Como comprar consórcio de profissional certificado pela ABAC

15 . ago . 2024

Se você deseja aderir a um consórcio para realizar seu sonho, temos uma dica importante: escolha um profissional certificado pela PCA-10, da ABAC. Atualmente, há mais de cinco mil certificados ativos por todo o Brasil. A certificação da ABAC tem apoio do Banco Central do Brasil, a autarquia que regulamenta e fiscaliza o setor.

Lançada em 2018, a PCA-10 é a primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios. Ela tem por objetivo atestar o nível de conhecimento técnico do profissional que atua com consórcio e promover boas práticas no atendimento ao cliente. 

Para ser aprovado, o profissional precisa obter a pontuação mínima nos seguintes temas: Objetivos do Consórcio e Legislação; Funcionamento e Processos; Cálculos Financeiros; e Ética e Melhores Práticas.

Como saber se o profissional é certificado

Existem duas formas de conferir se o profissional de consórcios é certificado pela ABAC.

A primeira é realizar uma pesquisa neste link, por meio do código da certificação, do CPF ou do nome completo do profissional. Essas informações devem ser solicitadas diretamente ao profissional.

A outra é solicitar ao profissional que lhe envie seu “badge”, a medalha digital oferecida pela ABAC a todos os certificados. Ela pode ser enviado por e-mail ou até mesmo por WhatsApp. Ao clicar na imagem, você será direcionado a uma página da Brasil Open Badge (emissora parceira da ABAC), onde estarão disponíveis todas as informações sobre aquela certificação, como:

  • Nome, foto e redes sociais do profissional certificado;
  • Imagem do selo (com registro da data de validade);
  • Data de emissão e de validade;
  • Código verificador do profissional;
  • Descrição da certificação e critérios de aprovação.

Como tirar a certificação

Para ser certificado, o profissional de consórcios deve entrar no site certificacaoabac.org.br, selecionar “certificação”, fazer o cadastro e comprar a matrícula para realizar o exame.

O profissional tem o prazo de 90 dias para usar a matrícula, iniciando-se no momento da compra. Para matrículas compradas por pessoas jurídicas, os 90 dias começam a ser contabilizados após a ativação pelo profissional.

O exame da certificação é realizado on-line. O conteúdo é composto por 50 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, o candidato precisa obter 70% de acertos no cômputo geral, obedecendo à proporcionalidade e ao peso de cada módulo, e desde que nenhum deles seja zerado.

A certificação tem validade de três anos, a contar da data de obtenção. Expirada a validade, o profissional terá que realizar um novo exame.

Para saber mais sobre a certificação PCA-10, clique aqui.

Curso preparatório

Além do exame de certificação, a ABAC também oferece o Curso de Capacitação em Consórcio. Seu conteúdo é dividido em 4 módulos, os mesmos do exame de certificação – motivo pelo qual ele é preparatório. 

O curso é on-line e tem carga horária equivalente a 24 horas. 

Para saber mais sobre o Curso de Capacitação, clique aqui.

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

2 respostas para “Como comprar consórcio de profissional certificado pela ABAC”

  1. Denilson disse:

    Muito obrigado pelas informações prestadas. Como posso saber se o profissional realmente é credenciado?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS