Como já falamos aqui, o orçamento é uma importante ferramenta para você poder planejar e alcançar seus sonhos ou de sua família. Para simplificar, vamos tratar do orçamento pessoal, mas tudo que falarmos daqui em diante também vale para o familiar.
Um importante princípio a ser seguido na elaboração do orçamento é que as despesas não devem ser superiores às receitas. Mais do que isso, é prudente que as receitas superem as despesas, para que você possa formar uma poupança, para eventuais emergências, realizar sonhos, preparar sua aposentadoria etc.
Existe mais de uma maneira de elaborar um orçamento. Vamos sugerir um método que consiste em quatro etapas: planejamento, registro, agrupamento e avaliação.
O processo de planejamento consiste em estimar as receitas e as despesas do período. Para isso, você pode utilizar sua rotina passada, elencando as receitas e as despesas passadas e usando-as como base para prever as futuras. Diferencie receitas e despesas fixas das variáveis:
Receitas fixas: Como o próprio nome diz, são receitas que não variam ou variam muito pouco, como o valor do salário, da aposentadoria ou de rendimentos de aluguel.
Receitas variáveis:São aquelas cujos valores variam de um mês para o outro, como os ganhos de comissões por vendas ou os ganhos com aulas particulares.
Despesas fixas:São despesas que não variam ou variam muito pouco, como o aluguel, aprestação de um financiamento etc.
Despesas variáveis: São aquelas cujos valores variam de um mês para o outro, como a conta de luz ou de água, que variam conforme o consumo.
É fundamental anotar todas as receitas e despesas. Faça isso de preferência diariamente, para evitar esquecimentos. Aqui vão algumas sugestões:
Você perceberá que, com o tempo, as anotações serão muitas. Para que você as entenda melhor, agrupe-as conforme alguma característica similar. Por exemplo: despesa com alimentação, com habitação, com transporte, com lazer etc. Mas essa não é a única forma de agrupar as despesas. Utilize a que seja mais adequada à sua realidade.
O agrupamento facilita a verificação da parcela do salário ou da renda que é gasta em cada grupo de itens, além de auxiliar com os ajustes ou cortes que eventualmente sejam necessários.
Nesta etapa, você vai avaliar como suas finanças se comportaram ao longo do mês e irá agir, corretiva e preventivamente, para que seu salário e sua renda proporcionem o máximo de benefícios, conforto e qualidade de vida para você.
Avaliar significa refletir. Portanto, sugerimos as seguintes reflexões:
Talvez os primeiros passos pareçam difíceis, mas você verá tudo o que precisa para realizar os seus sonhos é começar!
Caso precise de uma ajudinha, clique aqui e baixe a planilha de controle do orçamento gratuita desenvolvida pela ABAC!
Fonte: Portal Cidadania Financeira, do Banco Central do Brasil.
Estou tento muito dificuldade no planejamento, mas o cine esta me ajudando…
Att:
Layonel
nutriopinion.com.br