Consórcio livre de golpes

04 . jul . 2019

Se você é leitor do Blog da ABAC, já sabe que sempre damos dicas para que você faça o melhor negócio para os seus sonhos. Consórcio é um negócio seguro, conta com lei própria (nº 11.795) e é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Logo, para compra de uma cota vale seguir recomendações básicas e muito simples para não ter dor de cabeça no futuro com falsos consórcios.

SÓ AUTORIZADAS

Primeiramente e o mais importante é: só compre consórcio de administradoras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB), que é a instituição responsável por regulamentar e fiscalizar o Sistema de Consórcios. Você pode ter essa informação diretamente no site do BCB. Todas as administradoras associadas à ABAC são autorizadas.

Se a empresa não é autorizada, desconfie, pois não é consórcio! Leia mais sobre os perigos de contratar um consórcio informal clicando aqui.

COTA CONTEMPLADA

Outro ponto que gera dúvida é a compra e a venda de cota contemplada. Trata-se de uma cota cujo crédito está disponível para utilização pelo consorciado, pois já foi contemplada por sorteio ou lance.

Já explicamos aqui no blog que essa negociação é permitida. De acordo com a lei, o consorciado pode transferir sua cota (contemplada ou não) para outra pessoa, desde que aprovada pela administradora. A aprovação é fundamental. Isso porque cabe à empresa avaliar a capacidade financeira do interessado, zelando pela saúde financeira do grupo.

CONTEMPLAÇÃO CONFIRMADA

Ao comprar uma cota contemplada, além de verificar a autorização da administradora, é importante se certificar de que a cota em negociação está realmente contemplada. Essa confirmação pode ser feita por meio de uma declaração da administradora.

Não confunda cota contemplada com promessa de contemplação! No consórcio, não é possível prever quando você será contemplado, pois isso depende de sorteio ou da oferta de um lance vencedor. Logo, entenda que ao aderir a um consórcio por meio de uma cota ainda não contemplada, você terá até o encerramento do grupo para ter acesso ao crédito.

Com autorização e contemplação confirmadas, você já pode negociar a compra. E, antes de fechar negócio, vale muito a pena conferir mais dicas e o nosso passo a passo para ter ainda mais segurança – nunca é demais quando se trata do seu sonho, não é mesmo? Clique aqui para conferir dicas para comprar uma cota contemplada.

CONTRATO

Como em toda negociação, o contrato é o instrumento que esclarece todos os seus direitos e deveres. Tudo sobre seu consórcio deve constar nele! Confirme se tudo o que foi acordado no momento da venda está incluso, e entenda que todos os participantes do grupo têm os mesmos direitos. O que for válido para você, valerá para os demais. Afinal, todos têm sonhos a realizar!

E não se preocupe. Para que você não esqueça nenhum ponto importante, criamos um check list com tudo e mais um pouco!

Agora você já sabe que é fácil se prevenir de golpes. Estelionato é crime! Fique atento e denuncie!

Caso esteja em negociação e deseje ajuda da ABAC, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS