Entenda os números do Sistema de Consórcios

02 . fev . 2021

Como representante do Sistema de Consórcios, a ABAC realiza diversas atividades com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor. Entre elas, está a divulgação de diversos dados econômicos, como pesquisas e balanços. Nesse post, reunimos as principais informações para que você, leitor do Blog da ABAC, possa compreender e analisar nossas publicações.

Todos os materiais produzidos pela ABAC, como e-books, cartilhas e infográficos, além dos posts que trazemos em Drops de Mercado, possuem termos financeiros e também específicos do Sistema de Consórcios.

Confira abaixo:

Participantes ativos consolidados – consorciados que estão em grupos de consórcio ativos, sejam aqueles que já foram contemplados e continuam pagando suas prestações ou aqueles que ainda aguardam a contemplação. Exclui-se desse termo os consorciados que foram desligados do contrato por atrasos ou desistência.  

Adesões – número de novos consumidores que decidiram aderir ao consórcio, ou seja, o número de vendas de novas cotas.

Volume de créditos comercializados – cada cota de consórcio comercializada tem um valor de crédito. O volume representa a soma dos créditos de todas as cotas vendidas no período.

Tíquete médio – valor médio da cota de consórcio. É o resultado da divisão entre o número de cotas vendidas no período e a soma dos créditos comercializados por meio dessas cotas. A ABAC divulga o tíquete médio de todo o setor e por segmento do consórcio.

Contemplações – consorciados contemplados, por sorteio ou lance, que tiveram a oportunidade de utilizar o crédito contratado para a compra do bem ou serviço desejado.

Créditos disponibilizados – somas dos créditos de todas as cotas contempladas no período. Os créditos são disponibilizados para utilização pelos consorciados contemplados, por sorteio ou lance. O consorciado contemplado tem o direito de utilizar o crédito até o encerramento do seu grupo.

Ativos administrados – soma de todos os valores recolhidos e geridos pelas administradoras de consórcios, com exceção da taxa de administração.

Patrimônio líquido ajustado – faz referência ao valor contábil de uma empresa, ou seja, é o resultado da diferença entre os valores do ativo (bens e direitos) e do passivo (obrigações) de uma empresa

Onde encontrar materiais sobre o Sistema de Consórcios?

Os materiais desenvolvidos pela ABAC são sempre divulgados no site da entidade, em “Notícias > Press Releases” (clique aqui para acessar). Os principais destaques podem ser encontrados no Blog da ABAC, em Drops de Mercado.

Assine nossa Newsletter e se mantenha permanentemente atualizado a respeito das principais informações sobre o Sistema de Consórcios. Clique neste link para assinar.

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

Uma resposta para “Entenda os números do Sistema de Consórcios”

  1. Alex junio Marinho do carmo disse:

    Bom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS