Consórcio de caminhão: como funciona?

28 . jan . 2021

O consórcio de caminhão é uma maneira segura e econômica para quem busca adquirir esse tipo de veículo. Se esse é o seu caso, separamos algumas informações importantes para você entender o funcionamento e como fazer para comprar um caminhão através do consórcio.

Custos baixos, poder de compra à vista e diversidade de créditos e prazos para pagamento são algumas das vantagens proporcionadas pelo consórcio. O mecanismo é indicado tanto para pessoas físicas, que podem ver na compra do caminhão uma opção para atuar de forma autônoma, quanto para pessoas jurídicas, já que podem utilizar o mecanismo para ampliar ou renovar sua frota de veículos, sem se descapitalizar.

E como funciona?

O consórcio é uma modalidade de crédito baseada na união de pessoas, que podem ser físicas ou jurídicas. Elas contribuem mensalmente (ou como for estabelecido em contrato) para a formação de um “fundo comum”. Com os recursos desse fundo, a administradora responsável pela gestão do grupo vai liberando os créditos, até que todos os participantes tenham a oportunidade de adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

O momento da liberação do crédito é chamado de contemplação, que pode ocorrer de duas formas: por sorteio ou lance. No sorteio, todos os participantes em dia com suas obrigações concorrem em pé de igualdade. Já o lance, funciona como um leilão – vence quem oferta o maior valor ou percentual. Esse valor, que só é pago caso o lance ofertado seja o vencedor, é abatido do saldo devedor. Ou seja, o lance é um adiantamento de parcelas.

Fazendo um consórcio de caminhão

O primeiro passo para fazer um consórcio de caminhão é a escolha da administradora. Nesse momento, o mais importante é buscar uma empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil, autarquia que define as regras e fiscaliza o setor de consórcios. Todas as administradoras associadas à ABAC são autorizadas. Confira aqui a lista completa.

Definida a administradora, é hora de conhecer os planos disponíveis. Escolha um que se adeque ao seu orçamento, considerando o valor das parcelas e o prazo total para pagamento do plano. Informe-se também sobre as taxas cobradas, as condições do grupo e os critérios de atualização do crédito e das parcelas.

Antes de assinar o contrato de adesão, leia atentamente todo o documento. Nele, devem constar todas as informações do grupo e os termos prometidos pelo vendedor, além de seus direitos e deveres enquanto consorciado (como é chamado o participante de um grupo de consórcio).

Veja no post abaixo o que conferir antes de assinar um contrato de consórcio:

O que acontece depois da contemplação?

Ao ser contemplado, o crédito é liberado após a apresentação das garantias, que costumam variar de acordo com o contrato e as condições do consorciado no grupo. Aprovadas as garantias, o crédito é liberado direto ao vendedor. Como o pagamento é feito à vista, você ainda pode negociar descontos e benefícios – veja aqui algumas dicas valiosas para te ajudar nessa negociação.

Com a liberação do crédito, o consorciado tem liberdade para escolher marca, modelo do caminhão, local de compra e ainda se o modelo será novo ou usado, conforme as condições contratuais. O participante tem até a possibilidade de optar por outro tipo de veículo, que não seja um caminhão. Isso porque o contrato de adesão estabelece a compra de veículo automotor. Portanto, tudo bem mudar de ideia e decidir usar o crédito para comprar carro, moto, embarcação, semirreboques, aeronaves, ônibus, tratores ou implementos agrícolas e rodoviários, por exemplo.

É possível ainda usar até 10% do valor do crédito do consórcio para pagamento de custos como transferência, registros e documentações. No e-book Como aproveitar o crédito de seu consórcio, você encontra essas e outras informações sobre o assunto.

Caso ainda tenha dúvidas sobre as condições contratuais para fazer um consórcio de caminhão, entre em contato com a ABAC. O e-mail é [email protected] e o atendimento é gratuito!

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS