Cédulas danificadas perdem valor?

20 . set . 2023

Você fez uma compra e recebeu como troco cédulas danificadas. Ou seja, rasgadas, rabiscadas ou cortadas. E agora? Está na dúvida se ela ainda tem valor? Descubra neste post!

Para começar, precisamos entender quando uma cédula de real desgastada ou danificada deixa de ser adequada para circulação e, eventualmente, perde valor. Isto é, vira apenas um pedaço de papel na sua mão e não pode ser usada para fazer compras. Mas quando é que isso acontece?

A resposta para essa pergunta vai depender de cada caso. Por exemplo, as cédulas que se desgastaram com o tempo ou pelo uso excessivo podem ser utilizadas, elas permanecem com valor. Mas à medida que elas retornam à rede bancária, seja porque você depositou na sua conta ou porque o comerciante onde você fez suas compras levou a cédula para o banco, elas vão sendo retiradas de circulação e encaminhadas para o Banco Central para destruição.

As cédulas que estão danificadas, em regra, também permanecem com valor. Os bancos devem receber essas cédulas e trocá-las pelo seu valor integral ou aceitá-las como pagamento. Essas cédulas também vão ser encaminhadas ao Banco Central para destruição.

Isso vale para todo tipo de cédula danificada?

E se você tiver só um pedacinho pequeno da cédula, será que pode levá-la ao banco para trocar ou depositar na própria conta? Neste caso, a resposta é NÃO. Existem algumas regrinhas para que a cédula continue valendo.

Tipos de dano às cédulas

O Banco Central do Brasil considera como cédulas danificadas as que foram marcadas, rasgadas, cortadas, queimadas, as que tiveram uma parte suprimida e também aquelas que foram danificadas por agentes químicos, traças ou cupins. Quando a cédula danificada não tem mais nenhum pedaço com mais da metade do tamanho original, aí a cédula deixa de ter valor.

A regra mostrada acima tem uma exceção. Caso o consumidor tenha dois pedaços da mesma cédula, cada um com a numeração completa e igual, e os dois pedaços juntos representam mais da metade do tamanho da cédula, então aquele dinheiro ainda tem valor. 

Sempre que surgir alguma dúvida, a dica é pegar a cédula danificada, levar ao banco e pedir que seja enviada para o Banco Central. A autarquia vai verificar se a cédula ainda tem valor. E para finalizar, uma orientação: cuide bem das notas. Se você cuidar bem delas, não vai passar por esse tipo de problema e ainda vai ajudar o país a economizar com a reposição de dinheiro danificado.

Se quiser mais informações sobre esse tema, acesse este link do Banco Central.

Este post foi elaborado com conteúdo do episódio 10 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir, veja o vídeo abaixo:

Aproveite e clique aqui para conhecer outros materiais sobre Educação Financeira do Blog da ABAC.

Categoria(s):

Educação Financeira

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS