6 dicas para organizar a festa de casamento dos sonhos

06 . jul . 2023

Organizar uma festa de casamento é um momento emocionante, mas também repleto de desafios. Para garantir que tudo ocorra perfeitamente, é essencial seguir algumas dicas básicas. Neste post, vamos abordar as principais dificuldades enfrentadas nessa jornada e compartilhar dicas valiosas para tornar seu casamento inesquecível.

Para elaborar estas dicas, o Blog da ABAC entrevistou a cerimonialista Edilene Araújo. Ela trabalha há 15 anos com decoração, assessoria e celebração de casamentos. Portanto, preparem o check-list!

1. Programe-se com antecedência

Não existe um tempo mínimo para organizar a festa de casamento. Cada casal apresenta realidades e necessidades diferentes. Porém, a cerimonialista sugere uma antecedência de pelo menos 12 meses para o planejamento de todos os detalhes.

“Com esse prazo há uma maior tendência de os noivos conseguirem se programar melhor financeiramente e ainda conseguir fechar com os fornecedores que realmente desejam”, lembrou.

2. Defina um orçamento

Este ponto é fundamental para o desenvolvimento de todas as outras etapas da organização. É preciso ter em mente o valor que o casal poderá investir, pois é isso o que delimita o padrão do evento. Se será uma celebração de grande, médio ou pequeno porte.

3. Contrate cerimonialista ou assessoria de casamento

O papel da assessoria de casamento é ajudar aos noivos a planejar o evento de uma forma geral. Inclui itens como indicação de fornecedores, revisão de contratos, organização de cronogramas, entre outros. Essa assessoria pode ser completa, parcial ou apenas do dia do evento.

Há também o serviço de cerimonialista que cuida mais especificamente do cerimonial do casamento, coordenando entradas, rituais e o que mais for necessário.

É comum encontrar profissionais que desempenham os dois papéis. O casal deve analisar o que deseja, a disponibilidade que ambos possuem para lidar com todos os detalhes da organização. Com isso, poderá escolher o perfil ideal de profissional que irá assessorá-los neste planejamento.

4. Não aja pela emoção

Não tomem decisões movidos pela empolgação. Isso pode ser uma grande armadilha.

“Às vezes, o casal define um fornecedor por impulso, por exemplo, pela emoção de estar vendo algum vídeo no momento. Espere passar um dia, durma com essa necessidade de fechar com o prestador de serviço. E no outro dia, se você analisar que realmente o quer em seu evento, feche o contrato”, pondera Edilene.

Aliás, quando o assunto é razão e emoção, sempre vale indicar o post abaixo:

5. Cuidado com os contratos

Tudo o que for combinado deve ser oficializado por meio de um contrato. Esse é o instrumento que garantirá a segurança jurídica das partes envolvidas. Por isso, deve ser muito bem detalhado.

Nos contratos devem constar os itens que estão incluso no serviço, as formas de pagamentos, os prazos, as cláusulas de revisão, as multas por atraso ou descumprimento de acordos, os detalhes do evento (tipo, data, horário do evento, horário de montagem e de desmontagem, local, duração e número de convidados), entre outros.

6. Curta seu momento

Aproveite ao máximo não só o dia do casamento, como também a organização. E no dia, viva tudo com intensidade. “Lembre-se que um evento é de quatro a cinco horas somente. Então, passa muito rápido. Curta esse momento o máximo possível”, finalizou Edilene Araújo.

Dica extra: Consórcio para casamento

Você sabia que o consórcio é uma alternativa para planejar o casamento dos sonhos? E isso pode ser feito adquirindo uma cota do consórcio de serviços – leia o post Como funciona o consórcio de serviços?

Antes de mais nada, saiba que qualquer tipo de serviço imaginável pode ser contratado com o crédito do consórcio, inclusive o casamento. E isso graças a versatilidade no uso do crédito, como já mostramos neste post

Ou seja, você pode utilizar os diferentes planos de consórcio que existem no mercado para pagar os fornecedores do seu casamento e até mesmo planejar sua viagem de lua de mel.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o consórcio de serviços, entre em contato com a ABAC pelo e-mail [email protected]. Nosso atendimento é gratuito!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS