Sistema de Consórcios em junho/2022: dados econômicos

27 . jul . 2022

O 1º semestre de 2022 acabou e o setor de consórcios bateu recorde de cotas vendidas. Com 1,85 milhão de cotas vendidas, foi o melhor resultado para o período nos últimos dez anos. Além disso, superou em 12,1% o acumulado no mesmo período de 2021, quando atingiu 1,65 milhão. Proporcionalmente, ultrapassou em 81,4% o registrado em 2016, que foi de 1,02 milhão.

Em 2022, quando a modalidade completa 60 anos, o aumento das adesões reafirmou o grande interesse do consumidor brasileiro em concretizar seus objetivos pessoais, familiares, profissionais e empresariais pelo Sistema de Consórcios.

“Trata-se de uma comprovação da maturidade do consumidor que, ao conhecer e praticar a essência da educação financeira, tem procurado gerir melhor as finanças pessoais. Vale acrescentar que há ainda uma generalização desse comportamento, visto que as adesões foram realizadas nos vários setores onde a modalidade está presente”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.

Abaixo, você confere um resumo do desempenho do Sistema de Consórcios no 1º semestre de 2022. Os dados foram compilados pela assessoria econômica da ABAC, estando comparados com o mesmo período de 2021. Caso tenha alguma dúvida sobre os indicadores e demais termos trazidos neste texto, recomendamos a leitura do post Entenda os números do Sistema de Consórcios.

Resultados do Sistema de Consórcios por segmento

Consórcio de Veículos Leves

Principal segmento em participantes ativos, o consórcio de veículos leves registrou crescimento de 6,9% nos negócios realizados no 1º semestre de 2022. O tíquete médio do mês de junho avançou 5,2%, sendo que houve alta ainda de 5,9% na soma de créditos concedidos pelas contemplações acumulados no período. 

Consórcio de Motocicletas

Nos consórcios das duas rodas, segundo maior entre os participantes ativos do Sistema de Consórcios, foram obtidos resultados positivos em todos os indicadores. Os principais destaques ficaram com os acumulados com as comercializações, com 21,2%, e com os de créditos disponibilizados, com 25,6%. A alta de 8,5% nas adesões no semestre e o aumento de 15,8% no tíquete médio de junho também se sobressaíram.

Consórcio de Veículos Pesados

No 1º semestre, os consórcios de veículos pesados seguiram em alta em quatro dos seis indicadores. O destaque foram os 47,7% de aumento no acumulado de vendas de novas cotas no segmento, que inclui caminhões, tratores, implementos rodoviários e agrícolas – saiba mais nos infográficos Por dentro do Consórcio de Caminhões – Março/2022 e Por dentro do Consórcio de Máquinas Agrícolas – Maio/2022.

Consórcio de Imóveis

As adesões ao consórcio de imóveis registraram 29% de aumento. Paralelamente, mesmo com a retração do tíquete médio de junho, houve crescimento de 21,1% nos negócios concretizados no 1º semestre de 2022. A soma de contemplações e o total de créditos concedidos também registraram elevações, de 8,2% e 1,7%, respectivamente. Para saber mais sobre o segmento, baixe o infográfico Por dentro do Consórcio de Imóveis, de Abril/2022

Consórcio de Eletroeletrônicos

De janeiro a junho, os consórcios de eletroeletrônicos mais que dobraram a quantidade de novos consorciados. As adesões cresceram 101%, pulando de 46,02 mil, no 1º semestre de 2021, para 92,52 mil, no 1º semestre deste ano. Com isso, os negócios relativos a essas cotas vendidas aumentaram 26,4%.

Consórcio de Serviços

O segmento contabilizou duas altas entre os indicadores e uma estabilidade. As expansões ocorreram em tíquete médio, que cresceu 41,6%, e o volume de créditos disponibilizados, com alta de 11,3%. Já a estabilidade foi registrada no número de participantes ativos, que permaneceu próximo ao contabilizado em junho de 2021.

Clique aqui para baixar o infográfico Por dentro do Consórcio de Serviços – Março/2022.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS