Sistema de consórcios em agosto/2023: dados econômicos

26 . set . 2023

Em agosto de 2023, o Sistema de Consórcios apresentou crescimento em seus seis principais indicadores. O destaque ficou por conta do total de participantes ativos, que atingiu 9,94 milhões e se aproximou da marca de 10 milhões, segundo a ABAC.

Neste total, houve 10,8% de aumento sobre os 8,97 milhões de consorciados ativos, registrados em agosto do ano passado. Entre as principais razões deste resultado estão a confiança e a credibilidade que a modalidade financeira alcançou, ano após ano, junto ao público consumidor.

Confira abaixo o resumo do desempenho do Sistema de Consórcios em agosto de 2023. Os dados são da assessoria econômica da ABAC.

Para entender melhor as informações contidas neste post, leia também:

Consórcio de Veículos Leves

No oitavo mês do ano, o maior segmento em número de participantes ativos no Sistema de Consórcios, registrou mais de um milhão de novas cotas vendidas. Estas adesões, aliadas à estabilidade do tíquete médio, resultaram em mais de R$ 66 bilhões em créditos contratados. O segmento registrou ainda aumentos nos indicadores de participantes ativos, contemplações e créditos disponibilizados.

Consórcio de Motocicletas

O consórcio de motocicletas é o segundo maior em importância no Sistema de Consórcios, quando o assunto é número de participantes ativos. Em agosto, o segmento apresentou alta de 17,5% no volume de créditos comercializados. O total de adesões acumuladas, no mesmo período, também apontou aumento sobre o acumulado em agosto de 2022. Todos os indicadores encerraram o mês em alta.

Consórcio de Veículos Pesados

De janeiro a agosto, o consórcio de veículos pesados registrou bons desempenhos em cinco indicadores: participantes ativos, vendas de cotas, negócios realizados, contemplações e créditos concedidos. Em contrapartida, a retração de 13,2%, verificada no tíquete médio mensal, ocorreu em razão do maior número de novos participantes com créditos de menor valor. Contudo, este resultado não impactou no crescimento do acumulado de créditos comercializados, que progrediu 21,8%. 

Consórcio de Imóveis

O consórcio de imóveis é o terceiro maior segmento em número de participantes ativos do Sistema de Consórcios. E o mecanismo vem registrando boas performances em todos os indicadores este ano. O aumento de 20% nas vendas de novas cotas de janeiro a agosto, aliado ao avanço do tíquete médio de agosto, proporcionaram alta de quase 30% nos créditos contratados no período. 

Consórcio de Eletroeletrônicos

Em agosto, o consórcio de eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis registrou queda no número de adesões. Ainda assim, obteve aumentos expressivos em participantes ativos e no tíquete médio mensal, com 13,3% e 44,0% de alta, respectivamente. Nos acumulados de contemplações e créditos disponibilizados também houve crescimento. Entretanto, os créditos comercializados registraram retração.

Consórcio de Serviços

De janeiro a agosto, o consórcio de serviços injetou potencialmente no mercado quase R$ 490 milhões. Nos oito meses, houve alta em quatro indicadores: participantes ativos, tíquete médio, consorciados contemplados e créditos concedidos. Já os dois que apresentaram retrações foram vendas de novas cotas e negócios realizados. 

Aproveite para conhecer outros dados econômicos do setor de consórcios na seção Drops de Mercado do Blog da ABAC!

E conheça também o Boletim do Sistema de Consórcios, com o detalhamento do desempenho mensal do setor.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS