10 motivos para fazer um consórcio

03 . set . 2015

O Sistema de Consórcios é uma modalidade de acesso ao mercado de consumo baseado na união de pessoas físicas ou jurídicas. Fazer um consórcio é formar uma poupança comum, destinada à aquisição de bens móveis, imóveis e serviços por meio de um autofinanciamento.

Isso quer dizer que, nesse grupo, os consorciados contribuem juntos como uma parcela mensal e formam um fundo do qual todos eles, contemplados por sorteio ou lance, podem utilizar uma parte para adquirir um bem ou serviço.

Se você está pensando em adquirir determinado bem ou serviço, confira 10 motivos para fazer um consórcio:

1) Diversidade de planos: pelo consórcio, antes de assinar um contrato com uma administradora autorizada pelo Banco Central, você define quanto precisa para comprar o bem ou contratar o serviço desejado, o valor da parcela que cabe no seu bolso e decide também em quanto tempo deseja pagar as mensalidades, ou seja, o tempo máximo para o recebimento da carta de crédito e a aquisição do bem ou serviço. Por isso, o consórcio é um mecanismo bastante flexível;

2) Baixos custos: no Sistema de Consórcios não existem juros. Você paga taxa de administração, que é a remuneração da administradora pelos serviços prestados aos consorciados na formação, organização e administração do grupo de consórcios. Os valores dessa taxa variam entre as administradoras;

3) Parcelamento integral: no consórcio, o valor do bem ou serviço é dividido integralmente na quantidade de mensalidades pré-estabelecidas em contrato entre o consorciado e a administradora. Dessa forma, para iniciar um consórcio, você não precisa possuir grande parte do valor da compra;

4) Flexibilidade de uso do crédito: quando é contemplado, o consorciado pode optar por adquirir qualquer bem ou serviço pertencente à categoria de seu grupo de consórcio. Ou seja, se você fizer um consórcio para adquirir automóvel, poderá usar o crédito contemplado para comprar qualquer tipo ou marca de veículo que desejar ou até mesmo adquirir aeronave, embarcação ou máquinas e equipamentos, já que esses bens móveis fazem parte da mesma categoria que o automóvel, de acordo com as regras do Banco Central.

5) Poder de compra à vista: a carta de crédito que você recebe ao ser contemplado por sorteio ou lance equivale à compra de um bem ou serviço à vista. Dessa forma, no momento da aquisição, você tem ainda o poder de barganha e de negociação para conseguir benefícios e melhores preços!

6) Valor do bem sempre atualizado: para garantir que você tenha o poder de compra do bem ou do serviço desejado, no consórcio, o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Isso é necessário, pois, como muitos grupos de consórcio podem durar alguns anos, o valor do bem ou do serviço pode variar para mais ou para menos no momento da contemplação. Dessa forma, as administradoras realizam os cálculos e atualizam o valor da carta de crédito de cada consorciado do grupo, reajustando o valor das parcelas. É importante lembrar que os critérios para os reajustes da carta de crédito devem constar no contrato, variam entre os segmentos e também são diferentes entre as administradoras.

7) Possibilidade de antecipar a contemplação com lance: além do sorteio mensal, você pode acelerar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, que nada mais são do que a antecipação de prestações, diminuindo o prazo de pagamento ou o valor da parcela, conforme estabelecido em contrato.

8) Possibilidade de utilizar até 10% do crédito para despesas: outro motivo para fazer um consórcio é poder pagar despesas relacionadas à aquisição do bem ou do serviço (como transferências de propriedade, tributos, registros cartoriais, instituições de registros e seguro) usando até 10% do valor total de crédito recebido na contemplação.

9) Estímulo ao consumo responsável: ao fazer um consórcio, o consumidor planeja-se de acordo com parcelas que cabem no seu bolso. Dessa forma, a modalidade incentiva o consumidor a traçar seu orçamento mensal e a programar o uso dos recursos para a aquisição de bens e serviços, funcionando também como uma “blindagem” contra compras sem planejamento.

10) Formação ou ampliação de patrimônio pessoal, familiar ou empresarial: o planejamento é a essência do consórcio e também do sucesso financeiro. Por isso, a aquisição de cotas, de forma programada e dentro de suas possibilidades, pode representar uma facilidade para você programar seu futuro, o de sua família e até mesmo o da sua empresa, conquistando bens e ampliando seu patrimônio pessoal, familiar e empresarial. Afinal, ao fazer um consórcio, você pode programar a compra de sua casa própria, do carro novo da família ou até mesmo da sede da sua empresa.

Ficou interessado? Então confira também as orientações que separamos para quem deseja entrar para o Sistema de Consórcios!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

22 respostas para “10 motivos para fazer um consórcio”

  1. Arizio José Fonseca de Azevedo disse:

    Tenho interesse em montar granja de frangos.

    • ABAC disse:

      Olá, Arizio.

      Para montar uma granja de frangos, o consórcio poderá te ajudar das seguintes formas: aquisição do terreno (consórcio de imóveis), aquisição de equipamentos (consórcio de outros bens móveis) e aquisição de veículo para transporte da mercadoria (consórcio de veículos). Você pode até mesmo perfurar um poço artesiano em sua propriedade por meio do consórcio de serviços!

      Para encontrar administradoras associadas que atuam nesses segmentos, clique no link a seguir e selecione seu estado e as categorias desejadas: http://abac.org.br/associados&ancora=1&estado=&categoria=&nomeAssociado=

      Boa sorte nessa empreitada!

      Abraços

  2. nimaido de medeiros oliveira disse:

    como e que eu faço para adequri

    • ABAC disse:

      Olá, Nimaido.

      Para aderir a plano de consórcio, você deverá procurar uma Administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil a atuar em Sistema de Consórcio. No site da ABAC – http://abac.org.br/ – você poderá encontrar as Administradoras associadas que atuam em sua região.

      Abraços

  3. carlos ferreira espinoza disse:

    boa tarde, meu nome é carlos ferreira; trabalho como consultor de vendas, suas dicas são excelentes e atraves dela pude conquistar novos clientes.

  4. Cláudio disse:

    Ridículo. Quem faz esse tipo de investimento tupiniquim ( se é que é investimento), não sabe fazer conta. Infelizmente o brasileiro sofre por falta de educação e orientação. É um povo que acredita fácil em tudo que se fala. É muito fácil postar só vantagens. E as desvantagens e obrigações??? Só li nesse blog contos de fadas.

    • ABAC disse:

      Olá, Cláudio.

      A ABAC não divulga apenas vantagens, e sim esclarecimentos sobre o funcionamento do Sistema de Consórcios a fim de que o consumidor avalie se a modalidade atende às suas necessidades. As obrigações do consorciado constam obrigatoriamente do contrato de adesão e são abordadas constantemente neste blog.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Abraços

  5. silvana Faria dos santos disse:

    Gostei muito bastante das informações , sou consultora e estou a pouco tempo no ramo.
    Bem esclarecedoras essa essa matéria com certeza me ajudará.
    Obrigado.

  6. adriel disse:

    e se no caso eu quiser usar o valor da carta para outros fins, eu posso ? muito obrigado

  7. Jéssica Gomes disse:

    Olá! Sou vendedora de consórcios aqui em Aracaju- SE, e estou amando seguir o blog da ABAC com essas dicas incríveis. Traz maior esclarecimento para nossos clientes para tomar a melhor decisão. Obrigada

  8. Gabrielly disse:

    Eu trabalho com o consórcio nacional Volkswagen! Interessados chamar via wrpp 993624727

  9. Rosalina Dias disse:

    Uma pessoa negativa da pode entrar para um grup de consórcio?

    • ABAC disse:

      Olá, Rosalina.

      A adesão de pessoa negativada fica a critério da Administradora. No entanto, vale registrar que a negativação certamente acarretará problemas quando da contemplação do consorciado.

      Abraço!

  10. debora disse:

    Olá Sou a Debora Sartori. Trabalho com cartas de crédito da Embracon. A Maior e melhor empresa especializada em consórcio. Entre em contato. 19 99385-7604 [email protected]

  11. Ileres disse:

    Gostaria de saber se depois q fui contemplado o valor das parcelas aumentam? Tipo explo pago 600 e depois de contemplado passar a paga 1000?

  12. Carolina disse:

    Qual a porcentagem ao ano e o mês do consórcio? Um ex: 1,20% ao ano a diferença de fazer no banco e de está fazendo numa administratora especialista se consórcio?

    • ABAC disse:

      Carolina,

      Não há diferença entre administradoras ligadas a conglomerados financeiros e administradoras independentes. A taxa de administração é cobrada pelas Administradoras de Consórcios para formar, organizar e administrar os grupos por ela constituídos. Essa taxa é fixada livremente no contrato pela Administradora e varia de acordo com a localidade, o valor do crédito e o prazo de duração do grupo. Sugerimos a leitura da postagem “Sem juros: saiba quais as taxas do consórcio” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/sem-juros-saiba-quais-taxas-do-consorcio.

      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS