Publicado em 14/06/2016 as 17:22H
Consórcio de A a Z

Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?

Teve um imprevisto e não está mais podendo pagar as prestações do consórcio? Foi contemplado e deseja vender sua cota? Ou simplesmente mudou os planos e não deseja continuar no grupo? Seja qual for a situação, saiba que é possível transferir seu contrato de consórcio para outra pessoa. Entenda e confira as recomendações da ABAC.

Na transferência de contrato, você passará todos os seus direitos e obrigações ao novo titular. Por isso, é importante analisar as possibilidades e estar seguro antes de fazer qualquer negociação. Isso porque pode haver outra solução, por exemplo: se você está com dificuldades no pagamento, sua administradora de consórcios poderá reduzir o valor do seu crédito e, assim, diminuir o valor da sua prestação. Já se seus objetivos mudaram e você deseja adquirir outro bem ou serviço, a administradora poderá aumentar o valor do seu crédito. Logo, antes de tomar qualquer decisão, procure sua administradora ou analise bem todas as possibilidades.

Mas se você está certo de que deseja transferir seu contrato de consórcio, algumas orientações podem ajudá-lo a fazer um negócio seguro e satisfatório.

Contrato

Primeiramente, você deve conferir no contrato se a transferência de cota está prevista e quais suas condições – como pagamento de taxa. Leia Check list para assinar um contrato de consórcio. Em geral, ela é permitida para cota contemplada ou não. No caso de não contemplada, a administradora analisará a capacidade financeira do novo titular. Já em caso de contemplação, além da capacidade financeira, a administradora solicitará garantias.

Venda 

A venda da cota de consórcio pode ser feita diretamente pelo consorciado ou pela administradora, mediante autorização, caso ela ofereça esse serviço a seus clientes. Se optar por realizar a venda diretamente, tenha cautela ao fornecer informações pessoais ou de identificação (como número do grupo e da cota) para terceiros. Você pode informar dados gerais, como regulamentos do grupo, percentuais já pagos e saldo devedor, mas, por segurança, dados restritos devem ser fornecidos, preferencialmente, na sede ou filial da empresa.

Um ponto bastante importante é que cabe à administradora de consórcio a aprovação da transferência, com base da análise na capacidade financeira e das garantias (no caso de cota contemplada) do novo titular. Logo, antes de aceitar qualquer pagamento, aguarde a confirmação da empresa.

Por fim, ao fechar negócio, é recomendável que você firme um contrato à parte com o comprador da cota, registrando o que foi acordado, como valores, forma e data de pagamento.

Negocie 

Para definir o valor da venda, considere não apenas o percentual do preço do bem ou serviço pago até o momento, como também seu valor atual.  Caso o crédito tenha sido corrigido nesse período, o valor de mercado da sua cota poderá ser maior do que a quantia que você pagou por ela. Dessa forma, você terá mais flexibilidade na negociação.

Transferência x desistência 

Ao desistir de uma cota de consórcio, você estará sujeito às penalidades pela quebra de contrato e precisará aguardar a contemplação por sorteio para restituir a quantia paga referente ao fundo comum. A transferência do contrato de consórcio, apesar de também estar sujeito à cobrança de taxa, se constar no contrato, é uma boa opção para reaver o valor pago com mais agilidade.

Viu como o consórcio é uma modalidade flexível? Ela se adapta facilmente às suas necessidades. Para aproveitar todas as oportunidades, é importante conhecer bem seu funcionamento e, para isso, conte sempre com a ABAC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

107 comentários sobre “Posso transferir meu consórcio para outra pessoa?”

  1. Maria Dalva disse:

    No caso se eu não consequir passa o numero da cota pra minha culssultora o que eu faço

    1. ABAC disse:

      Olá, Dalva. Você poderá saber o número da sua cota no seu contrato de adesão ou solicitando à sua administradora. Abraços!

  2. Sheila de Jesus Macedo disse:

    eu preciso que vocês aí da multimarcas consórcios entre em contato com migo pofavou poque eu não tenho mais interesse em participar poque mim pornetero que minha carta sairia eu dei o lance mesmo assim não saiu eu não entendi porque desse lace tão alto sim meu. Valor do crédito não foi tão alto assim para esse lance ser tão alto não entendi porque isso

    1. ABAC disse:

      Olá, Sheila. Como vai?

      Esse blog é da ABAC, a associação que representa as empresas de consórcios do país. Para falar com a Multimarcas Consórcios, você deve entrar em contato diretamente com a administradora: http://multimarcasconsorcios.com.br/fale-conosco/.

      Sobre lance, a ABAC esclarece que não é possível prever qual oferta será a vencedora, pois os demais consorciados do grupo podem oferecer os valores que desejarem. O que a administradora pode fazer é informar um valor médio, porém, mesmo que você oferte esse valor, não há garantias de contemplação. Saiba mais sobre lances neste post: http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/conheca-os-diferentes-tipos-de-lance-no-consorcio-2#blog.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Abraço!

  3. Sheila de Jesus Macedo disse:

    Sim minha carta de crédito foi de 30 000 mil não era para o meu lace ser mais ou menos 16 pó certo e poque vocês pidiro 80 pó certo senho que 5 000 era do lace

  4. ualas disse:

    Fui aki em uma representante da multimarcas eles min garantiram qui si eu der 2000 no.mês seguinte eu recebo os 60.000 qui tou presisando isso é verdade ou lorota ?

    1. ABAC disse:

      Wallas, todos os consorciados em dia com o pagamento de parcelas têm o direito de participar do sorteio de contemplação. Assim, não é possível saber quem será o contemplado na assembleia. Também não é possível garantir quem será o vencedor do lance, porque poderá haver oferta de outros interessados.

      Abraços

  5. Teodoro disse:

    Recentemente comprei uma cota de consórcio de um terceiro e quando o valor apareceu na minha conta pensei que era o valor de duas parcelas mas não eram as taxas por eu ter adquirido o consórcio Minha parcela normal é de 975,00 e veio um montante na minha conta no Valor de 1920,00 quer dizer que esse restante são de taxas o que eu faço não estava preparado pra isso, me ajude!!!!

    1. ABAC disse:

      Olá, Teodoro.

      Todas as taxas cobradas no consórcio devem constar obrigatoriamente do contrato de adesão. Entre em contato com sua administradora para saber exatamente do que lhe foi cobrado e confira se essas cobranças estão previstas no contrato. É muito importante, no momento da adesão, ler atentamente todas as cláusulas para conhecer e entender as regras de funcionamento do seu grupo.

      Para qualquer outra dúvida, estamos à disposição!

      Abraços

  6. Como fazer pra vender meu consórcio

    1. ABAC disse:

      Olá, Admilson.

      Você deve procurar uma pessoa interessada para transferir a cota do consórcio. Encontrando essa pessoa, a transferência da cota somente deverá ser realizada com aprovação da empresa de consórcio, já que esta analisa a capacidade de pagamento do interessado.

      Abraços

  7. Henrique Chastinet disse:

    Olá. Gostaria de saber se, depois de contemplada a carta e depois de adquirido o imóvel, é possível transferir o saldo devedor para uma terceira pessoa que se interesse em adquirir o imóvel?

    1. ABAC disse:

      Olá, Henrique.

      Sim, é possível, desde que a empresa de consórcio aprove a transferência do contrato.

      Abraço

  8. Hudson disse:

    Ola Boa tarde! O que é necessário para assumir um consorcio de outra pessoal? Tenho que apresentar renda? igual o financiamento. E quantos sai a taxa para transferência ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Hudson.

      Conforme explicado no texto, a transferência deverá ocorrer de acordo com o estabelecido no contrato, e está sujeita à aprovação da empresa de consórcio. Portanto, cada Administradora tem a sua política para análise de cadastro ou de crédito, em caso de contemplação da cota. Por fim, só será cobrança de taxa de transferência se essa estiver mencionada no contrato.

      Para qualquer outro esclarecimento, estamos à disposição.

      Abraço

  9. Ola meu nome e Antonio carlos fiz um consorcio no nome da minha sogra e quando fiz a administradora me falou que poderia tranferilo em seguida mas tem uns tres mes que estou tentado e eles so fica recusando minha proposta pois minha parcela e de 605 reais e comprovei renda de 2.000 mil o que faço

    1. ABAC disse:

      Olá, António.

      Para que possamos ajudá-lo, precisamos de mais informações. Por favor, enviei para o e-mail falecom@abac.org.br o nome da administradora de consórcios, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso.

      Abs

  10. Alessandro Lapa disse:

    Gostaria de saber se para transferir meu consórcio para outra pessoa, ela contendo restrição no cpf seria possível ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Alessandro.

      Cada administradora tem a sua política para avaliação da capacidade financeira do interessado para autorizar a transferência, como também para liberação do crédito quando da contemplação, caso ainda a cota ainda não tenha sido contemplada. Portanto, entre em contato com sua administradora de consórcio.

      Abraços!

  11. Fausto Carvalho disse:

    Adquiri um consórcio(carro) no Bradesco, dei lance e fui contemplado, peguei o bem(moto) e agora depois de 1 ano de uso quero vender a moto, só que ainda tem parcelas do consórcio para pagar. Minha duvida, tenho que quitar o consorcio pra vender a moto ou consigo vender mesmo restando algumas parcelas pra pagar?

    1. ABAC disse:

      Olá, Fausto.

      É possível vender a motocicleta desde que, e a critério da administradora, você apresente um bem de valor suficiente para garantir o seu saldo devedor. Caso você não tenha ou não queira apresentar outra garantia, a cota deverá ser quitada.

      Abraços

  12. Junio disse:

    Estou fazendo uma transferecia de consorcio pro meu nome enviei a teansferencia assinado e tudo pra loja , so que nao foi feita o reconhecimento de firma , oque posso fazer agora? Obg

    1. ABAC disse:

      Olá, Junio.

      Se o reconhecimento da sua firma no documento de transferência é procedimento obrigatório, procure novamente a Administradora de Consórcios para receber as devidas orientações quanto a regularização deste procedimento.

      Abraços

  13. Romario Domingos disse:

    Quero compra uma carta de crédito contemplada , tô com preça , quantos dias leva para passar a carta pro meu nome?

    1. ABAC disse:

      Olá, Romário.

      Cada Administradora tem a sua política interna para análise do cadastro do interessado em adquirir uma cota de consórcio, razão pela qual não podemos afirmar com segurança o prazo para finalização deste procedimento. Recomendamos a leitura do post “Compra e venda de cota contemplada é legal?” (http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/compra-e-venda-de-cotas-contempladas-e-legal#blog).

      Abraços

  14. Jairo Aguiar disse:

    Bom dia, tenho um consórcio na empresa Bradesco no valor de R$30.000,00 já contempla e adquirido o bem, (carro ), faltando apenas 50℅ para terminar de pagar. Pergunta consigo transferir está dívida pra outra pessoa que quer compra meu carro que está alienado ao consórcio Bradesco? Obrigado

    1. ABAC disse:

      Olá, Jairo.

      A transferência é possível. Recomendamos a leitura do post “Posso transferir meu contrato para outras pessoa?”, onde damos dicas referentes a contrato, negociação de valores, dentre outros. (http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/posso-transferir-o-meu-consorcio-para-outra-pessoa#blog).

      Abraços

  15. Sergio Vieira disse:

    Fui contemplado em um consórcio da caixa, e não tenho restrição no meu nome, tu em dias é não liberam o crédito?

    1. ABAC disse:

      Olá, Sérgio.

      Para que possamos ajudá-lo, precisamos de mais informações. Por favor, enviei para o e-mail falecom@abac.org.br o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso.

      Abraços

  16. lia fernandes disse:

    Estou desolada.A anis pago consorcio de imóvel. Nas minhas contas já paguei em torno de 40 mil.Fui contemplada por lance de 35 mil e 30% do embutido.uma cota de 200mil.Me disseram que em seis meses posso pegar em espécie. Optei em continuar pagando a mesma quantia que vinha pagando, ou seja houve redução do prazo pra 68 meses. Somando o que eu paguei mais meu lance dado fica mais seis meses pagando da em torno de 84mil reais.Eles estão me dizendo que só vou receber 40mil reais? Como assim??? Não consigo entender essa conta.Alguem pelo amor de Deus me ajuda! Estou desesperada em perder tanto dinheiro.Onde posso encontrar uma acessoria pro meu problema? Obrigada! Deus os abençoe quem me ajudar….

    1. ABAC disse:

      Olá, Lia.

      Para que possamos ajudá-la, precisamos de mais informações. Por favor, enviei para o e-mail falecom@abac.org.br nome da administradora de consórcios, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso.

      Abraços

  17. Robson Nunes disse:

    Preciso de repassar meu consócio queria q os me ajudasse por gentileza

    1. ABAC disse:

      Olá, Robson.

      A ABAC não intermedeia transferências de contratos. Recomendamos a leitura do post “Posso transferir meu contrato para outras pessoa?”, onde damos dicas referentes a contrato, negociação de valores, dentre outros. (http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/posso-transferir-o-meu-consorcio-para-outra-pessoa#blog).

      Abraços

  18. sou obrigado pagar alguma taxa ao vendedor de consórcio,quando estou transferindo minha cota não contemplada a outro consorciado que indiquei?

    1. ABAC disse:

      Olá,

      O consorciado estará sujeito ao pagamento da taxa de transferência à Administradora, desde que previsto em contrato.

      Abraços

  19. Deividson de Oliveira Rosa disse:

    Troquei de carro,(tinha um veículo Ford ranger alienado a carta de crédito e troquei por um Grande Siena)aí passei a carta de crédito para esse veículo,no entanto foi cobrado uma taxa de R$500,00; é certo isso? Achei um absurdo!

    1. ABAC disse:

      Olá, Deividson.

      Existem custos para a substituição de uma garantia. No seu caso, a administradora teve que elaborar e registrar um novo contrato de alienação fiduciária, bem como providenciar a baixa do gravame do Ford Ranger perante o DETRAN. Portanto, se previsto em contrato, a administradora poderá cobrar para executar a substituição de uma garantia, bem como repassar os valores para registrar o novo contrato de alienação fiduciária.

      Abraços

  20. Marco antonio santos e santos disse:

    uma pessoa comprou meu carro usando uma carta de credito, eu decidi comprar o carro de volta assumindo o consorcio,
    qual o procedimento geral neste caso? tanto na esfera do consorcio quanto na esfera do detran local?
    quanto costuma custar a tranferencia?

    1. ABAC disse:

      Olá, Marco Antonio.

      Nesse caso, você deverá transferir o contrato de consórcio para seu nome, sujeito à aprovação do seu cadastro pela Administradora. Após a aprovação da transferência do contrato, será firmado o Contrato de Alienação Fiduciária, que será registrado no Detran. A Administradora é que lhe dará todas as informações sobre o registro no Detran, bem como sobre os custos da transferência.

      Abraço

  21. André carlos disse:

    Eu ja fui contemplado ja estou com o carro e quero passa pois estou sem condições de paga ja paguei mais de 50%

    1. ABAC disse:

      Olá, André.

      Primeiramente, você deverá entrar em contato com sua Administradora de Consórcios, já que esta poderá apresentar alguma alternativa para o seu caso. Por outro lado, você também poderá tentar negociar o veículo com terceiro, porém, é obrigatória a transferência do contrato de consórcio junto à Administradora. Lembramos que essa transferência depende de aprovação expressa da Administradora.

      Abraço

  22. eriques disse:

    boa noite,fui contemplado estou com a carta de credito,moro na bahia mas o carro eu quero compra em brasilia e nao posso ir agora meu tio mora la em brasilia tem como fazer essa compra pra mim.

    1. ABAC disse:

      Olá, Eriques.

      Você deverá entrar em contato com a Administradora de Consórcios para, expondo essa situação, obter maiores detalhes.

      Abraço

  23. Paulo disse:

    Tenho um consórcio contemplado e quitado, entretanto nao consigo transferir pois a pessoa não tem score. Esta ação do banco é legal. Onde posso recorrer desta ação?

      1. ABAC disse:

        Oi, Paulo!

        Sua dúvida acabou de ser respondida!

        Abraços

    1. ABAC disse:

      Olá, Paulo.

      A Administradora tem o dever de verificar a capacidade financeira do interessado em adquirir a cota. Recomendamos que você peça maiores esclarecimentos à Administradora em relação ao score apresentado.

      Abraços

  24. LEANDRO CARVALHO DE SA disse:

    TENHO UM COSORCIO ALIENADO AO MEU VEICULO, VENDI O VEICULO PARA UM RAPAZ E ELE JA TENTOU TRANSFERIR O CONSORCIO PARA 3 PESSOAS MAIS NAO APROVA A FICHA E AS PESSOAS NAO TEM RESTRIÇOESOQUE EU FAÇO, NAO TAMOS ENTENDENDO MAIS NADA,

    1. ABAC disse:

      Olá, Leandro.

      Para que possamos ajudá-lo, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o nome da administradora de consórcios, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso.

      Abraços

  25. MARCO AURELIO CANDIDO DE SOUZA disse:

    Fui contemplado por lance, mas agora estou desempregado e quero transferir meu consórcio. Posso? Está em dia

    1. ABAC disse:

      Olá, Marco Aurélio.

      Sim, é possível transferir o contrato.

      Abraços

  26. wagner barbosa de oliveira disse:

    Boa tarde , me chamo Wagner e gostaria q vcs me tirem uma dúvida eu tenho um consórcio de uma moto e estou vendendo-a a outra pessoa como posso agir nessa situação pois o comprador irá assumir as parcelas restantes

    1. ABAC disse:

      Olá, Wagner.

      O consorciado poderá a qualquer tempo transferir o Contrato e a respectiva cota a terceiro, através de Termo de Cessão e Transferência fornecido pela Administradora de Consórcios e mediante anuência expressa desta. Lembramos que a Administradora também deverá aprovar as garantias oferecidas pelo pretendente, caso já tenha ocorrido a contemplação.

      Abraços

  27. Gustavo disse:

    Olá, boa noite!
    Tenho uma dúvida referente a carta contemplada.
    Fiz a aquisição de 2 cartas, um de 14.000,00 e outra de 16.000,00 totalizando 30.000,00 pra comprar um automóvel.
    Uma dessas cartas ja foi contemplada. A administradora disse que a outra ainda não foi contemplada por conta de uma margem de 0,34%, e que eu estou na lista de suplência para ser contemplado, mas isso ainda não aconteceu. A adm pediu um prazo de 10 dias, mas ja se passaram 15.
    A minha dúvida é: Eu consigo comprar um caro de 30.000,00 usando a carta contemplada de 16.000,00 e assim que a outra for contemplada quitar o restante?
    Vejo informações na internet que isso pode ser feito e em outros portais dizem que não, e eu ligo na central da adm que é a caixa e cada um diz uma coisa.

    No aguardo de um retorno.

    1. ABAC disse:

      Olá, Gustavo.

      Se as contemplações fossem simultâneas e o saldo devedor das duas cotas fosse igual ou superior ao valor do bem que está sendo adquirido, a operação poderia ser realizada, desde que autorizada pela administradora, pois o veículo ficaria alienado para garantir o pagamento do saldo devedor das duas.

      Porém, como a contemplação não foi simultânea, é pouco provável que essa operação seja possível, em virtude da dificuldade. Em primeiro lugar, o vendedor teria que aceitar aguardar a contemplação para receber o restante do pagamento, o que pode ocorrer até o encerramento do seu grupo. Ainda, quando a segunda cota for contemplada, seria necessário considerar o valor atualizado do veículo adquirido para saber se ele oferecerá garantias suficientes para as duas cotas.

      Abraços

  28. Jean disse:

    Tenho um consórcio do BB quitado e quero transferir pra outra pessoa. Estão dizendo que não posso só se a outra pessoa abrir conta no BB. Me ajudem por favor. Obrigado

    1. ABAC disse:

      Olá, Jean.

      O consorciado poderá a qualquer tempo transferir o Contrato e a respectiva cota a terceiro, mediante anuência expressa da Administradora. Tratando-se de transferência de cota contemplada, a Administradora avaliará a capacidade econômica do pretendente, bem como analisará as garantias oferecidas para sua aprovação ou não. Contudo, o pretendente na aquisição da cota não está obrigado a abrir uma conta bancária no Banco do Brasil.

      Abraços

  29. Flávio disse:

    Tenho um consórcio contemplado do banco Bradesco, estou tentando vender o mesmo para um amigo, mas a gerente da minha conta, falou que não posso transferir esse consórcio para outra pessoa, pois estou com inadiplência na conta corrente da Pessoa Jurídica, sendo que comprei o consórcio em meu nome ou seja, pessoa física. Pergunto, o banco pode impedir a transferência do meu consórcio pessoa física para outra pessoa, por eu estar devendo na conta pessoa jurídica?

    1. ABAC disse:

      Olá, Flávio.

      Esclarecemos que a pessoa jurídica não se confunde com a pessoa física do sócio que a integra. Deste modo, a Administradora de Consórcios não pode impedir a transferência da cota como pessoa física para terceiro, pelo fato de a conta corrente da pessoa jurídica estar inadimplente. Mais informações poderá ser solicitada pelo e-mail falecom@abac.org.br, indicando o número do grupo e da cota e um telefone de contato.

      Abraços

  30. Gilmar Silva disse:

    Bom dia!
    Tenho uma cota veiculo contemplada pelo itau consorcio, esta disponivel desde 08/2015, verificando as possibilidades, pensei em vender para particular, mas como vi nos posts abaixo, achei meio complicado pois, a administradora tem que aprovar etc..compensa eu negociar com o itau e receber o valor corrigido e continuar pagando? devo 6.550,00 minha carta e de 40.000,00 em 2015 dei um lance embutido e fui contemplado.. pode me dar uma dica por favor! Grato

    1. ABAC disse:

      Olá, Gilmar.

      É possível utilizar o valor do crédito para quitar o saldo devedor e resgatar a diferença em dinheiro, uma vez que sua contemplação ocorreu há mais de 180 dias. Vale destacar que você receberá o valor em vigor no dia da contemplação somado aos rendimentos financeiros até a data de sua utilização ou retirada. Para obter informações referentes ao valor total disponível, entre em contato com administradora. Assim, você estará apto para tomar uma decisão.

      Abraços

  31. devair roberto disse:

    tem como fazer a transferencia de uma moto de consorcio ja contemplada para o nome de outra passõa

    ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Devair.

      A transferência é possível, porém estará sujeita à aprovação da Administradora de Consórcios, que avaliará a capacidade financeira e as garantias apresentadas pelo interessado.

      Abraço

  32. Vanderlei disse:

    Oi..bom dia..
    Quanto custa em média uma transferência de consórcio…?
    E mais quais as empresas de consórcio praticam as menores taxas de administração hoje..
    Grato pela atenção…
    No aguardo..
    Vanderlei

    1. ABAC disse:

      Olá, Vanderlei.

      O Departamento de Atendimento ao Consumidor da ABAC somente esclarece dúvidas sobre a legislação pertinente ao Sistema de Consórcios, não fazendo pesquisas quanto às taxas praticadas pelas Administradoras.

      Abraço

  33. Zuleide lima silva disse:

    Eu fui comtenplado no consórcio honda e quero trasfiri o consocio para outra pessoa. Mas essa pessoa tem score baixo . Tem como passa meu consórcio para essa pessoa ????

    1. ABAC disse:

      Olá, Zuleide.

      A Administradora tem o dever de verificar a capacidade financeira do interessado em adquirir a cota. Recomendamos que você peça maiores esclarecimentos à Administradora em relação às possibilidades da transferência para o interessado na cota.

      Abraço

  34. Carlos disse:

    Fiz um consórcio imobiliário através do banco Itaú e em dezembros dei um lance embutido, mais um valor em dinheiro e tive a contemplação por lance. Agora passado 180 dias fui resgatar em espécie os valores e o banco me oferece após quitar todas as taxas um valor abaixo da metade do que já paguei, menor até do q o lance dado em dezembro! Gostaria de um apoio sobre o que realmente é passível de cobrança ao se finalizar um consórcio antes do término e se existe um percentual máximo ou mínimo de resgate sobre os valores pagos. Desde já agradeço.

    1. ABAC disse:

      Olá, Carlos.

      Para que possamos ajuda-lo, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a Administradora para apurar o seu caso.

      Abraços

  35. tms disse:

    Se não tenho mais interesse no consorcio posso pedir a devolução dos valores pagos?caso haja algum desconto qual o valor macimo

    1. ABAC disse:

      Olá.

      O consorciado desistente terá direito à restituição da importância paga ao fundo comum (que é o valor destinado à compra do bem), quando de sua contemplação pela modalidade sorteio. Vale registrar que não serão restituídos os valores pagos referentes à taxa de administração e fundo de reserva e/ou seguros, se contratados, e é possível ainda que seja aplicada uma cláusula penal por quebra do contrato.

      Abraço

  36. Ítalo Rafael disse:

    Boa tarde! Me tirem uma dúvida, estou querendo comprar uma moto a um.colefa e ela ainda está sendo paga, foi comprada no consórcio yamara, posso transferir o consórcio pra meu nome, como faço essa questão, vai ser cobrado alguma taxa?

    1. ABAC disse:

      Olá, Ítalo.

      A transferência do contrato de consórcio poderá ser realizada e é obrigatória junto a Administradora. Vale registar que a transferência estará sujeita à aprovação da Administradora, que avaliará o cadastro e a capacidade de pagamento do interessado em adquirir a cota. A Administradora poderá cobrar uma taxa de transferência, desde que essa esteja estipulada no contrato do atual consorciado.

      Abraço

  37. Lucas disse:

    Tenho um consorcio. Mas no entanto, achei uma pessoa com capacidade de assumir ( inclusive já até aprovado no banco) , mas no entanto me disseram que não posso fazer nada no dia da assembleia do meu consorcio, nem em um dia antes, nem no dia depois da assembleia. Isso é verdade?

    1. ABAC disse:

      Olá, Lucas.

      A legislação nada diz a respeito, esta é uma questão operacional. Recomendamos que verifique o contrato.

      Abraço

  38. Alex disse:

    To querendo comprar um carro e ele é de consórcio. Tem como pedir pra eles verem quanto fica pra quitar? Posso pedir desconto?

    1. ABAC disse:

      Olá, Alex.

      Somente o consorciado poderá solicitar junto à Administradora o saldo devedor para quitação da cota. Quanto ao desconto, o consorciado pode solicitar, porém a Administradora não é obrigada a diminuir a sua taxa de administração.

      Abraço

  39. Ancelmo disse:

    Olha eu desistir do contrato da Chevrolet e fiquei sem pagar uma parcela eles querem que eu pago ela pra da baixa no meu contrato isso e correto eu não fui me enformado disso

    1. ABAC disse:

      Olá, Ancelmo.

      Se você é consorciado desistente não contemplado, não precisa pagar as prestações atrasadas.

      Abraço

  40. Sidnei oliveira disse:

    Olá, estou transferindo um consórcio já contemplado de terceiro, mas o dono do consórcio pede pra eu responder um questionário com todos os meus dados pessoais e mil reais de sinal pra ser depositado em sua conta. Gostaria de saber se está correto esse procedimento ? Agradeço desde já, obrigado.

    1. ABAC disse:

      Olá Sidnei.

      A transferência do contrato de consórcio depende de aprovação da Administradora de Consórcios, que avaliará o cadastro, a capacidade financeira e as garantias apresentadas pelo interessado em adquirir a cota. Recomendamos que, acompanhado do proprietário da cota, compareça à Administradora e não antecipe valores.

      Abraço

  41. Inácio Spinoza disse:

    Olá meu nome é Inácio.
    Vou comprar uma carta de crédito já contemplada, o vendedor disse que depois da transferência após 10 dias que poderei adquirir o bem (veículo).
    Isso procede?

    1. ABAC disse:

      Olá, Inácio.

      A transferência do contrato de consórcio depende de aprovação expressa da Administradora. Caso aprovado, a administradora ainda solicitará apresentação de garantias para que a liberação do crédito. Não é possível saber o prazo término desses procedimentos.

      Abraço

  42. Amaury disse:

    bom dia,estou finalizando a compra de um consorcio contemplado e que já esta pago 75%,do valor,hoje graças á Deus ,estou com minha situação financeira em ordem,porem o banco Bradesco negou á transferência do consorcio para meu nome.Sou taxista e preciso compra um carro e o meso tem que estar em meu nome?Me ajudem por favor

    1. ABAC disse:

      Olá, Amaury.

      Realmente, a transferência do contrato de consórcio depende de aprovação da Administradora de Consórcios. Entretanto, o Departamento de Atendimento ao Consumidor da ABAC não pode interferir na política interna de avaliação da Administradora de Consórcios no que se refere ao não à aprovação ou não de transferência de contrato.

      Abraço

  43. vanessa vieira dos santos disse:

    Bom dia gostaria de saber se eu consigo fazer a transferencia da carta de credito via on line ??

    1. ABAC disse:

      Olá, Vanessa.

      Não é possível transferir o contrato de consórcio via on-line. Isso porque, tanto o atual consorciado quanto o interessado em adquirir a cota deverão preencher e assinar um Termo de Transferência. Lembramos que a transferência do contrato de consórcio depende da aprovação expressa da Administradora, que avaliará o cadastro, a capacidade financeira e garantias oferecidas pelo interessado em adquirir a cota.

      Abraço

  44. Roberto carneiro disse:

    Bom dia. Estou tentando assumir um consórcio já contemplado do banco do Brasil, pra minha surpresa, meu gerente “Sandro” que é do banco do Brasil também, não sabe como realizar essa transação, tendo vista q se trata de uma carta contemplada. Sou correntistas do BB minha agência é em são Pedro da Aldeia-RJ. Poderia me ajudar como proceder? No caso se eu fizer um contrato/ procuração no cartório, passando os direitos do terceiro para mim terá valor no final? Ou eu poderá ter problemas?? Desde já agradeço

    1. ABAC disse:

      Olá, Roberto.

      Em regra, nas agências do Banco do Brasil, poderá ser obtido o Termo de Transferência de contrato de consórcio, para preenchimento e assinaturas do cedente e do cessionário. Por outro lado, o atual consorciado também poderá, através de procuração pública lavrada em Cartório, outorgar poderes específicos para transferir o contrato de consorcio ao senhor, indicando o nome da Administradora de Consórcio e o número do grupo e cota. Essa procuração deverá ser entregue ao gerente da agência do Banco do Brasil para encaminhamento à Administradora de Consórcios. Lembramos que a transferência do contrato de consórcio depende da aprovação expressa da Administradora, que avaliará o seu cadastro, a sua capacidade financeira e as garantias oferecidas.

      Abraço

  45. Rodrigo Tomaz disse:

    Tenho uma carta de crédito que foi interrompida, posso transferir ela para outra pessoa com o valor que eu já paguei?

    1. ABAC disse:

      Olá, Rodrigo.

      A transferência do contrato de consórcio depende da aprovação expressa da Administradora.

      Abraço

  46. GIOVANNI RICHARD MANZO disse:

    Amigo comprei um carro com o consorcio do banco BB de outro pessoa, o recibo ja esta assinado e em maos, qual procedimento para transferencia da divida e do carro para meu nome

    1. ABAC disse:

      Olá, Giovanni.

      Nas agências do Banco do Brasil, poderá ser obtido o Termo de Transferência de contrato de consórcio, para preenchimento e assinaturas do atual consorciado e do interessado em adquirir a cota, bem como a relação dos documentos que deverão ser entregues. Lembramos que a transferência do contrato de consórcio depende da aprovação expressa da Administradora, que avaliará o seu cadastro, a sua capacidade financeira e as garantias oferecidas.

      Abraço

  47. Fabio disse:

    Comprei um veículo de consórcio, foi aprovado pela financeira meu cadastro, só que o banco não passa a alienação para o meu nome , e já até venceu os 30 dias da data do recibo do veículo.
    Porque tanta Demora pra essa transferencia e devo cobra do consórcio Para pagar a multa do recibo?

    1. ABAC disse:

      Olá, Fábio.

      Para que possamos ajudá-lo, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o nome da Administradora, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso.

      Abraço

  48. Tom disse:

    Fui contemplado e coloquei em um palio, só que agora queria trocar em um golf e gostaria de ficar com o mesmo consorcio. Tem a possibilidade de trocar o debito para o outro veiculo ? No caso o golf com a mesma carta que estava no palio ?!!

    1. ABAC disse:

      Olá, Tom.

      A substituição de garantia é possível, observadas as condições contratuais.

      Abraço

  49. Eduardo disse:

    PAguei 41.000,00 de parcelas de meu consorcio e parei . Esses dias entraram em contato comigo se gostaria de repassar o consorcio. ofereceram 24.000,00 , dizendo que dos 41.000,00 que pague seriam deduzidos 20 % (custos) 10% (multa cancelamento) que restaria 28.000,00 , mas a proposta era 24.000,00. Minha questão : essas deduções são normais ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Eduardo.

      Para que possamos ajudá-lo, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o nome da Administradora, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso, OK?

      Abraço

  50. CLAUDIA MENDONÇA ALVES disse:

    Tenho uma cota de consórcio contemplada. Não retirei o bem e as prestações estão muito altas e estou tendo dificuldades para pagá-las. Gostaria de passar para alguém ou, se possível, um modo de diminuir as prestações. O Que faço?

    1. ABAC disse:

      Olá, Claudia.

      Não é possível diminuir o valor das prestações após a contemplação. Sendo assim, a solução seria transferir o contrato para terceiro, lembrando que esta transferência depende da aprovação expressa da Administradora, que avaliará o cadastro, a capacidade financeira e as garantias oferecidas pelo interessado em adquirir a cota.

      Abraços

  51. Célia Donizete Hummel disse:

    Boa noite me tira uma dúvida , comprei uma cota contemplada, no valor de 43,000,00 o vendedor me pediu uma entrada no ato do contrato de 6,500,00 é o restante + 6,500,00 na transferência me mandaram as parcelas p pagar antes e eu paguei uma num mês é outra no outro só q a administradora n aprovou e agora o vendedor n quer devolver meu dinheiro está enrolando o q eu faço me ajudem

    1. ABAC disse:

      Olá, Célia.

      Para que possamos ajudá-la, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o nome da Administradora, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso, OK?

      Abraços

  52. Leandro disse:

    Boa tarde. No caso de eu ter uma cota SOMENTE contemplada, no entanto nenhum bem alienado, mesmo assim a administradora pode negar a transferência para outro titular alegando falta de garantia por ela estar contemplada? Mesmo que a garantia só será dada quando esta pessoa foi usar o crédito da carta.

    1. ABAC disse:

      Olá, Leandro.

      Sim, a aprovação da transferência do contrato fica a critério da Administradora, após a avaliação da capacidade econômica do interessado em adquirir a cota, bem como das garantias apresentadas. Portanto, a transferência poderá ser negada, independentemente da utilização do crédito.

      Abraço

  53. Anselmo Tadeu disse:

    Gostaria de saber se consigo transferir meu consórcio pra outra empresa de consórcio

    1. ABAC disse:

      Olá, Anselmo.

      Não é possível realizar esta operação.

      Abraço