A ABAC acaba de lançar mais uma novidade: um jogo da memória para você revisar conceitos básicos de consórcio e educação financeira de forma leve e divertida. A iniciativa é a contribuição da ABAC para a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).
No jogo, o usuário tem até três minutos para completar duas rodadas de cartas, uma de quatro cartas e outra com oito. Quem faz em menos tempo, marca mais pontos, sendo o máximo o total de 3.000 pontos.
Ainda, na mesma página de acesso ao jogo, o usuário encontra a relação de cartas, com o significado de cada uma delas. A fonte desse conteúdo utilizado pela ABAC é o Banco Central do Brasil.
O Jogo da Memória da ABAC pode ser acessado no site saberfinanceiro.org.br, o canal de educação financeira da entidade que representa as administradoras de consórcios. Ele foi lançado em 2020, também como uma iniciativa da Semana ENEF, e concentra diversos conteúdos sobre o tema.
No saberfinanceiro.org.br, o usuário encontra materiais para download – como cartilhas e uma planilha de controle do orçamento -, um quiz para o usuário testar seus conhecimentos, acesso ao curso “Cálculo Percentual – O guia indispensável para uso no consórcio”, textos para leitura e até um jingle, o “Seu futuro é pra já”. Agora, o site ganha mais um atrativo, com o lançamento do game.
Clique na imagem para acessar o jogo!
A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). Ela acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações sobe o tema no país.
A Semana ENEF conta com a participação de diversas instituições do país, e até mesmo de pessoas físicas que promovem ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.
A 10ª edição da Semana ENEF acontece de 15 a 21 de maio de 2023. Seu tema central seguirá sendo a Resiliência Financeira.
A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro. Isso permite que ele desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões sobre finanças e consumo que promovam o seu bem-estar.
Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira.
Assim, todos saem ganhando, já que um cidadão financeiramente educado também contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.
Anterior
Você tem resiliência financeira?
Sempre de olho nas notícias aqui. Parabéns pelo post
Atenciosamente
Reinaldo Schapo
https://geniodamatematica.com.br/
Site de Educação Matemática
Obrigada, Reinaldo!