Copa do Mundo X Consórcio: 3 faltas que merecem cartão

01 . dez . 2022

A Copa do Mundo FIFA 2022 já começou. No clima da competição mais famosa do planeta, a ABAC colocou sua seleção em campo e escalou algumas ‘faltas’ que você precisa conhecer para não receber um cartão  no consórcio

O universo do futebol é mais parecido com o do consórcio do que você imagina. Ambos são regidos por regras claras e o não cumprimento delas gera impedimentos e advertências. Entenda quais são as faltas que podem resultar em cartão amarelo ou cartão vermelho no consórcio.

Não conhecer seu próprio contrato

Fez consórcio e não leu direito o contrato? É cartão amarelo! Ao assinar um contrato, você concorda com todos os termos estabelecidos. Por isso, a ABAC está sempre recomendando a leitura do documento – fizemos até um checklist para auxiliar os consumidores nisso.

O contrato de consórcio deve conter todas as regras de funcionamento do grupo, inclusive as responsabilidades da administradora. Estas regras foram definidas pelo Banco Central do Brasil, a quem cabe também a fiscalização do setor. O documento deve ainda conter tudo o que foi prometido pelo  vendedor durante a negociação.

Recomendamos que o consorciado conheça atentamente os termos do seu contrato. Para buscar auxílio no esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento e as normas disciplinadoras do consórcio, entre em contato com o Departamento de Atendimento ao Consorciado (DAC) da ABAC.

Atrasar as prestações

Assim como no futebol, a ideia de time, grupo ou coletivo é fundamental no consórcio. Por essência, a modalidade de crédito reúne várias pessoas que têm objetivos financeiros parecidos. Mensalmente, todos vão contribuindo para um fundo comum. É com ele que todos os participantes, até o fim do grupo, poderão usar o dinheiro para comprar um bem ou contratar um serviço.

Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. E para proteger o coletivo, um dos itens que compõem a parcela é justamente o fundo de reserva. Também há outras penalidades, como cobrança de multas e juros. E o acúmulo dessas faltas, assim como no futebol, pode acabar transformando esse cartão amarelo em cartão vermelho.

Não deixe para correr atrás do prejuízo aos 45 do segundo tempo. Leia o post abaixo e veja o que fazer se estiver com a parcela do consórcio atrasada:

Abandonar o consórcio

Mais de 9 milhões de brasileiros escolheram o consórcio para realizar seus sonhos. De carro a trator, passando por intercâmbio e cirurgias plásticas. Tem consórcio para os mais variados e diferentes tipos de bens e serviços, conforme a gente já mostrou aqui. E o maior prejuízo de abandonar o consórcio é justamente este: a realização do próprio sonho.

Além da frustração de não atingir a meta inicialmente prevista, o ex-consorciado precisa arcar com consequências pela quebra de contrato. Falamos melhor sobre elas no post abaixo, em que mostramos também algumas alternativas que podem ser exploradas pelo consorciado.

O que achou da nossa seleção de cartões amarelo e vermelho no consórcio? Entre no clima da Copa do Mundo FIFA 2022 e utilize o espaço de comentários para relembrar outras penalidades. Caso tenha alguma dúvida, não corra o risco de comemorar o gol e se deparar com a bola no travessão. Entre em contato com a ABAC pelo [email protected].

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS