[Baixe Grátis] Anuário 2023 do Sistema de Consórcios

25 . abr . 2023

Mais um material produzido pela ABAC acaba de ser disponibilizado. É o Anuário 2023 do Sistema de Consórcios, publicação que traz em detalhes os resultados do setor de consórcios no ano passado. Lançado durante o  43º CONAC – Congresso Nacional de Administradoras de Consórcios, o material pode ser baixado gratuitamente pelo portal que reúne todos os conteúdos da ABAC.

O Anuário 2023 do Sistema de Consórcios é voltado para os profissionais que atuam no ramo e também todos aqueles interessados em conhecer detalhadamente o desempenho do setor no ano passado. Na publicação, é possível contar com análises e comparativos dos principais indicadores, como cotas vendidas, créditos comercializados, contemplações e participantes ativos.

Além dos dados de 2022, também é possível conferir o desempenho dos últimos cinco anos, nos diversos gráficos e tabelas que compõem o material. A publicação traz ainda as pesquisas setoriais que foram realizadas pela ABAC sobre os segmentos de imóveis, serviços e veículos pesados (caminhões e máquinas agrícolas).

Um dos destaques dessa edição é o estudo qualitativo e quantitativo realizado pela Kantar, que revelou a opinião de clientes e potenciais clientes sobre consórcios. Também traz dados regionais e estaduais do setor (que você pode conhecer em mais detalhes baixando estes e-books), e casos de sucesso.

Faça o download gratuito clicando na imagem abaixo:

Anuário 2023 do Sistema de Consórcios

Confira a íntegra do editorial, assinado por Rodolfo Garcia Montosa, presidente do Conselho Nacional ABAC/SINAC:

Compromisso com mais de 9,4 milhões de clientes

Enganou-se quem pensava que 2022 seria um ano fácil. Os momentos de turbulência política e econômica, iniciados ainda em 2020, com a pandemia da covid-19, insistiram em não ficar para trás. Tivemos eleições, marcadas por uma polarização quase inédita na história da chamada Nova República, iniciada a partir de 1985, com a redemocratização.

E ainda assim, a despeito de todas as dificuldades e incertezas, o Sistema de Consórcios conseguiu se sobressair, entregando resultados, contribuindo com a disponibilização de créditos para os mais diversos segmentos econômicos, e exibindo com orgulho sua resiliência e adaptabilidade, sem levantar bandeiras ou assumir lados. Afinal, antes de qualquer coisa, nosso compromisso é com os mais de 9,4 milhões de consorciados existentes no Brasil.

Aliás, nunca houve tantos clientes em grupos de consórcios como em 2022. E esse foi apenas um dos inúmeros recordes alcançados pelo setor ao longo do ano. Também nunca se comprou tantas cotas de consórcios como em 2022. O mesmo vale para os créditos comercializados, para o número de contemplações e o volume de créditos disponibilizados para aquisição dos mais diversos bens móveis, imóveis e contratação de serviços.

Soa repetitivo, mas este números mostram que, desde 1962, quando o consórcio foi criado, é possível garantir a realização de sonhos, a evolução patrimonial e ainda melhorar a qualidade de vida das pessoas, através do planejamento e do autofinanciamento, características que marcam a modalidade e a educação financeira.

Por essas razões, o consórcio é uma das invenções brasileiras que mais devem ser motivo de orgulho. Assim como o samba, a caipirinha e a bossa nova, o consórcio vem mostrando que já faz parte da cultura brasileira, principalmente no que tange os aspectos financeiros. Com mais conhecimento, os consumidores vêm buscando gerir suas finanças de forma responsável, sem se basear no imediatismo. E finanças equilibradas significam mais qualidade de vida, com conquistas constantes.

Em 2023, assim como ocorreu no cenário político brasileiro, volto a assumir a presidência da ABAC para uma terceira gestão. E não consigo deixar de imaginar como as coisas mudaram nesse período. Em 2009, quando deixei o cargo, eram pouco mais de 3 milhões de participantes ativos. Havíamos acabado de comemorar a conquista da Lei dos Consórcios, como ficou conhecida a Lei nº 11.795/2008. O consórcio de serviços ainda engatinhava. O segmento de motocicletas liderava as adesões. Enfim, muita coisa mudou de lá pra cá, mas o que permanece viva é a nossa vocação para unir pessoas e realizar sonhos.

Que você tenha uma boa leitura!

Categoria(s):

Downloads

Tag(s):

, , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS