Sistema de consórcios em março/2023: dados econômicos

18 . abr . 2023

O Sistema de Consórcios em março/2023 seguiu em ritmo de crescimento. Mais uma vez, quando comparados com os resultados de igual período de 2022, houve alta no total de cotas vendidas, apoiando-se no avanço do tíquete médio com ampliação dos créditos comercializados.

Dos seis segmentos, quatro registraram alta no somatório de cotas vendidas: veículos pesados, com 32,7%; imóveis, com 22%; motocicletas, com 14,3%; e veículos leves, com 11,9%. Apenas dois tiveram redução: eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com -30,6%; e serviços, com -20,6%. Mesmo assim, os dois segmentos em queda não interferiram no crescimento geral, que chegou a 12,8%.

Confira abaixo o resumo do desempenho do Sistema de Consórcios, postado em nosso perfil do Instagram. Os dados são de janeiro a fevereiro de 2023 e foram compilados pela assessoria econômica da ABAC. A base de comparação é o mesmo período de 2022.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por ABAC – Associação Bras. de Administradoras de Consórcios (@abacweb)

Antes de continuar a leitura, temos este texto aqui que te ajuda a entender melhor os números do Sistema de Consórcios. Confira!

Resultados do Sistema de Consórcios por segmento

Consórcio de Veículos Leves

O maior segmento do Sistema de Consórcios em participantes ativos fechou o 1º trimestre com crescimento em todos os indicadores. Fato este que se repetiu em todos os demais segmentos que compõem o consórcio de veículos automotores em geral (motocicletas e pesados). Foram vendidas quase 400 mil cotas do consórcio de veículos leves, com a contratação de cerca de R$ 23 bilhões em créditos.

Consórcio de Motocicletas

Outro segmento que fechou com alta em todos os indicadores foi o de motocicletas. No 1º trimestre de 2023, o destaque ficou por conta do avanço superior a 29% em créditos comercializados. Já no volume de créditos disponibilizados, decorrente das 177,45 mil contemplações, a elevação foi de 23,2%. 

Consórcio de Veículos Pesados

Fechando os dados de automotores, temos o consórcio de veículos pesados. De janeiro a março, o melhor resultado do segmento foi em cotas vendidas. Houve expansão de 32,7% neste indicador, sendo que os outros cinco também cresceram. Destaque ainda para as contemplações, que aumentaram quase 26% no período.

Consórcio de Imóveis

O consórcio de imóveis é o terceiro maior segmento em número de participantes ativos. Este indicador teve alta de 19,5% em março. Todos os indicadores cresceram, com destaque para a alta de 25,6% em créditos comercializados e de 22% no número de cotas vendidas. Os mais de 25 mil consorciados contemplados receberam créditos de R$ 4,4 bilhões para utilização no consórcio de imóveis.

Consórcio de Eletroeletrônicos

No primeiro trimestre deste ano, o consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis teve alta de 31,5% nos participantes ativos e de 35,4% no tíquete médio. Isto ocorreu apesar da retração nas vendas de novas cotas. Há similaridade com a queda na produção observada no setor de eletrodomésticos, fato comum nos meses iniciais de cada ano. A expectativa de reversão está ligada a redução gradativa do endividamento das famílias ao longo de 2023.

Consórcio de Serviços

O consórcio de serviços cresceu em quatro dos principais indicadores no 1º trimestre de 2023. Foram eles: participantes ativos, tíquete médio, contemplações e créditos disponibilizados. Mesmo contabilizando duas retrações, vendas de novas cotas e créditos comercializados, a expectativa é de recuperação para os próximos meses do ano.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS