7 dicas para construir uma reserva de emergência

13 . jul . 2023

Você tem uma reserva de emergência? Aquele dinheiro que fica guardado para cobrir uma despesa inesperada? São situações que podem aparecer por um problema de saúde, perda de renda ou até mesmo uma demissão. Quer saber como construir sua reserva de emergência? Então este post é para você!

Se você não tem uma reserva de emergência, é bom começar agora mesmo a construir a sua. Neste post, vamos te dar sete dicas práticas para você tentar construir a sua reserva de emergência e ter alguma tranquilidade para lidar com despesas imprevistas.

Mas antes, pense sobre as perguntas a seguir. Se você perdesse o emprego hoje, por quanto tempo conseguiria se sustentar sem ter que recorrer a um empréstimo? E se tivesse que pagar um conserto de emergência em casa, você teria o dinheiro aí prontamente? Ou teria que, por exemplo, recorrer ao cheque especial ou fazer um pagamento com um cartão de crédito, mesmo sabendo que depois não teria como pagar a fatura?

Essas perguntas são para você entender se tem resiliência financeira. Ou seja, a capacidade de lidar com despesas imprevistas que podem afetar a sua renda ou seu patrimônio. Quer saber se você tem resiliência financeira? Então leia este post. Ser financeiramente resiliente te garante tranquilidade para lidar com os imprevistos. E ter uma reserva de emergência é parte crucial desse processo.

Agora vamos às sete dicas práticas para a construção da sua reserva de emergência.

1) Poupe

Mesmo sendo óbvia, essa dica é necessária. Afinal, tem gente que acha que o dinheiro se junta sozinho. Então, mesmo que seja pouco, você tem que poupar. Quanto? Aí é com você! Só você conhece  suas despesas e vai poder estimar qual o tamanho necessário ou o tamanho possível dessa reserva de emergência. Mas uma coisa é certa, se você não juntar pelo menos um pouquinho, não terá reserva nenhuma.

2) Faça seu orçamento

Você sabe quanto gasta todo mês com aluguel, condomínio, transporte, alimentação ou com o pagamento de prestações? Se você não sabe, como saberá quanto você pode poupar? Por isso é importante manter o seu orçamento em dia. Aqui no Blog da ABAC, você pode conferir algumas orientações importantes para fazer seu orçamento pessoal e familiar

3) Pague-se primeiro

Esta dica pode parecer esquisita, mas é bem simples. Não adianta esperar o fim do mês para poupar o que sobrar. Por quê? Porque não sobra. Se o dinheiro está disponível na conta, você gasta. Então, o melhor momento para poupar é quando o dinheiro cai na conta antes de qualquer coisa, até mesmo de pagar as despesas. Caiu o dinheiro na conta? Separa lá aquela reserva na hora e esquece que aquela reserva existe. Poupe nem que seja um pouquinho, poupe nem que seja apenas R$10.

4) Comprometa-se

É necessário criar o hábito de poupar, mesmo que seja pouco. E é por isso que você tem que guardar o dinheiro antes de qualquer coisa até mesmo de pagar as despesas. Porque se não for assim, você vai poupar quando der e geralmente não dá. E aí você não cria com você mesmo o compromisso de poupar.

5) Priorize

Para poupar mais, ou mesmo para conseguir poupar, talvez seja necessário reavaliar seus gastos e cortar aquilo que não traz valor. Veja se seus gastos são necessários e se eles estão alinhados com o que você quer no curto, no médio e no longo prazo. Por exemplo, no curto prazo, em três meses, você quer comprar uma bicicleta. E no médio prazo, daqui a um ano, você quer fazer uma viagem. E no longo prazo, você quer ter uma aposentadoria. Você tem que avaliar que esses gastos não vão prejudicar seus planos.

6) Desapegue

Muitas vezes a gente guarda em casa coisas que não usamos, mas que ainda tem valor. Talvez você possa vender algumas coisas que você já não usa, mas que poderiam gerar uma renda extra para colocar na reserva de emergência.

7) Invista

Não é recomendado pegar o dinheiro que você poupa e guardar embaixo do colchão ou deixar ele estacionado numa conta corrente sem qualquer rendimento. Com o tempo e a inflação, o dinheiro vai perdendo o poder de compra. Então você precisa investir a sua reserva para garantir algum rendimento para ela, mesmo que seja pouco. Como? Analise seus investimentos a partir de três características básicas: liquidez, rentabilidade e segurança.

Características para investir

A liquidez é a possibilidade de você contar com aquele recurso rapidamente. A sua reserva tem que ter liquidez, pois ela precisa estar disponível no momento em que você precisar dela – e você não sabe quando isso vai acontecer. Já a rentabilidade é quanto aquele dinheiro vai render num determinado período. E aí entra a terceira característica, que é a segurança, o risco envolvido naquele investimento. A sua reserva não pode ser aplicada em investimento de alto risco, é melhor priorizar aqueles mais seguros, mesmo que tendam a ter uma rentabilidade menor, porém mais regular.

A sua reserva tem que render, tem que ter rentabilidade. Mas aí entra a terceira característica, que é a segurança. É o risco envolvido naquele investimento. Normalmente, os investimentos que prometem uma rentabilidade maior, também apresentam um risco maior. E a sua reserva de emergência não pode ser aplicada no investimento de risco alto, ok? Para construir a sua reserva de emergência, é melhor priorizar aqueles investimentos mais seguros, mesmo que eles tendam a ter uma rentabilidade menor, porém mais regular ao longo do tempo. 

Avalie todas essas características e decida o que é melhor para você. A quantidade a ser poupada é muito pessoal, pois só você consegue avaliar o quanto consegue poupar todo mês e o quanto precisa juntar para lidar com os imprevistos, especialmente aqueles que considerar mais prioritários ou mais emergenciais.

Este conteúdo foi elaborado com informações do episódio 79 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir, assista abaixo:

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , , , ,

Uma resposta para “7 dicas para construir uma reserva de emergência”

  1. Adriana martins de sousa disse:

    Grandes oportunidades devem ser aproveitadas por isso entra no conssorcio e uma grande chance de aproveitamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS