Pesquisa mostra critérios ao escolher consórcio

30 . jun . 2021

Você já viu aqui no Blog 4 motivos que explicam o sucesso do consórcio na pandemia da Covid-19 e o grande poder de influência que familiares e amigos têm na adesão à modalidade. Hoje vamos ver quais são os principais critérios do consumidor ao escolher consórcio, segundo pesquisa.

Estudo realizado pela ABAC, por meio da Kantar Divisão de Pesquisa de Mercado, Insights e Consultoria da WPP, mostrou que o valor da prestação foi o principal fator. “Parcelas que cabem no bolso” foi a opção mais respondida, tanto por consorciados, quanto por não consorciados. De 2020 para 2021, esse critério ganhou ainda mais importância. 

O segundo aspecto relevante ao escolher consórcio foi o acesso à informação e a transparência quando solicitadas ou não na venda e no pós-venda.

O terceiro maior critério citado em 2021 foram as taxas: o percentual cobrado pelas empresas também ganhou mais peso para consorciados e não consorciados.

Em quarto lugar neste ano ficou a saúde financeira da empresa, de forma a ter mais segurança de que ela não irá falir.

Confira os percentuais de respostas dos critérios na imagem a seguir:

A pesquisa identificou ainda que 25% dos usuários entrevistados destacaram que o consórcio é um bom investimento; 24% salientaram a adequação do valor da mensalidade e consequente facilidade de pagamento; e 23% que consórcio se trata de parcelamento com taxas menores.

As pesquisas realizadas pela ABAC têm proporcionado às administradoras de consórcios maior conhecimento do mercado. Além disso, permitem a atualização de suas estratégias, especialmente relacionadas à oferta de planos e condições que atendam às demandas dos consumidores.

Mais sobre a pesquisa da ABAC

A pesquisa da ABAC contemplou dois estudos, um qualitativo e outro quantitativo. Este último, teve seus resultados comparados com pesquisa realizada em 2020, antes da pandemia do coronavírus. Isso possibilitou analisar o comportamento e a opinião do público durante o novo cenário.

Para essa, a Kantar entrevistou mais de 1 mil pessoas. Foram homens e mulheres, de 18 a 45 anos, e das classes sociais A, B e C. Desse total, 38% aderiram à modalidade durante a pandemia, e 62% não eram consorciados. Ainda, 43% eram da região Sudeste, 27% do Nordeste, 15% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 7% do Norte. 

Categoria(s):

Pesquisas da ABAC

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1 Comentário

  • Excelente material, temos que colocar a melhora no tempo de aprovação do cadastro pós contemplação.

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