Mais de 6 mil profissionais de consórcios certificados pela PCA-10

09 . mar . 2023

A certificação PCA-10, oferecida pela ABAC com apoio do Banco Central do Brasil, já certificou mais de 6 mil profissionais de consórcios, desde seu lançamento, em 2018. Somente em 2022, mais de 1700 profissionais foram reconhecidos pela entidade.

A PCA-10 é a primeira certificação exclusiva do Sistema de Consórcios. Ela tem por objetivo atestar o nível de conhecimento técnico do profissional que atua com consórcio e promover boas práticas no atendimento ao cliente. 

Como tirar a certificação

Para ser certificado, o candidato deve comprar uma matrícula para fazer o exame. Basta entrar no site certificacaoabac.org.br, selecionar “certificação”, fazer o cadastro e realizar a compra.

O profissional tem o prazo de 90 dias para uso da matrícula, iniciando-se no momento da compra. Para matrículas compradas por pessoas jurídicas, os 90 dias começam a ser contabilizados após a ativação pelo profissional.

Se o candidato não realizar suas tentativas em até 90 dias, a contar da data de sua matrícula, esta perderá validade para todos os fins e o cadastro será inativado, sendo necessária a compra de nova matrícula para ativação.

Para saber mais sobre a certificação PCA-10, clique aqui.

O exame

O exame da certificação é realizado on-line. O conteúdo é composto por 50 questões de múltipla escolha, divididos em quatro módulos: Objetivos do Consórcio e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas.

Para ser aprovado, o candidato precisa obter 70% de acertos no cômputo geral, obedecendo à proporcionalidade e ao peso de cada módulo, e desde que nenhum deles seja zerado. A certificação tem validade de três anos, a contar da data de obtenção. Expirada a validade, o profissional terá que realizar um novo exame.

Badge (certificado digital)

Os profissionais de consórcios aprovados na PCA-10 recebem um badge – uma espécie de medalha virtual que garante sua autenticidade. Ao clicar na imagem, o consumidor é direcionado ao portal da Brasil Open Badge, onde pode verificar todas as informações relacionadas àquela certificação, como data de emissão, validade e código de verificação.

Saiba mais sobre o badge aqui.

Curso preparatório

Além do exame de certificação, a ABAC também lançou o Curso de Capacitação em Consórcio, adequado tanto para quem já atua, quanto para quem deseja atuar no Sistema.

O curso é on-line e tem carga horária equivalente a 24 horas. Seu conteúdo é dividido em 4 módulos, os mesmos do exame de certificação – motivo pelo qual ele é preparatório. São eles: Objetivos do Consórcio e Legislação, Funcionamento e Processos, Cálculos Financeiros e Ética e Melhores Práticas. Ao final de cada módulo, o aluno realiza um simulado de 10 questões, no mesmo formato da certificação.

Para saber mais sobre o Curso de Capacitação, clique aqui.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , ,

2 respostas para “Mais de 6 mil profissionais de consórcios certificados pela PCA-10”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS