Publicado em 6/06/2017 as 13:37H
Consórcio de A a Z

Tire suas dúvidas sobre lance

Uma das principais regras do funcionamento do consórcio é a contemplação por lance. E não é por menos: lance é a oportunidade a mais que o consorciado tem de concorrer à contemplação por meio do pagamento antecipado de parcelas. Mas muitas são as dúvidas: quanto ofertar, quando e como fazer uma oferta, dentre muitas outros. Por isso, a gerente do departamento jurídico da ABAC, Elaine Gomes, vai te ajudar a entender melhor sobre esse assunto.

Se você quiser saber o que é lance com recursos próprios e lance embutido, clique para ler nosso post “Conheça os diferentes tipos de lance no consórcio”.

Agora confira a entrevista com a nossa gerente jurídica, que também é responsável pelo Departamento de Atendimento ao Consumidor, criado pela ABAC para orientar e ajudar consumidores.

1) Elaine, qual valor devo ofertar para meu lance ser o vencedor?

Essa é a dúvida mais comum. Porém, não é possível afirmar qual lance será contemplado, uma vez que os valores ofertados pelos demais participantes do grupo só são reveladas no momento da apuração. O que é possível é ter referências, por exemplo, checando os lances que foram vencedores nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) anteriores. Essas informações estão disponíveis em atas, que podem ser solicitadas às administradoras. Mas reforço: não há garantias de que o lance será o vencedor, pois isso depende da oferta dos demais participantes.

2) Qual o melhor período para ofertar lances no consórcio?

O consorciado pode ofertar lance sempre que desejar, podendo concorrer em todas as assembleias. Embora a contemplação por essa modalidade seja imprevisível, observamos alguns comportamentos mais frequentes. Geralmente os valores são mais altos nos primeiros meses do grupo, podendo ultrapassar 50% do valor do crédito.

3) Como é feito o desempate dos lances?

Os critérios de desempate são definidos pela administradora em contrato. Dessa forma, é fundamental ler atentamente todas as cláusulas para conhecer as regras da empresa de sua preferência. O desempate pode se dar, por exemplo, por sorteio entre os lances empatados ou apresentação de lances adicionais.

4) Como e quando devo comunicar à administradora que desejo ofertar um lance?

Todas essas regras variam entre as empresas e são estabelecidas em contrato. A administradora pode, por exemplo, estabelecer uma data limite, antes da realização da assembleia, e disponibilizar um sistema em seu site para que os consorciados façam suas ofertas. Logo, é importante conferir as cláusulas contratuais.

5) Como sei se o meu lance foi o vencedor?

Você pode acompanhar as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), que é o momento em que são realizadas as contemplações por sorteio e lance. Caso seja o vencedor, a administradora lhe enviará um comunicado para que você realize o pagamento do lance ofertado. Você também pode acompanhar as assembleias do seu grupo, bastando solicitar o calendário das AGOs à sua administradora.

6) Quantas contemplações por lance são realizadas a cada assembleia?

O número de contemplações depende da disponibilidade de dinheiro no caixa do grupo, ou seja, no fundo comum. Ao verificar o saldo desse caixa e deduzir o valor dos créditos dos contemplados por sorteio, a administradora analisará as quantias ofertadas para estabelecer o total de contemplações por lance.

7) O que acontece se o consorciado contemplado não cumprir com o pagamento do valor ofertado?

Se o consorciado contemplado por lance não realizar o pagamento do valor ofertado, ele será desclassificado e será considerado vencedor o próximo colocado. Vale destacar que o valor ofertado pelo segundo classificado deve ser suficiente para complementar o saldo disponível no caixa do grupo e, assim, viabilizar a contemplação.

8) Como o valor pago no lance será abatido do meu saldo devedor?

Depende das regras estabelecidas pela administradora em contrato. As possibilidades são: quitação na ordem direta, em que são abatidas as próximas parcelas a vencer e retomado o pagamento quando os recursos do lance terminarem; quitação na ordem inversa, em que é abatida da última parcela até a primeira; e diluição do valor do lance em todas as parcelas vincendas. Confira as regras da administradora de sua preferência.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Escreva nos comentários ou mande um e-mail para falecom@abac.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

13 comentários sobre “Tire suas dúvidas sobre lance”

  1. italo disse:

    como faço para saber se meu consultor/vendedor/administrador realmente realizou minha oferta nas assembleias ?

    1. ABAC disse:

      Olá, Ítalo.

      Recomentamos que você solicite a cópia da ata da Assembleia Geral Ordinária.

      Abraços

  2. Luciano manoel do nascimento disse:

    E de total confiança a multimarca

  3. Alessandro Correa disse:

    Sou desistente desse consórcio do grupo 0945 e gostaria de saber como funciona a contemplação

    1. ABAC disse:

      Olá, Alessandro.

      Nos contratos firmados após fevereiro/2009, consorciado desistente terá direito à restituição da importância paga ao fundo comum (que é o valor destinado à compra do bem), através da modalidade sorteio. Consulte a Administradora para obter a forma de acompanhar os resultados dos sorteios.

      Abraço

  4. natalia disse:

    Oi meu esposo fez um lase recente e até agora não tivemos noticia de nada ate pq a pessoa q nos atendeu não nos responde mais ,como faço pra saber como esta e o q ouve depois da assebleia q ouve nesse mês dia 17?

    1. ABAC disse:

      Olá, Natalia.

      Recomendamos que você solicite à Administradora a cópia da ata da Assembleia Geral Ordinária, onde constam informações relativas às contemplações.

      Abraço

  5. ingryd disse:

    Boa tarde, essa empresa MULTIMARCAS é confiável?

    1. ABAC disse:

      Olá, Ingryd.

      Se você estiver se referindo à empresa MULTIMARCAS – ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA, inscrita no CNPJ/MF sob nº 04.124.922/0001-61, informamos que a mesma possui autorização do Banco Central do Brasil para administrar grupo de consórcios. Recomendamos a leitura do link http://abac.org.br/o-consorcio/dicas.

      Abraço

  6. Liliane disse:

    Pelo que vejo os contemplados por lance tem dado até 90% do valor assim fica difícil se tiver 90% do valor compraria o bens a vista!dei quase 30% e nada

    1. ABAC disse:

      Olá, Liliane. Tudo bem?

      Pedimos que envie seus contatos para falecom@abac.org.br para que possamos falar com você.

      Abraços

  7. Cosme da costa disse:

    Fiz um de 16 mil e dei um lance embutido de 5.290.88 ! Pelo que vejo os contemplados por lance tem dado até 90% do valor assim fica difícil se tiver 90% do valor compraria o bens a vista!dei quase 32% e nada saiu ai

    1. ABAC disse:

      Olá, Cosme.

      Verifique se no seu contrato consta cláusula de limite de lance.

      Abraço