Halloween: 4 monstros que assustam suas finanças

31 . out . 2023

O Halloween, ou tradicional “Dia das Bruxas”, comemorado em 31 de outubro, vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. Aproveitando o clima da festa em que criaturas assombradas saem às ruas para amedrontar as pessoas, o Blog da ABAC ouviu especialista e identificou 4 monstros que assustam suas finanças. Se não cuidados, eles podem tornar a sua vida um verdadeiro filme de terror!

Conheça os monstros do Halloween que assustam suas finanças:

1. Zumbis do cartão de crédito

Para a especialista em gestão financeira e finanças comportamentais, Naytre Brant, administrar os gastos nos cartões de crédito é um dos maiores desafios dos consumidores.

O “zumbi do cartão de crédito” é aquela pessoa prisioneira do seu bolso. Gasta sem consciência e transforma a fatura do cartão em um cemitério de dívidas.

“Lembre-se: o crédito do cartão não é uma renda extra, você terá que quitá-lo dentro de um prazo. Ele pode ser um excelente aliado no planejamento dos seus gastos, mas se usado sem cautela, as contas fogem do controle”, indica Naytre.

2. Fantasmas do orçamento

Imagine que você está andando na floresta em uma noite escura. De repente, ouve um barulho e fica paralisado de medo, sem saber o que fazer. Assim é a vida financeira de quem não tem um plano.

Você está literalmente no escuro, sem saber para onde está indo. Os fantasmas do orçamento fazem o seu dinheiro desaparecer sem perceber.

Para evitar sustos, uma das maneiras mais simples é adquirir o hábito de registrar suas entradas e saídas, seja em uma planilha ou aplicativo de gestão financeira. Assim, terá consciência de seus gastos e da melhor forma de adequar suas finanças.

Saiba como elaborar um orçamento no post abaixo:

3. Lobisomens do empréstimo

A falta de controle com os empréstimos pode transformar qualquer pessoa pacata em uma verdadeira fera. Se você não tiver cuidado, o empréstimo pode se tornar impagável e esse monstro te assombrará por muito tempo.

“É importante entender que o empréstimo não é um vilão. Ele pode ser uma boa solução para organizar suas finanças, todavia, é uma decisão que deve ser tomada com planejamento, avaliando atentamente todos os bônus e ônus”, orienta Naytre Brant.

4. Bruxas da compra por impulso

Irresistível como um feitiço mágico lançado por uma bruxa, assim é a compra por impulso.

Para não cair nas artimanhas desta bruxa é preciso ter prioridades bem definidas. “A promoção ou uma suposta oferta de preços imperdíveis não devem ser seus principais motivadores da compra, mas a real necessidade de adquirir determinado produtos ou serviço, alinhada às condições favoráveis para essa ação”, ponderou.

Quer saber se você compra por impulso? Confira neste post!

Doces ou travessuras?

Sendo Halloween ou não, exterminar esses monstros, antes que eles assombrem suas finanças, é o melhor caminho. Só assim você terá uma vida com mais doces e menos travessuras!

E para seguir este caminho em busca de informações que mudem suas finanças pessoais, leia os posts da nossa seção Educação Financeira

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS