O consórcio de carro continua sendo o mais popular da modalidade, apontou a mais recente pesquisa da ABAC sobre o setor. E não é por menos: esse segmento concentra 4,25 milhões de consorciados, 46,6% dos 9,12 milhões de participantes do Sistema (dados de outubro/2022).
Realizada pela Kantar – divisão de pesquisa de mercado, insights e consultoria da WPP -, a pesquisa perguntou aos 880 consorciados entrevistados quais modalidades conheciam, mesmo que só de ouvir falar. O item “carro” recebeu 89% das respostas, ainda que menos do que as 91% recebidas em 2021.
O item “moto”, que também é o segundo maior do setor, apareceu na sequência, com 75% das respostas, também apresentando queda, se comparadas às 82% do ano anterior. Imóvel (casa, apartamento, terreno), que apesar de ocupar o terceiro lugar em participantes é líder em créditos comercializados pelo Sistema desde 2019, apareceu em terceiro lugar em conhecimento, com 74%, 1% a mais do que as respostas de 2021.
Já o uso do consórcio para outros tipos de bens e serviços registrou aumento de conhecimento. Eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e decoração, por exemplo, passou de 24%, em 2021, para 30% este ano. Na sequência veio “viagens”, que subiu de 27% para 30%.
A compra de caminhões com consórcio teve 1% a mais de respostas, ficando com 28% do conhecimento, enquanto material e reforma de casa ficou com 27%, cinco pontos percentuais a mais. Por fim, 19% dos consorciados responderam conhecer consórcio para realização de cirurgia plástica.
Quando perguntados sobre os tipos de consórcio que já experimentaram, os entrevistados deram praticamente as mesmas opções do ranking de conhecimento. A variação ocorreu apenas em “caminhões”, que, em experimentação, assumiu a última colocação. Esse comportamento é previsível se considerado o uso desse veículo se dar principalmente para negócios.
Uma característica que sempre destacamos no Sistema de Consórcios é a flexibilidade no uso do crédito do consórcio quando da contemplação. Nessa modalidade, o consumidor pode escolher quando, onde e o que comprar, desde que respeitada a categoria do bem escolhido.
Essas categorias foram definidas pelo Banco Central do Brasil, o órgão que fiscaliza e regulamenta o Sistema de Consórcios,no artigo 5º, da Circular nº 3.432. Para saber mais sobre as categorias do consórcio, clique aqui.
A pesquisa da ABAC contou com uma etapa quantitativa e outra qualitativa.
Para o estudo quantitativo, a Kantar entrevistou 1600 pessoas, sendo que 55% delas têm ou já tiveram consórcio, e 45% nunca tiveram, mas conhecem a modalidade. O objetivo era verificar o movimento do setor e validar a percepção de quanto a vantagens e desvantagens da modalidade. As entrevistas ocorreram de 04 a 09 de agosto de 2022, em todo o país, por meio de painéis on-line subcontratados.
Já a pesquisa qualitativa foi realizada exclusivamente com consorciados e ex-consorciados, divididos em quatro grupos de cinco pessoas cada.
Deixe um comentário