Fui sorteado, mas tenho parcela atrasada

30 . ago . 2017

Se você tem parcela atrasada do seu consórcio, muito provavelmente terá que arcar com custos extras de multa e juros para regularizar a situação. Mas e se sua cota for sorteada nesse meio tempo? Já pensou perder a oportunidade de adquirir o bem ou serviço que você tanto aguardava?

Se você for sorteado e estiver com parcela atrasada, sua contemplação não será efetivada. Mesmo que você entre em contato com a administradora se propondo a pagar após tomar conhecimento do sorteio – que pode ocorrer, por exemplo, tendo como resultado de referência a loteria federal -, você terá que pagar a dívida e aguardar um novo sorteio para ter acesso ao crédito. Isso porque a administradora contemplará automaticamente outro consorciado em dia com seus compromissos.

Exclusão do consorciado

Vale destacar que após determinado período em atraso (prazo que deve constar do contrato de adesão), o consorciado não contemplado é excluído do grupo. Ele passa a participar dos sorteios apenas para receber o que pagou referente ao fundo comum. Não terá devolvidos os valores pagos de taxa de administração e, se constar do contrato, de fundo de reserva e seguros. O consorciado excluído ainda estará sujeito ao pagamento de multa por quebra de contrato. Verifique se essa condição está determinada no contrato.

Além do risco da não contemplação, da exclusão, e do pagamento de juros e multas, parcela atrasada no consórcio pode trazer outras consequência. Para saber mais, leia também Atrasei a prestação do consórcio. E agora?!

O que fazer com minha parcela atrasada?

Em situações como essa, o ideal é entrar em contato com a administradora assim que as dificuldades financeiras forem percebidas. Você e a empresa poderão fazer um acordo para realizar o pagamento da parcela atrasada. Podem ainda alterar o plano para que ele se adapte à sua realidade, por exemplo, reduzindo o valor do crédito e das parcelas.

Caso não haja possibilidade de pagamento, você pode aguardar a contemplação por sorteio, sendo considerado consorciado excluído ao deixar o grupo. Você também pode transferir seu contrato para outra pessoa interessada, mediante aprovação da administradora.

Mas sabemos que, mesmo na crise, seu sonho não pode parar, não é mesmo? Por isso, organize seu orçamento e mude hábitos para fugir do endividamento. Continue alcançando suas metas mesmo em tempos difíceis.

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, ,

2 respostas para “Fui sorteado, mas tenho parcela atrasada”

  1. Ricardo Pereira disse:

    Ola meu nome e Ricardo Pedro Pereira, entrei em um consorcio de veiculo leve em 2008 com un representante por nome Jose Alegre, paguei algumas parcelas e depois não consegui pagar mais.
    O consorcio era de 5 anos se não me falha a memoria enfim, meu carro que tinha na época foi furtado e com ele todos os documentos inclusive esta pasta do contrato do consorcio e agora não tenho nome da empresa para eu rever meu valor que tenho la como eu faço alguém pode me ajudar?

    • ABAC disse:

      Olá, Ricardo.

      Recomendamos que leia a relação de administradoras de consórcios em funcionamento no país, disponibilizada na página do Banco Central do Brasil. Quem sabe lendo os nomes das empresas você lembre da sua administradora, não é?

      Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS