credito-contemplado-consorcio
Publicado em 15/10/2015 as 14:21H
Consórcio de A a Z

Como usar o crédito ao ser contemplado

O momento de usar o crédito é o mais esperado por quem participa de um grupo de consórcio. Afinal, é quando o consorciado, ao ser contemplado por sorteio ou lance, pode usar o dinheiro do fundo comum que ajudou a formar junto com outros participantes de seu grupo.

Nessa hora, além de poder realizar o sonho de adquirir determinado bem ou serviço, o consorciado conta com várias vantagens do consórcio, como o poder de pagar à vista e, com isso, ter a chance de conseguir bons descontos com negociações, e a oportunidade de escolher qualquer bem ou serviço da categoria de seu grupo de consórcio.

Para mostrar como é simples usar o crédito contemplado, respondemos às principais dúvidas dos consumidores sobre o assunto. Confira!

1) O que posso comprar com o meu crédito contemplado?

Assim que for contemplado por sorteio ou lance no consórcio, você pode usar o crédito contemplado para comprar qualquer bem ou contratar qualquer serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Então, se você fizer um consórcio para adquirir automóvel, vai poder escolher usar o crédito contemplado para comprar qualquer tipo ou marca de veículo que desejar ou até mesmo adquirir aeronave, embarcação ou máquinas e equipamentos, já que esses bens móveis também fazem parte da mesma categoria que o automóvel, de acordo com as regras do Banco Central.

E, para entender como são divididos os grupos de consórcio e, assim, saber o que os participantes de cada grupo podem comprar, veja a tabela abaixo:

  • Grupo de serviços ou conjunto de serviços: Viagens, eventos (como festas de casamento ou formatura), serviços médicos (como cirurgia plástica), odontológicos, residenciais (como reformas) etc.
  • Grupo de bens imóveis: Qualquer bem imóvel, construído ou na planta, inclusive terreno. Nesse grupo, também está incluída a opção de reforma do imóvel, desde que em município de operação da administradora de consórcio ou em município diverso com autorização da administradora, se o contrato estiver referenciado em bem imóvel.
  • Grupo de bens ou conjunto de bem móveis: Veículo automotor, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos, se o contrato estiver referenciado em qualquer bem mencionado neste item; qualquer outro bem móvel ou conjunto de bens móveis que tiverem contratos referentes a bem móvel ou a um conjunto de bens móveis que não foram mencionados no primeiro item. Exemplo: eletroeletrônicos.

2) O que acontece se eu comprar um bem ou serviço com preço inferior ao valor da minha carta de crédito?

Se o valor do bem ou serviço que você vai adquirir for menor do que o valor recebido por meio da contemplação, a diferença pode ser utilizada, a seu critério, da seguinte maneira: O que acontece se eu comprar um bem ou serviço com preço inferior ao valor da minha carta de crédito?

I – Pagamento de despesas (transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) relacionadas à aquisição do bem ou do serviço, usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação;

II – Quitação de prestações do consórcio, conforme estabelecido em contrato;

III – Recebimento da diferença em espécie, desde que suas obrigações financeiras para com o grupo e administradora estejam totalmente quitadas.

3) E se o preço do bem ou serviço for maior do que o valor do meu crédito?

Nesse caso, você pode complementar o valor do bem ou serviço com recursos próprios. E vale destacar que, no caso do consórcio de imóveis residenciais, você pode ainda usar seu FGTS. Confira aqui as possibilidades!

4) Onde posso comprar o bem ou contratar o serviço com meu crédito contemplado?

No Sistema de Consórcios, você tem total liberdade para escolher o fornecedor do qual deseja adquirir o bem ou serviço. Para isso, basta comunicar à administradora, nos termos do contrato, as suas escolhas.

5) Como é feito o pagamento para o fornecedor escolhido?

Quem irá realizar o pagamento do seu bem ou serviço é a administradora de consórcios que administra sua cota. Ela assume total responsabilidade pela operação. Por isso, é sempre importante procurar uma empresa autorizada a funcionar pelo Banco Central.

6) Eu preciso apresentar garantias para adquirir o bem ou serviço desejado?

Como o objetivo do consórcio é unir pessoas em um grupo para formar uma poupança única, da qual todos os participantes podem usar uma parte para comprar um bem ou contratar um serviço, é muito importante que cada consorciado seja pontual com seu pagamento, mesmo depois de ser contemplado por sorteio ou lance.

Assim, uma das medidas para manter a segurança e o direito de compra de todos os participantes do grupo tomadas pela administradora, como regra geral, é pedir como garantia o próprio bem adquirido com o consórcio. Por exemplo: se você comprar um carro com o consórcio, deverá apresentar o próprio veículo como garantia.

No caso de consórcio imobiliário, a garantia pode ser o próprio imóvel adquirido com o consórcio ou outro imóvel do consorciado.

Já no consórcio de serviços, por não haver um bem físico, fica a critério de cada administradora pedir uma garantia real (algum bem físico do consorciado) ou uma garantia pessoal (fiador ou avalista).

Viu como é simples usar o crédito contemplado? Procure uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central e realize sonhos por meio do Sistema de Consórcios!

E, se você ainda tem dúvidas sobre como usar o crédito contemplado, entre em contato com a ABAC!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

109 comentários sobre “Como usar o crédito ao ser contemplado”

  1. tiago de moura candido disse:

    foi contemplado minha carta de credito e de 25 mil reais mas o carro que quero custa 37 mil reais tenho essa diferença do valor avista de 12 mil em dinheiro posso usar a minha carta mais o dinheiro que tenho em mãos para comprar esse carro de 37 mil

    1. ABAC disse:

      Olá, Tiago.

      Sim, você pode utilizar o valor da carta de crédito. A diferença entre o valor da carta e o valor do bem a ser adquirido deverá ser pago com seus recursos próprios. Consulte sua Administradora.

      Abraços

  2. Rodrigo disse:

    Sobre carta contemplada é legal? Como funciona a compra dessas cartas

    1. ABAC disse:

      Olá, Rodrigo.

      A transferência de cota de consórcio contemplada é legal. Para conferir as recomendações da ABAC, clique aqui: http://abac.org.br/o-consorcio/alerta-cotas-contempladas clique aqui. Recomendamos também a leitura do post “Compra e venda de cota contemplada é legal?” (http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/compra-e-venda-de-cotas-contempladas-e-legal#blog).

      Abraços

  3. GERCINO PEREIRA disse:

    eu tenho uma carta de credito contemplada . E preciso do dinheiro. Posso usar o meu carro quitado como garantia para sacar este credito?

    1. ABAC disse:

      Olá, Gercino.

      Isso não é possível, já que o consorciado contemplado somente poderá resgatar o valor do crédito 180 dias após a data de sua contemplação e desde que sua cota esteja quitada.

      Abraços

  4. Marcos disse:

    Boa noite,

    Por gentileza, com uma carta de correção consigo comprar dois automoveis dentro do valor?

    1. ABAC disse:

      Olá, Marcos.

      É perfeitamente possível adquirir dois ou mais bens com uma única carta de crédito. Entretanto, caso o consorciado tenha saldo devedor, os bens adquiridos ficarão alienados fiduciariamente em favor da Administradora até a quitação do contrato.

      Abraço

      1. Jaílson oliveira disse:

        Tenho uma carta comtemplada valor bem 44.150 já foi pago 16.000 caso queira um bem no valor de 11.000 como vai ficar daqui pra frente. A administradora vai me devolver algum valor em especie caso eu tenha interesse.

        1. ABAC disse:

          Olá, Jailson.

          Caso você adquire um bem com preço inferior ao valor do respectivo crédito, a diferença somente poderá ser utilizada, a seu critério, para: (i) pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem ou serviço, observado o limite total de 10% do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguros; (ii) quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato e (iii) devolução do crédito em espécie ao consorciado quando seus obrigações financeiras, para com o grupo, estiverem integralmente quitadas.

          Abraços

  5. Jéssica disse:

    Oi. Minha carta está quitada e comtemplada. Mas para dar a carta os administradoras querem que eu pague uma taxa de 200 reais pois os vendedores que me venderam fechou o escritório e outro que ficou cuidando de nosso caso. Isso é certo? Quero a carta e não querem me dar a não ser que dou esses 200 reais.

    1. ABAC disse:

      Olá, Jessica.

      Para que possamos ajuda-la, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o nome da administradora de consórcios, o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso, OK?

      Abraços

  6. Lucas disse:

    Posso usar uma carta contemplada, para dar lance em um consórcio de outra administradora?

    1. ABAC disse:

      Olá, Lucas.

      A princípio essa operação não pode ser realizada. No entanto, se tratar de uma cota quitada, nada impede que você utilize este crédito para dar um lance em outra Administradora. O Departamento Jurídico da ABAC continua à disposição para maiores esclarecimentos.

      Abraços

  7. Jordan disse:

    Boa tarde,

    Vou contar um breve relato, favor se possível me dar uma parecer sobre a situação.

    Tenho duas cartas contempladas da Caixa Consórcios, pedi a unificação das duas para compra de um veiculo. Porem ao mandar a documentação para analise de credito estão insistindo em não liberar o valor do bem. Alega que eu não tenho capacidade de pagamento sendo que estou sem nenhuma pendencia com SPC/SERASA e comprovei renda 3 vezes superior ao valor da parcela através de holerite, decore e recibo de aluguel. Agora pediram o extrato da conta bancaria dos ultimos 6 meses, mas nem todo o dinheiro que recebo movimento em conta corrente, sendo que esse ultimo nem consta na lista de documentação que é exigida na cartilha do consorcio.

    Sem contar a falta de respeito já que para cada documento que eles pedem tem o prazo de 5 dias uteis para alguém te dar uma posição.

    Com isso estou tendo um prejuízo enorme já que o valor que dei de lance que é de 16.000 estão amarrado a eles, sem contar que tive que dar um sinal para o vendedor do carro de 3 mil reais para ele segurar o veiculo mas o mesmo não esta querendo mas fazer pois já faz mais de 1 mês que esta nessa enrolação para a administradora aprovar e liberar meu dinheiro.

    Por favor me auxilie sobre o que devo fazer caso essa situação persista e se eles tem o direito de fazer isso.

    Desde já agradeço

    1. ABAC disse:

      Olá, Jordan.

      Para que possamos ajudá-lo, precisamos de mais informações. Por favor, encaminhe para o e-mail falecom@abac.org.br o número do grupo e da cota e um telefone de contato. Com essas informações, nossa equipe entrará em contato com a administradora para apurar o seu caso.

      Abraços

  8. EU FUI CONTEMPLADO POR SORTEIO LOTERIA FEDERAL,POSSO ESCOLHER O BEM (VEICULO), COM VALOR MAIS BAIXO DO CREDITO CONTEMPLADO E O RESTANTE ABATER EM DOCUMENTAÇÃO OU OUTRAS PENDENCIAS DO MESMO.POSSO RESOLVER NA CONCESSIONARIA DE ORIGEM DO CONSORCIO OU SÓ NO ESTABELECIMENTO RESPONSÁVEL DAS ASSEMBLEIA. AGUANDO RESPOSTA OBRIGADO.

    1. ABAC disse:

      Olá, Rogério.

      Caso o consorciado contemplado adquira um bem com preço inferior ao valor do respetivo crédito, a diferença deve ser utilizada, a critério do consorciado, para (i) pagamento de obrigações financeiras, vinculadas ao bem, observado o limite total de 10% do valor do crédito objeto da contemplação, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais e instituições de registro e seguros; (ii) quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato; (iii) devolução do crédito em espécie ao consorciado quando suas obrigações financeiras, para com o grupo, estiverem integralmente quitadas. Esse procedimento deverá ser realizado na Administradora de Consórcios.

      Abraços

  9. Eduardo disse:

    Boa Noite gostaria de saber se contemplado posso comprar qualquer​ veículo? Novo ou semi-novo?

    1. ABAC disse:

      Olá, Eduardo.

      Sim, poderá ser adquirido tanto veículo novo quanto seminovo. Com relação à aquisição de veículo usado, as Administradoras de Consórcios costumam estabelecer no contrato critérios para compra, como o tempo de fabricação, as garantias de câmbio e motor, bem como outras regras a serem seguidas. Recomendamos a leitura do seu contrato ou contato direto com a Administradora.

      Abraços

  10. Leonardo Faria disse:

    Boa tarde

    Tenho uma carta de ~R$77.000,00 contemplada desde Janeiro. Paguei ~R$ 34.000,00 desse valor. Tenho um terreno avaliado em R$80.000,00 área rural com registro, porém, ainda não desmembrado. Gostaria de construir utilizando esse credito da carta. estou cotando a construção com uma empreiteira. Não há documentos relativos à esse projeto. Conseguiria “passar” esse credito à alguma construtora ou empreiteira para que construam pra mim utilizando de algum modo esse recurso e eu mantendo os pagamentos? Há algum caminho para que eu utilize esse credito mesmo que indiretamente, repassando a linha?

    Obrigado!

    1. ABAC disse:

      Olá, Leonardo.

      Primeiramente, a carta de crédito deverá ser oriunda de consórcio de “imóveis”. Tratando-se de consórcio de imóveis, optando-se pela construção, a Administradora de Consórcio fará uma avaliação preliminar de risco. Após, o consorciado deverá apresentar as garantias compatíveis com o valor do saldo devedor de sua cota. Além disso: o terreno deverá ser de propriedade plena do consorciado contemplado, devidamente registrado no cartório imobiliário; o projeto da obra deverá estar aprovado pelos órgãos competentes; você terá os valores correspondentes ao seu crédito liberado em parcelas, conforme cronograma físico/financeiro da obra, após o registro da respectiva Escritura Pública de Constituição de Alienação Fiduciária em Garantia da área, a favor da Administradora, e após vistoria prévia por avaliador credenciado ou indicado pela Administradora.

      Esperamos ter ajudado.

      Abraços

  11. Denis Roger disse:

    Olá. Tenho uma carta de crédito contemplada no valor de 22541,00 do BB. Quero usar esse valor pra comprar um veículo usado. Gostaria de saber qual a idade mínima do carro que posso comprar. Um exemplo, posso comprar um carro 11/12 tendo em vista que já estamos em 2017 esse veículo já tenha 5 anos de uso?

    1. ABAC disse:

      Olá, Denis.

      As Administradoras de Consórcios costumam estabelecer no contrato limite quanto ao ano de fabricação, bem como outras regras a serem seguidas. Recomendamos a leitura do seu contrato ou contato direto com a Administradora.

      Abraços

  12. Denis leal disse:

    Tenho uma carta de 35 mil.
    Fui contemplado mas não queria mais adquirir nenhum bem.
    Posso usar o valor contemplado para quitar as parcelas do consórcio?

    1. ABAC disse:

      Olá, Denis.

      Sim, é possível utilizar o valor do crédito para quitar o saldo devedor. Entretanto, a diferença entre o valor do crédito e o saldo devedor somente poderá ser resgatado em dinheiro após 180 dias da contemplação ou quando do encerramento do grupo.

      Abraços

  13. sandra siqueira dos santos disse:

    posso utilizar minha carta de credito para dar a parte que cabe a meu ex marido na minha casa. A escritura do imovel esta em nome de nos dois.

    1. ABAC disse:

      Olá, Sandra.

      Sim, é possível utilizar o crédito para adquirir a parte que cabe ao seu ex-marido, desde que comprovada a separação conjugal através de homologação judicial ou escritura pública, bem como a titularidade do imóvel.

      Abraço

  14. walter disse:

    EU FUI CONTEMPLADO E PEGUEI A CARTA DE CREDITO NO VALOR DE 43 MIL COMPREI UM CARRO EM OUTRA CONCESSIONARIA ,MAIS AI MEU CONSORCIO CONTINUA AUMENTANDO DE VALOR POR EXEMPLO QUANDO PEGUEI A CARTA ELA ESTAVA NO VALOR DE 43 MAIS AGORA ELA ESTA NO VALOR DE 46 ,QUERIA SABER SE VOU RECEBER ESSA DIFERENÇA EM DINHEIRO NO FINAL DO CONSORCIO ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Walter.

      A referência do consórcio é o valor do bem objeto do contrato, vigente no dia da assembleia geral ordinária, mesmo que você já tenha sido contemplado e utilizado seu crédito. Isso acontece para que todos os participantes do grupo tenham a oportunidade de adquirir o bem ou contratar o serviço desejado. Da mesma forma como todos contribuíram para que você pudesse atingir seu objetivo, você deverá contribuir para que todos possam atingir os seus, mesmo que os valores mudem. Deste modo, não haverá diferença a ser restituída, referente ao reajuste do preço do bem.

      Abraços

  15. Higor Joaquim Martins disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se posso comprar uma carta contemplada (veiculo) para comprar outra carta contemplada?

    1. ABAC disse:

      Olá, Higor.

      Com a carta o crédito você deverá adquirir um bem ou contratar um serviço, não sendo possível, com esse crédito, comprar outra cota contemplada.

      Abraço

  16. Karen disse:

    Pretendo aderir a um consórcio de imóveis. Caso eu seja contemplada, quanto tempo tenho para escolher o imóvel para comprar?
    Outra pergunta: caso eu queira esperar mais tempo para adquirir/escolher o imóvel, posso pegar o valor do consórcio contemplado em espécie?

    1. ABAC disse:

      Olá, Karen.

      Quando o consorciado é contemplado, ele tem até o encerramento do grupo para utilizar o crédito. Até que isso ocorra, esse valor estará aplicado no mercado financeiro e terá rendimentos líquidos a favor do consorciado. Por outro lado, para recebimento do crédito em dinheiro, o consorciado terá que quitar o saldo devedor do consórcio e aguardar 180 dias da data da contemplação.

      Abraço

  17. Gustavo Silva Moreira disse:

    Olá fui contemplado com uma carta de credito da honda no valor de 15 mil e ainda faltam muitas parcelas para quitar esse concorcio, mas quero comprar o bem em outra marca no valor de 23 mil. Minha pergunta é se eu preciso quitar meu concorcio na honda para assim pegar a carta no valor de 15 mil mais a diferença para assim poder tirar o bem de 23 mil ? Ou eu posso passar a carta faltando parcelas para quita-la e pagando só a diferença entre o valor da carta e do bem ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Gustavo.

      Com o crédito disponibilizado pela Administradora de Consórcios, você poderá adquirir um bem de qualquer marca. Se o valor desse bem for superior à carta de crédito, a diferença deverá ser paga com recursos próprios. Lembrando que para poder utilizar a carta de crédito, sua cota precisa estar contemplada, o que pode acontecer por sorteio ou lance. Por outro lado, se você quiser receber o crédito em dinheiro, terá que quitar o saldo devedor do consórcio e aguardar 180 dias da data da contemplação. Já se você optar por transferir a cota para outra pessoa, estará sujeito à aprovação da Administradora de Consórcios, que avaliará a capacidade financeira e as garantias apresentadas pelo interessado.

      Abraço

  18. Leandro disse:

    Se minha carta de crédito, for no valor de 35,000 mas se o bem ( carro ) que eu comprar custar 30,000. Posso usar essa diferença para colocar seguro no carro.

    1. ABAC disse:

      Olá, Leandro.

      Caso seja adquirido um veículo com preço inferior ao valor do crédito, a diferença pode ser utilizada para pagamento de seguro, até o limite total de 10% do valor do crédito.

      Abraço

  19. fernando silva tome disse:

    bom dia

    fui contemplado em um consorcio e tenho um financiamento em aberto. posso usar esta carta pra quitar meu financiamento???

    1. ABAC disse:

      Olá, Fernando.

      É possível realizar a quitação total do financiamento, de sua titularidade, nas condições previstas no contrato, desde que a categoria seja a mesma, por exemplo, consórcio e financiamento de imóveis.

      Abraço

  20. Celso Ribeiro disse:

    tenho um consórcio contemplado, não quero comprar carro, quero o valor da carta. Posso dar meu carro como garantia?

    1. ABAC disse:

      Olá, Celso.

      Esclarecemos que somente é possível o recebimento do crédito em dinheiro mediante a quitação de suas obrigações para com o grupo e no prazo de 180 dias da contemplação. Por outro lado, como o consórcio tem por objetivo a aquisição futura de bens e serviços, não é possível oferecer o seu próprio carro como garantia.

      Abraço

  21. Emerson disse:

    Olá,
    Posso usar o valor da carta de crédito para quitar dívidas de imóvel adquirido anteriormente ao ingresso no grupo de consórcio. Seriam prestações vincendas assumidas em escritura pública.
    Obrigado.

    1. ABAC disse:

      Olá, Emerson.

      É possível realizar a quitação total do financiamento, de sua titularidade, nas condições previstas no contrato, desde que a categoria seja a mesma, ou seja, consórcio e financiamento de imóveis.

      Abraço

  22. Luiz Philipe Bento Machado disse:

    Caso eu for contemplado e não quiser usar o credito no momento posso usa-la depois ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Luiz.

      Quando o consorciado é contemplado, ele tem até o encerramento do grupo para utilizar o crédito. Até que isso ocorra, esse valor estará aplicado no mercado financeiro e terá rendimentos líquidos a favor do consorciado. A rentabilidade tem início até o terceiro dia útil após a contemplação e término no último dia útil anterior ao da utilização do crédito.

      Abraço

  23. junior disse:

    Posso utilizar a carta de crédito contemplada em um investimento (ações, fundos, títulos)?

    1. ABAC disse:

      Olá, Junior.

      Não, o consórcio tem por objetivo a aquisição de bens ou serviços. Desse modo, o crédito contemplado não pode ser utilizado para compra de ações ou investimentos em fundos ou títulos.

      Abraço

  24. Vinicius Nunes de paula disse:

    Bom dia !
    Minha dúvida é a seguinte possuo um consórcio contemplado porém ainda não utilizei para comprar nada porém queria fazer uso do mesmo , entretanto quero quitar o Consórcio antes da compra , se eu quitar o Consórcio ainda assim precisarei passar pelo processo de alienação do veículo ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Vinicius.

      Em caso de quitação da cota de consórcio, o veículo a ser adquirido não ficará alienado em favor da Administradora.

      Abraço

  25. Marcio Munari disse:

    Boa tarde, tenho uma carta de credito no valor de R$ 71,600 contemplada pela caixa para veiculos. O carro que estou buscando a fipe e 56 mil reais porem o vendedor esta pedindo 65 mil pois e a top de linha. Gostaria de saber se vai ser liberado o valor ele esta pedindo pois esta abaixo do valor que tenho a carta e tbn gostaria de saber se posso usar o restante para pagar o seguro do carro.

    1. ABAC disse:

      Olá, Márcio.

      Recomendamos que entre em contato diretamente com a Administradora, pois, tratando-se de veículo usado, possivelmente ele passará por vistoria. E sim, a diferença poderá ser utilizada para pagamento de seguro, dentre outras despesas, observado o limite total de 10% do valor crédito.

      Abraço

  26. Igo Marron disse:

    Estou quitando minha carta, já contemplada, e desejo realizar um financiamento imobiliário. Posso utilizar a carta como entrada no imóvel? Lembrando que não devo mais nada para o consórcio e dessa forma não precisaria dar o imóvel como garantia do consórcio.

    1. ABAC disse:

      Olá, Igo.

      Esclarecemos que não há impedimento legal para realizar essa operação.

      Abraço

  27. Fernanda disse:

    Olá.. se eu tiver um consórcio imobiliario contemplado de 70 mil, posso usar esses 70 mil para dar de lance em um consórcio de 200 mil por exemplo?
    Obrigada

    1. ABAC disse:

      Olá, Fernanda.

      Não se admite utilizar o crédito contemplado para oferta lance em outra cota de consórcio.

      Abraço

  28. Erick disse:

    Tenho um consórcio no valor de R$ 34.000,00 já paguei 18.000,00.
    Minha cota foi contemplada por sorteio, posso utilizar o valor já pago como lance em outro consórcio da mesma administradora?

    1. ABAC disse:

      Olá, Erick.

      Não se admite utilizar o crédito contemplado de uma cota para oferta lance em outra cota.

      Abraço

  29. GUSTAVO CARDOSO disse:

    Boa tarde. Gostaria de utilizar a carta de crédito Bradesco Auto para endossar um veículo para minha irmã, mas não gostaria de ter que transferir para o nome dela, o que gera despesas. É possível adquirir o veículo com a minha carta mas mesmo assim adquirir o bem no nome dela?

    1. ABAC disse:

      Olá, Gustavo.

      Não, o crédito contemplado deverá ser utilizado para aquisição de bens ou serviços em nome do consorciado.

      Abraço

  30. josé carlos disse:

    fui contemplado e tenho um terreno no interior com valor maior que a carta, posso usar a carta pra comprar de mim mesmo este terreno e ficar com o dinheiro na mão?

    1. ABAC disse:

      Olá, José Carlos.

      Não é possível realizar essa operação.

      Abraço

  31. Thiago disse:

    Estou com uma carta contemplada do BB consórcios de carro. Gostaria de saber quanto tempo tenho para usá-la?

    1. ABAC disse:

      Olá, Thiago.

      Quando o consorciado é contemplado, ele tem até o encerramento do grupo para utilizar o crédito. Até que isso ocorra, esse valor estará aplicado no mercado financeiro e terá rendimentos líquidos a favor do consorciado. A rentabilidade tem início até o terceiro dia útil após a contemplação e término no último dia útil anterior ao da utilização do crédito.

      Abraço

  32. Philipe Bento disse:

    Sou consorciado da CAIXA, caso minha cota for contemplada tenho algum prazo para esta utilizando o credito ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Philipe.

      Quando o consorciado é contemplado, ele tem até o encerramento do grupo para utilizar o crédito. Até que isso ocorra, esse valor estará aplicado no mercado financeiro e terá rendimentos líquidos a favor do consorciado. A rentabilidade tem início até o terceiro dia útil após a contemplação e término no último dia útil anterior ao da utilização do crédito.

      Abraço

  33. Jacó Santos disse:

    Bom dia!
    Fui contemplado por lance e adquirir o bem abaixo do valor da carta de crédito, nesse caso posso exigir que seja abatido no meu saldo devedor essa diferença que ficou? ou sou obrigado a esperar terminar o consorcio para receber essa diferença já que é um valor alto?

    1. ABAC disse:

      Olá, Jacó.

      Sim, essa diferença deverá ser utilizada, a seu critério, dentre outras opções, para quitar as prestações vincendas na forma estabelecida no contrato.

      Abraço

  34. Marcos vasconcelos disse:

    Eu tenho um consórcio de moto do consórcio Yamaha eu posso usar minha carta de crédito para comprar uma moto da marca Honda ou BMW?

    1. ABAC disse:

      Olá, Marcos.

      Sim, de acordo com as regras fixadas pelo Banco Central do Brasil, autoridade que fiscaliza e normatiza o Sistema de Consórcios, você poderá comprar uma moto de qualquer marca no fornecedor que bem escolher.

      Abraço

  35. Marcos disse:

    Tenho uma Carta de crédito contemplada de 43 mil, meu primo ta vendendo o cruze dele por 35 mil, posso pegar os 8 que resta de troco? Ou seja os 8 mil em dinheiro?

    1. ABAC disse:

      Olá, Marcos.

      Essa diferença somente pode ser devolvida em dinheiro se a cota estiver integralmente quitada. Do contrário, essa diferença deverá ser utilizada, a critério do consorciado, (i) para o pagamento das obrigações financeiras vinculadas ao bem, observado o limite total de 10% do valor crédito, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguros e (ii) para a quitação das prestações vincendas na forma estabelecida em contrato.

      Abraço

  36. Matheus K. disse:

    Olá, fui contemplado em consórcio cujo valor do bem, atualmente, é de R$19.750,00. Faltam apenas 12 parcelas até o encerramento do grupo. Minhas dúvidas são:
    – A variação do valor do bem pode ser negativa, ou seja, cair o valor do consórcio?
    – Se positiva a resposta, e se eu esperar o fim do grupo para resgatar o valor, e o bem estiver valendo menos do que vale agora, receberei o montante equivalente ao que valia quando fui contemplado ou o que estiver valendo na época?
    Aguardo resposta, se me fiz entender. Muito obrigado!

    1. ABAC disse:

      Olá, Matheus.

      Você terá direito ao valor do crédito vigente na data da contemplação, acrescidos dos respectivos rendimentos financeiros até a data de utilização, independentemente da variação.

      Abraços

  37. PAULO ALEXANDRE DE OLIVEIRA FILHO disse:

    Estou precisando de um credito de 190.000,00e pensei em fazer um consorcio, dar um lance e quando contemplado alienar ao consorcio um terreno no valor de 400.000,00 ou uma casa no valor de 500.000,00 . E possivel??

    1. ABAC disse:

      Olá, Paulo.

      Em Sistema de Consórcios, após a contemplação, o grupo somente libera o crédito para a compra de bens e serviços (o consórcio não libera dinheiro).

      Abraço

  38. Ricardo disse:

    Tenho um consórcio de veículo quitado há um ano sendo pago todas as parcelas, mas não pretendo utilizar o valor no momento. Posso retirar esse dinheiro em espécie ? E se eu não retirar o dinheiro, o que acontece, fica no mercado financeiro sob quais rendimentos ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Ricardo.

      Você poderá utilizar o valor do crédito contemplado até o encerramento do grupo. Até que isso ocorra, esse valor estará aplicado no mercado financeiro e terá rendimentos líquidos a seu favor. Quanto aos rendimentos, consulte a sua Administradora para verificar o tipo de aplicação utilizado. Para o recebimento do valor do crédito em dinheiro, além da cota estar integralmente quitada, deverá ser aguardado o prazo de 180 dias, a contar da data da contemplação.

      Abraço

  39. Gilmar Santos disse:

    Boa tarde, tenho um consórcio de veículos no valor de 37.000.00 já contemplado, porém já paguei 23.000,00. Se eu comprar um carro no valor de 22.000,00 com o restante eu quito o consórcio. A minha pergunta é, o carro vai ficar alienado? Estão pedindo todas as documentações para análise de crédito, que na verdade não vai precisar financiar nada, porque o carro que vou comprar é o valor que já paguei.

    1. ABAC disse:

      Olá, Gilmar.

      Caso você adquira um bem com preço inferior ao valor do respectivo crédito, a diferença poderá ser utilizada para quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato. Neste caso, o veículo não ficará alienado.

      Abraço

  40. Danillo Rodrifues disse:

    Boa tarde prezados.
    Gostaria de saber se posso utilizar a carta de crédito para arremataçåo de um bem em leilão.
    Grato

    1. ABAC disse:

      Olá Danillo.

      Não há impedimento legal para realizar essa operação. Entretanto, contate a Administradora de Consórcios e o leiloeiro, com a finalidade de obter dos mesmos, por escrito, a concordância da sua pretensão.

      Abraços

  41. DEYSE SANTOS disse:

    Comprei uma carta contemplada no valor de 163 mil para comprar uma casa, porém a administrada disse que o imóvel teria que ser avaliado 20 porcento acima do meu saldo devedor, no caso meu saldo devedor era 178 mil e casa de veria custar em torno de 215 mil, o que não aconteceu a casa foi avaliada por 160 mil. então a administradora disse que eu teria que amortizar a diferença porém. que foi 47 mil, meu saldo ficou 117 mil. porém agora estou chateada e me sinto injustiçada, pois o juro está todo sobre os 117 mil e eu vou ficar devendo para dona da casa, o que antes não ia precisar. me arrependi de ter uma carta de crédito sendo assim a condição da administradora. mas acho estranho e queria pegar o valor total da minha carta, por isso tem lei que impede essa regra de vinte porcento? detalhe falaram que se eu arrumar um fiador consigo pegar mais 20 mil, o que acho injusto, pois antes minha renda já havia comprovado para os 163 mil. ainda não usei o crédito, só fiz a amortização e gostaria de desfazer, me ajudem por favor.

    1. ABAC disse:

      Olá, Deyse.

      Pedimos a gentileza de aguardar que manteremos contato com a Administradora e retornaremos o mais breve possível.

      Abraços

  42. Victor Gonçalves De Carvalho disse:

    Bota tarde,
    tenho uma carta de automóvel quitada, eu posso utiliza-la para amortizar uma financiamento imobiliário? ou usar como parte de entrada de um imóvel a ser financiado ?

    1. ABAC disse:

      Olá Victor.

      Esclarecemos que essa operação não é possível, em virtude da categoria do consórcio ser veículo automotor. Entretanto, se você estiver contemplado e aguardar 180 dias, o recurso será liberado em espécie.

      Abraço

  43. gustavo henrique disse:

    tenho uma carta de credito no sicoob dei um lance de quitação fui contemplado qdo solicitei o resgate do valor fui informado que só posso ter o valor do crédito após 6 meses da minha contemplação isso procede ?? qual é a lei que regulamenta isso ??

    1. ABAC disse:

      Olá, Gustavo.

      Sim, procede. O artigo 5º, XIII, “d”, da Circular 3.432/2009, do Banco Central do Brasil, estabelece que o consorciado somente pode receber o valor do crédito em espécie, desde que quitado, no prazo de 180 dias da data da contemplação.

      Abraço

  44. Jeferson Douglas Martins Jatobá disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se tem como eu escolher pegar a dinheiro da carta valor total e continuar pagando as parcelas, ou fazer a compra de um veículo com o valor total da carta e continuar pagando já q ainda tenho mais de 20 parcelas para terminar.

    1. ABAC disse:

      Olá, Jeferson.

      Para resgatar o valor do crédito em dinheiro, além de quitar integralmente a cota de consórcio, deverá aguardar o prazo de 180 dias da data da contemplação. Do contrário, ao ser contemplado, você deverá utilizar o crédito para adquirir o veículo e continuar pagando as prestações, de acordo com o estabelecido em seu contrato.

      Abraço

  45. Silas André disse:

    Boa tarde, tenho uma carta de crédito contemplada. Eu posso usa-la na aquisição de dois veículos?

    1. ABAC disse:

      Olá, Silas.

      Sim, é perfeitamente possível a aquisição de dois veículos com o crédito contemplado.

      Abraço

  46. Leone disse:

    Ola, posso comprar em duas lojas diferentes com a mesma carta de crédito??, consorcio de eletrodomésticos, a Tv em uma loja e um vídeo em outra ?? Obrigado

    1. ABAC disse:

      Olá, Leone.

      Sim, o consorciado pode indicar o fornecedor que melhor lhe convier.

      Abraço

  47. Victor Gonçalves De Carvalho disse:

    Bota tarde,
    tenho uma carta de automóvel quitada, eu posso utiliza-la para amortizar uma financiamento imobiliário? ou usar como parte de entrada de um imóvel a ser financiado12 ?

    1. ABAC disse:

      Olá Victor.

      Esclarecemos que essa operação não é possível, em virtude da categoria do consórcio ser veículo automotor. Entretanto, se você estiver contemplado e aguardar 180 dias, o recurso será liberado em espécie.

      Abraço

    2. ABAC disse:

      Olá, Victor.

      Esclarecemos que essa operação não é possível, em virtude da categoria do consórcio ser veículo automotor. Entretanto, se você estiver contemplado e aguardar 180 dias, o recurso será liberado em espécie.

      Abraço

  48. Rafael disse:

    Bom dia. Se eu quitar uma cota, posso pegar o valor da carta em dinheiro? quanto tempo a administradora tem pra me pagar o valor. O consorcio é yamaha.

    1. ABAC disse:

      Olá, Rafael.

      Para resgatar o valor do crédito em dinheiro, além de quitar a cota, você deverá aguardar a sua contemplação e, a partir daí, nos termos da Circular 3.432 do Banco Central do Brasil, a Administradora só poderá efetuar o pagamento no prazo de 180 dias.

      Abraço

  49. Diogo disse:

    Olá, estou querendo entrar em um consórcio para começar a pagar hoje, mas não quero comprar o bem antes de 5 anos, pois ainda trabalho na cidade e vou comprar um veleiro para morar. Se eu for contemplado logo no início por exemplo, o que eu faço?

    1. ABAC disse:

      Olá, Diogo.

      Para ingressar num plano de consórcio, recomendamos a leitura do post “6 Dicas básicas para quem quer fazer um consórcio” (http://blog.abac.org.br/dicas-da-abac/6-dicas-basicas-para-quem-quer-fazer-um-consorcio#blog ). Caso sua cota seja contemplada, você não é obrigado a utilizar o crédito de imediato, podendo aguardar até o encerramento do grupo, já que o respectivo valor estará aplicado no mercado financeiro. Existe também a possibilidade de você receber o valor do crédito em espécie, após 180 dias da data da contemplação, desde que a cota esteja quitada. Recomendamos também a leitura do post “Sonho de consumo: dicas para comprar um barco” (http://blog.abac.org.br/dicas-da-abac/sonho-de-consumo-dicas-para-comprar-um-barco#blog).

      Abraços

  50. Jose Augustinho disse:

    Fui contemplado em um consorcio da Yamaha. Posso, ao invés de uma moto, adquirir um carro?

    1. ABAC disse:

      Olá, José Augustinho.

      Sim, é possível adquirir um automóvel, já que ambos pertencem ao mesmo segmento (veículo automotor).

      Abraço

  51. Paula disse:

    Meu marido fez um consórcio do Bradesco no nome dele no valor de 36 mil de um carro.. Só que ele quer tirar um carro em nome de outra pessoa que não a dele. Pode isso?

    1. ABAC disse:

      Olá, Paula.

      Não é possível realizar essa operação.

      Abraço

  52. Alexsandro disse:

    Fiz um consórcio onde Minh carta de crédito é no valor de 37,990 caso eu for contemplado por sorteio ou lance eu posso escolher um carro exemplo o novo Gol track, o q eu iria pagar de diferenca!

    1. ABAC disse:

      Olá, Alexsandro.

      Caso você adquira um veículo com preço superior ao valor do crédito, a diferença deverá ser paga com seus recursos próprios. Entretanto, caso seja adquirido um veículo com preço inferior ao valor do crédito, a diferença deve ser utilizada, a seu critério, para (i) pagamento de obrigações vinculadas ao bem, observado o limite total de 10% do valor do crédito, relativamente às despesas com transferência de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguros e (ii) quitação das prestações vincendas na forma estabelecida no contrato.

      Abraço

  53. Kamilla disse:

    Posso fazer uma carta de crédito para imóvel como PJ – Sou MEI – , e quitar um financiamento de imóvel particular. Imóvel comprado como Pessoa Física.

    1. ABAC disse:

      Olá, Kamilla.

      É possível realizar a quitação total de financiamento, desde que este seja da mesma titularidade do consorciado.

      Abraço