6 dicas para economizar dinheiro

05 . out . 2023

Dizem que se conselho fosse bom, a gente vendia. Mas dicas para economizar dinheiro, independente da intenção, são sempre o tipo de coisa que valem a pena a gente receber. E se você está procurando algumas formas de fazer sua grana sobrar, separamos aqui algumas pequenas atitudes que, de grão em grão, podem fazer a diferença na sua vida financeira.

1) Controle seus gastos e orçamento

Controle o valor das contas de água, luz, telefone e gás mês a mês, visando a economizar. Mantenha o registro de tudo, através de planilha, aplicativo ou até um bloco de papel – o importante é funcionar para você! Assim você terá uma visão geral dos seus gastos e poderá identificar o que é supérfluo. O objetivo deve ser sempre fazer com que as receitas sejam maiores que as despesas. Quem sabe assim você começa a construir sua reserva de emergência

2) Reflita sobre o consumidor que você é

Você já parou para pensar sobre o tipo de consumidor que você é? É do tipo impulsivo, que não pode ver uma oferta, ou consegue controlar as emoções e postergar o consumo? Existem algumas práticas que podem te ajudar a ser um consumidor mais consciente. Uma delas é pesquisar o preço de tudo, mesmo naqueles itens mais baratos. Outra é buscar oportunidades para retardar o consumo,  recorrendo às trocas, reaproveitamento e/ou conserto, buscando usufruir a duração máxima dos produtos. Outra questão importante é planejar as compras do dia a dia, como supermercados e feiras, evitando que nosso olhar seja atraído por “promoções imperdíveis”.

3) Elimine desperdícios

Uma coisa é ter despesas de consumo elevadas porque efetivamente fez uso do serviço. Outra, é pagar caro porque vive no desperdício. Seja a luz que fica acesa num quarto vazio, a torneira ligada ao lavar louça, sejam produtos que estragam na geladeira. O desperdício é ruim para o bolso e ruim para o meio ambiente.

4) Faça você mesmo

Entre as dicas para economizar, uma bem importante é o conceito de fazer você mesmo. Isso vale para aqueles serviços que poderiam ser contratados fora, como manicure, petshop ou lanches. Mas também vale quando você exercita sua criatividade e transforma as roupas que não servem ou não gosta mais, em outras peças para reutilizá-las. 

5) Influencie as pessoas a seu redor

As pessoas que estão ao seu redor, principalmente familiares e amigos, também podem fazer parte deste esforço em busca de mais economia. Incentive as pessoas da sua casa a pechincharem nas compras e também a adotar práticas mais conscientes, de economia de água, energia, menor consumo e reaproveitamento de produtos.

6) Mude hábitos

Aproveite para avaliar quais são os hábitos que podem ser transformados, buscando ganhos que sejam financeiros, mas que também possam ser mais que isso. Por exemplo, importe-se mais com a qualidade do produto do que com a grife. Quando for se mover pela cidade, vá aos lugares a pé ou de bicicleta, sempre que possível, para economizar com transporte. Ao dedicar um tempo livre com a família ou amigos, prefira programas de lazer em espaços abertos e gratuitos do que passear em shoppings ou fazer compras.


Além destas dicas para economizar dinheiro, já mostramos aqui no Blog da ABAC alguns hábitos de consumo consciente que podem mudar o nosso dia a dia e a forma que relacionamos com o planeta e as pessoas. Clique abaixo para ler:

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

6 respostas para “6 dicas para economizar dinheiro”

  1. Dayane disse:

    Muito bom

  2. Rocicler Andrade Costa disse:

    execelentes dicas,coisas que fazemos na rotina e não pensamos que estamos desperdiçando,parabéns.

  3. Davidy Lucas disse:

    Já cadastrei meu pedido para downloads da planilha, fácil de usar e de grande utilidade. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS