O Sistema de Consórcios em agosto/2020 alcançou resultados expressivos. Só no oitavo mês do ano, foram comercializadas 314,24 mil novas cotas. Trata-se do maior volume mensal dos últimos quinze anos.
O desempenho do Sistema de Consórcios em agosto/2020 reafirma a força da modalidade junto ao mercado. Ocorreram ainda recordes em três dos seis segmentos: veículos leves, motocicletas e imóveis.
“O mês de agosto ultrapassou os números obtidos nos meses de janeiro, fevereiro e julho”, esclarece o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi. “Acreditamos que mantida a tendência atual poderemos encerrar 2020 melhor que 2019, inclusive superando a marca dos 7,50 milhões de consorciados ativos”, projetou.
Confira os principais indicadores gerais do Sistema de Consórcios em Agosto de 2020:
Confira o desempenho de cada segmento do Sistema de Consórcios, no acumulado entre janeiro e agosto. Os dados estão comparados com igual período do ano anterior.
O total das vendas de novas cotas de agosto bateu recorde histórico. As 137,78 mil novas cotas vendidas no mês foi um volume inédito em 15 anos.
Com o crescimento de 35,6% no tíquete médio, os créditos comercializados tiveram alta de 36,3%, mesmo com a retração das vendas. O total das adesões de agosto registrou recorde do ano ao atingir 114,50 mil cotas. Em paralelo, o volume de participantes ativos manteve-se estável.
De janeiro até agosto de 2020, houve estabilidade nas adesões em comparação com o mesmo período de 2019. Com forte aumento de 37,9%, o tíquete médio mensal provocou alta de 13,0% no acumulado dos negócios.
O acumulado de adesões, durante os oito meses, registrou ligeira alta, revertendo tendência anterior. As cotas vendidas em agosto registraram recorde de 2020 e também dos últimos 15 anos, com a comercialização de 37,44 mil cotas no mês. Já o total de participantes ativos, mostrou evolução e voltou a se aproximar de 1 milhão.
Os percentuais elevados dos indicadores levam a boas perspectivas para os próximos meses. As vendas de novas cotas registram aumento gradativo, tendo o mês de abril como o ponto mais agudo da pandemia. O destaque no segmento foi para créditos concedidos, com alta de 136,8%.
O volume mensal de adesões no consórcio de eletroeletrônicos vem evoluindo gradualmente desde maio, quando retomou o crescimento. O destaque principal foi o avanço de quase 200% nos créditos disponibilizados entre janeiro e agosto de 2020, ante igual período de 2019.
Anterior
Existe portabilidade em consórcio?Próxima
O que é hackathon?
Parabéns,fico feliz com estas estatísticas.Trabalhei muitos anos no sistema.É um excelente investimento.
Comprei a carta contemplada Bradesco para compra de um imóvel e não consegui por motivos de documentações e demora no processo. Gostaria de saber como faço para mudar o objetivo de imóvel para automóvel?
Olá, Osvandira.
Não é possível realizar essa operação. O consorciado contemplado que adquiriu um crédito para a compra de imóvel não pode comprar um veículo automotor com esse crédito, pois a faculdade de usar o crédito se restringe à categoria do grupo de consórcio. Bem imóvel e veículo automotor não fazem parte da mesma categoria. Recomendamos a leitura da postagem “Categorias do consórcio para uso do crédito” publicada no próprio site da ABAC – http://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/uso-do-credito-consorcio-flexibilidade.
Um abraço