Como surgiu o Dia do Profissional de Consórcio?

10 . out . 2023

Sabia que os profissionais de consórcio têm um dia para chamar de seu? É o dia 09 de outubro, instituído, há mais de 30 anos, pela ABAC, associação que representa administradoras de consórcios associadas.

Em 1988, a então diretoria da ABAC resolveu premiar o profissional do ano. O regulamento para concorrer ao prêmio foi lançado em 09 de outubro daquele ano. Devido ao sucesso, o prêmio continuou sendo realizado nos anos seguintes, sempre na mesma data. Posteriormente, quando já consolidada, ela foi escolhida pela diretoria para ser o Dia do Profissional de Consórcio. 

A princípio, essa data era voltada para profissionais de vendas de consórcio, mas, com o tempo, passou a abranger todos os profissionais que atuam no setor.

“Esse grande time é o responsável pelo sucesso do consórcio. Sem a atuação ímpar de cada um, não teríamos um setor tão forte e consolidado, capaz de realizar tantos sonhos. Afinal, apenas hoje, há quase 10 milhões de brasileiros participando de grupos de consórcio. Sem considerar as tantas realizações ao longo de mais de 60 anos de existência da modalidade. A todos, nossa gratidão e reconhecimento”, diz Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Publicação da Lei dos Consórcios

Outro acontecimento contribuiu para tornar esse dia ainda mais especial. Por uma “feliz coincidência”, como revela a gerente do departamento jurídico, no dia 09 de outubro de 2008 ocorreu um importante marco histórico para o Sistema de Consórcios. Foi nesta data que foi publicada, no Diário Oficial da União, a tão aguardada Lei 11.795, mais conhecida por “Lei dos Consórcios”.

Certificação para Profissionais de consórcios

Foi também no mês de outubro, em 2018, que a ABAC lançou um projeto ousado e focado no desenvolvimento do setor: a Certificação para Profissionais de Consórcio (PCA-10)

Reconhecida pelo Banco Central do Brasil – autarquia que normatiza, coordena, supervisiona, fiscaliza e controla as atividades do Sistema de Consórcios -, a PCA-10 tem por objetivo atestar o nível de conhecimento técnico do profissional que atua com consórcio e promover boas práticas no atendimento ao cliente. 

Para ser certificado, o candidato deve adquirir uma matrícula para realizar o exame, e obter 70% de acertos no cômputo geral, obedecendo à proporcionalidade e ao peso de cada módulo, e desde que nenhum deles seja zerado. Quem quiser se preparar para a prova, pode também se matricular no Curso de Capacitação em Consórcio, também disponibilizado pela ABAC. Para saber mais sobre curso e certificação, acesse: certificacaoabac.org.br.

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , , , ,

2 respostas para “Como surgiu o Dia do Profissional de Consórcio?”

  1. Rocicler Andrade Costa disse:

    É estou deixando meu comentário de gratidão, algumas informaçoes foram novidades, apesar do tempo trabalhado com consórcio, algumas coisas foram aprendizados ou melhor está sendo aprendizado, parabénsssss.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS