Publicado em 30/08/2017 as 11:02H
Consórcio de A a Z

Fui sorteado, mas tenho parcela atrasada

Se você tem parcela atrasada do seu consórcio, muito provavelmente terá que arcar com custos extras de multa e juros para regularizar a situação. Mas e se sua cota for sorteada nesse meio tempo? Já pensou perder a oportunidade de adquirir o bem ou serviço que você tanto aguardava?

Se você for sorteado e estiver com parcela atrasada, sua contemplação não será efetivada. Mesmo que você entre em contato com a administradora se propondo a pagar após tomar conhecimento do sorteio – que pode ocorrer, por exemplo, tendo como resultado de referência a loteria federal -, você terá que pagar a dívida e aguardar um novo sorteio para ter acesso ao crédito. Isso porque a administradora contemplará automaticamente outro consorciado em dia com seus compromissos.

Exclusão do consorciado

Vale destacar que após determinado período em atraso (prazo que deve constar do contrato de adesão), o consorciado não contemplado é excluído do grupo. Ele passa a participar dos sorteios apenas para receber o que pagou referente ao fundo comum. Não terá devolvidos os valores pagos de taxa de administração e, se constar do contrato, de fundo de reserva e seguros. O consorciado excluído ainda estará sujeito ao pagamento de multa por quebra de contrato, conforme estiver determinado no contrato.

Além do risco da não contemplação, da exclusão, e do pagamento de juros e multas, parcela atrasada no consórcio pode trazer outras consequência. Para saber mais, leia também Atrasei a prestação do consórcio. E agora?!

O que fazer com minha parcela atrasada?

Em situações como essa, o ideal é entrar em contato com a administradora assim que as dificuldades financeiras forem percebidas. Você e a empresa poderão fazer um acordo para realizar o pagamento da parcela atrasada. Podem ainda alterar o plano para que ele se adapte à sua realidade, por exemplo, reduzindo o valor do crédito e das parcelas.

Caso não haja possibilidade de pagamento, você pode aguardar a contemplação por sorteio, sendo considerado consorciado excluído ao deixar o grupo, ou transferir seu contrato para outra pessoa interessada, mediante aprovação da administradora.

Mas sabemos que, mesmo na crise, seu sonho não pode parar, não é mesmo? Por isso, organize seu orçamento, mude hábitos para fugir do endividamento e continue alcançando suas metas mesmo em tempos difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*