Como funciona o Consórcio de Serviços?

21 . ago . 2019

Viagem, festa de casamento, pequena reforma, intercâmbio, tratamento odontológico, cirurgia plástica. Qualquer tipo de serviço que você imaginar pode ser pago com o crédito do consórcio. Saiba mais sobre o consórcio de serviços.

Consórcio é uma forma de acesso ao crédito para compra de bens e serviços, em que você define quanto precisa e o tempo máximo para pagamento e contemplação. Por isso, é ideal para quem não tem pressa e se planeja.

O consórcio de serviços funciona assim: você contrata um plano e paga parcelas durante um prazo definido em contrato. Todo mês, uma ou mais pessoas são sorteadas e podem utilizar o crédito para contratar o serviço desejado. Também há a oportunidade de ser contemplado ofertando um lance, que funciona como um leilão – quem oferta o maior valor ou percentual, é contemplado. Esse valor é abatido do saldo devedor, ou seja, o lance é um adiantamento de parcelas.

Ao aderir a um grupo cujo contrato está referenciado em serviços, o consorciado tem a liberdade de contratar o serviço que desejar. Mesmo que seu plano inicial seja uma viagem, por exemplo, é permitido a ele utilizar o crédito até para fazer uma pequena reforma em casa. Isso porque todos os serviços pertencem à mesma categoria, de acordo com as regras do Banco Central do Brasil (clique aqui para saber mais sobre as categorias definidas pelo BC).

Escolhido o serviço e aprovadas as garantias (que será um bem e/ou um fiador), você deverá apresentar à administradora os comprovantes da prestação do serviço. Assim, o pagamento será feito diretamente ao prestador.

Como usar o crédito


Suponhamos que seu desejo seja fazer um intercâmbio. Nesse caso, você poderá contratar, junto a uma agência, pacote com passagem, hospedagem, escola (ou o que preferir) e pagar com o crédito do consórcio. É importante se planejar e escolher um grupo que atenda ao tempo máximo em que você pode esperar para ser contemplado, pois não é possível prever quando você será sorteado ou se seu lance será o vencedor.

Outro exemplo é a contratação de curso, seja uma faculdade, pós-graduação, idiomas e até para se tornar piloto de avião! Conheça a história do Guilherme, que, ao ser contemplado no consórcio de serviços, utilizou o crédito para pagar suas horas de voo e se tornar um piloto.

Vale lembrar que, como o pagamento é à vista, você pode negociar descontos e benefícios!

Consórcio de serviços: como contratar


O primeiro passo para adquirir uma cota de consórcio é procurar uma administradora que atue com serviços e seja autorizada pelo Banco Central do Brasil, instituição responsável por normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios. Clique aqui para conhecer as associadas à ABAC que atuam nesse segmento.

Há uma variedade enorme de planos. Logo, você deve pesquisar e comparar para ver o que mais atende ao seu objetivo e à sua capacidade financeira.

Ao aderir a um consórcio, você assina um contrato onde devem constar as informações do grupo, tudo o que foi prometido pelo vendedor, bem como seus direitos e deveres. Por isso, é fundamental ler todo o documento com atenção. Clique aqui para conferir o check list para assinar um contrato de consórcio.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o consórcio de serviços, entre em contato com a ABAC pelo e-mail [email protected]. Nosso atendimento é gratuito!

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , , , ,

2 respostas para “Como funciona o Consórcio de Serviços?”

  1. Marcos Paiva disse:

    Olá. Contratei um consórcio de serviço para minha esposa realizar uma cirurgia plástica. Nesse mês fui contemplado por lance. Dei um lance de 45 por cento. Porém ao verificar a documentação pra utilizar a carta de crédito, fui informado que seria por ressarcimento. Daí não entendi, pois eu não tenho o dinheiro pra pagar, por isso fiz o consórcio. Já paguei o lance (45 por cento). Ainda teria que pagar toda a cirurgia? Isso está dentro da lei? Fiz no Banco do Brasil

    • ABAC disse:

      Olá, Marcos!

      Para que possamos auxiliá-lo de uma forma mais precisa, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail [email protected] descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS