O ano de 2022 registrou um recorde histórico nas vendas de novas cotas do segmento de veículos pesados, que abrange caminhões, tratores, implementos rodoviários e agrícolas. Foram 285.906 novas aquisições, entre janeiro e novembro de 2022, um crescimento de 73% em relação ao mesmo período de 2021.
O crescimento das vendas foi tão expressivo que, em agosto de 2022, já haviam sido comercializadas mais cotas de consórcios de veículos pesados que o ano de 2021 inteiro. O mês de setembro foi o campeão de vendas do segmento no ano passado, com 40.727 novas cotas comercializadas.
Com o aumento nas vendas de cotas, o volume acumulado de créditos comercializados também cresceu, entre janeiro e novembro de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. O valor saiu de R$ 34,47 bilhões para R$ 39,14 bilhões, um crescimento de 13,5%.
Este crescimento percentual dos créditos comercializados, abaixo da marca recorde de aumento das vendas de cotas (73%), se explica pela retração de 62,7% no tíquete médio. Em novembro de 2021, o valor médio da cota contratada era de R$ 269,05, enquanto um ano depois ficou em R$ 100,23 mil.
Outro indicador que teve aumento expressivo foi o de participantes ativos. No caso deste, o crescimento foi de 41,2%. Em novembro de 2021, eram 453,06 consorciados. Em novembro de 2022, o número subiu para 639,74 mil.
Com relação às contemplações, comparando os 11 meses de 2022 com o mesmo período de 2021, houve crescimento de 26,6%. Foram 57,98 mil de janeiro a novembro de 2022, ante 45,80 mil no ano anterior. Em créditos, o valor total disponibilizado chegou a R$ 8,2 bilhões.
Do total de contemplados, 38,7 mil tem a pretensão de utilizar o crédito para compra de caminhões, principal veículo de transporte de cargas do País. O volume corresponde a 66,7% do total de contemplações. Ou seja, quase 7 a cada 10 contemplados pretendiam adquirir esse tipo de veículo. Saiba mais sobre o consórcio de caminhões baixando este infográfico da ABAC.
Caso tenha alguma dificuldade no entendimento destes indicadores, recomendamos a leitura do post abaixo:
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