Entro no site Consultar valores a receber BC, vai até a tela que entro com meu GOV. Aparece termo de ciência, porém não segue adiante. Não consigo ver quanto tenho a receber, nem em qual banco. Tem algo que possa fazer?
Olá Sônia, tudo bem?
Pedimos a gentileza de que entre em contato com o Banco Central do Brasil (BACEN) para obter as informações necessárias. Seguem abaixo os dados de contato:
Telefone: (11) 3491-6122 e 2363-6122 ou 145