Total de participantes do consórcio ultrapassa 9 milhões

14 . nov . 2022

O total de participantes do consórcio voltou a bater recorde. Depois de oito meses consecutivos de crescimento, o setor ultrapassou o patamar de 9 milhões de participantes ativos. Esta conquista é importante pois, além de ser a primeira vez que acontece, vem no mesmo mês e ano em que o mecanismo comemora 60 anos de criação.

De janeiro a setembro de 2022, o total de consorciados apresentou evolução mensal constante. Os recordes foram ocorrendo sucessivamente, até atingir o volume mais alto da história do Sistema de Consórcios. A assessoria econômica da ABAC contabilizou 9,12 milhões de participantes ativos. Isto é 9,1% superior ao registrado um ano antes.

Acompanhe a seguir a evolução mensal do total de participantes do consórcio:

Algumas comparações ajudam a entender melhor o peso dessa conquista. Se fosse um estado brasileiro, o Sistema de Consórcios ficaria em nono lugar. Ocuparia o ranking entre Ceará, com 9,24 milhões em 2021, segundo estimativas do IBGE, e o Pará, com 8,78 milhões. E ainda seria mais que o dobro da população de Amazonas (4,27 milhões) e Espírito Santo (4,11 milhões).

Se fosse um país, o total de participantes superaria nações como Áustria, Israel e Suíça, cujas populações variam entre 8,6 e 9 milhões de habitantes. Proporcionalmente, é mais que o dobro da população da Nova Zelândia (4,8 milhões) e Uruguai (3,5 milhões). E ainda, representa metade do total de habitantes do Chile (19,12 milhões)

Participantes do consórcio por segmento

O Sistema de Consórcios está presente em diversos segmentos, mas alguns possuem participação bem superior aos demais. É o caso do consórcio de veículos leves, que concentra quase metade (46,6%) do total de participantes. Na sequência vem o consórcio de motocicletas, reunindo 27,7% do total. Depois vem o consórcio de imóveis, com 14,7%, sendo seguido por veículos pesados, com 6,3%. Completando os segmentos, vem eletroeletrônicos que concentra 2,6% do total e o de serviços, que reúne 2,1%

Veja no quadro abaixo a participação de cada segmento, no total de consorciados: 

Nos últimos dez anos, o Sistema de Consórcios enfrentou diversos quadros econômicos. Esses resultados confirmam o interesse e a confiança do consumidor. “Aliados à credibilidade dos consórcios, o total anual de participações anotou comportamento crescente. E isto ocorreu apesar do cenário, marcado pela pandemia, inflação ascendente, aumento de custos em combustíveis e alimentos, além de outras oscilações nacionais e internacionais”, finaliza o assessor econômico da ABAC, Luiz Barbagallo.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS