ABAC – A Força do Sistema de Consórcios: assista ao vídeo

02 . maio . 2023

Os últimos anos foram intensos para o Sistema de Consórcios. E, como resultado do esforço da ABAC, de administradoras e de empresas parceiras, o setor contabiliza incontáveis conquistas, crescimentos exponenciais, recordes e mais recordes. 

Vamos recordar algumas ações e acontecimentos relevantes nos últimos anos.

2019/2020: o ano da pandemia

Há 4 anos, enfrentávamos a maior pandemia da história, que mudou a forma de vivermos e nos relacionarmos. Foi nesse contexto que a ABAC contribuiu para a edição, pelo Banco Central do Brasil, das circulares 4009 e 3999, que visavam diminuir os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus. 

Em 2020, também tivemos a edição da circular 4005, cujo objetivo foi a prevenção de crimes de lavagem de dinheiro. 

Ainda nesse ano, a ABAC fechou parceria com o Banco Central do Brasil para oferecer treinamentos para as administradoras de consórcios. Parceria que continua ativa até hoje.

Dentro da entidade, tivemos a reforma do estatuto da ABAC e do SINAC, e a reestruturação dos Comitês e grupos de trabalho. Hoje temos 12 comitês ativos, formados por administradoras associadas.

2021/2022: lançamentos do Banco Central do Brasil 

Em 2021, o Banco Central do Brasil lançou o Sistema Valores a Receber, para que pessoas físicas e jurídicas pudessem consultar se têm valores a receber de bancos e demais instituições do SFN.

Já em 2022, foram editadas as resoluções BCB 155, sobre relacionamento com o cliente, e as resoluções 120 e 219, que estabeleceram conceitos e critérios contábeis.

Outras ações da ABAC

E, em paralelo com todos esses acontecimentos, a ABAC fortaleceu sua imagem e relacionamento com associados, profissionais e consumidores com diversas iniciativas. Quer conferir quais foram? Então assista ao vídeo abaixo!

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS