Dados divulgados pela B3 reafirmaram a presença e o gradativo crescimento do consórcio nas vendas no mercado interno, de janeiro a julho deste ano. A participação do mecanismo no setor automotivo variaram de 8,3% a 37,3%, como foi o caso de motocicletas novas.
Os percentuais divulgados confirmam a preferência dos consumidores, pessoas físicas e jurídicas, pela modalidade como forma de usufruir das características básicas como parcelas acessíveis, sem juros, prazos longos, poder de compra, créditos corrigidos sem reajustes retroativos, isenção de IOF, entre outros.
Confira, a seguir, o desempenho em cada segmento.
No segmento de veículos leves, os créditos concedidos por contemplações responderam por 9% do total geral comercializado, enquanto 91,0% originaram-se dos financiamentos.
Na divisão entre novos e usados, verificou-se que 10,2% dos veículos zero km foram comercializados via consórcio enquanto 89,8% foram por financiamentos. Nos seminovos, houve 8,7% pelo consórcio e 91,3% por financiamentos.

No segmento das duas rodas, observou-se que, do volume comercializado no mercado nacional, 29,4% foram utilizados a partir de créditos concedidos por consórcio, e 70,6% provenientes de financiamentos.
Ao separar em novas e usadas, 37,3% estiveram nas motos zero via consórcio e 62,7% foram por financiamentos. Nas seminovas, houve 8,3% pela modalidade consorcial e 91,7% por financiamentos.

No segmento dos veículos pesados, os caminhões mostraram que o consórcio respondeu por 12,4% do total vendido internamente, e 87,6% procedentes de financiamentos.
Na separação entre novos e usados, houve 11,9% de caminhões zero comercializados via consórcio e 88,1% por financiamentos. Os seminovos somaram 12,8% via Sistema de Consórcios, enquanto 87,2% foram por financiamentos.

Ainda em veículos pesados, os implementos rodoviários totalizaram 20,8% de vendas pelo consórcio e 79,2% resultante de outras linhas de crédito, no mercado interno.
Na análise entre novos e usados, houve 19,4% de semirreboques zero via consórcio e 80,6% pelos vários tipos de financiamentos. Paralelamente, os seminovos atingiram 22,8% pelas contemplações e 77,2% por empréstimos variados.

Também em veículos pesados, divulgamos os ônibus que totalizaram 10,7% de vendas pelo consórcio e 89,3% resultante de outras linhas de crédito, no mercado interno.
Na análise entre novos e usados, houve 11,7% de ônibus zero via consórcio e 88,3% pelos vários tipos de financiamentos. Paralelamente, os seminovos atingiram 10,2% pelas contemplações e 89,8% por empréstimos variados.

Quero muito conquistar minha casa própria
Olá Luana, tudo bem?
Já considerou o consórcio como opção para atingir seu objetivo?