O que é hackathon?

08 . out . 2020

Na sexta-feira (09/10), a ABAC realizou live para lançamento do hackathon que irá desafiar o público a pensar o futuro do consórcio. Mas você sabe o que é um hackathon?

Para explicar e mostrar que qualquer pessoa pode participar deste evento que dará até R$ 21 mil em prêmios, o Blog da ABAC entrevistou Laura Gurgel, especialista em inovação que participará da nossa live, junto com Marcelo Tas, Edna Maria Honorato e Consuelo Amorim. Venha conferir a entrevista!

1) O que é “hackathon”? Como surgiu esse conceito?

O hackathon é uma maratona de desenvolvimento de soluções para desafios pré-definidos. Normalmente dura entre 24 e 36 horas, onde a comunidade de empreendedores, desenvolvedores e entusiastas se reúne para criar e prototipar as mais diferentes soluções para resolver um problema (proposto, normalmente, pela organização do evento). Esse conceito surgiu a partir das “maratonas” que desenvolvedores e profissionais das área de inovação e produto de empresas realizavam internamente para fazer ajustes nas aplicações das companhias e resolver pequenos problemas / bugs nas plataformas das mesmas, ou então para criar um novo produto.

2) É preciso ter alguma formação específica para participar de um hackathon? Por exemplo, é preciso conhecer sobre consórcio para participar do Hackathon da ABAC?

Os hackathons costumam ser bastante inclusivos, uma vez que reúnem entusiastas de negócios ou de uma vertical específica, pessoas de marketing, design e desenvolvimento, além de especialistas nos desafios propostos. Com a possibilidade de formar equipes multidisciplinares e de consultar os mentores participantes do evento, combinados com uma boa dose de curiosidade para pesquisar as informações sobre o tema, qualquer pessoa pode e deve participar!

3) Quais aprendizados uma pessoa pode ter ao participar de um hackathon?

Participar de um hackathon é estar disposto a aprender muito! Durante estes eventos é possível obter conhecimentos das mais diversas áreas: sobre a temática do desafio, novas ferramentas de inovação, criação de ideias, validação de hipóteses, formas de desenvolver soluções, liderança, trabalho em equipe, Pitch (apresentação do projeto)… de tudo um pouco!

4) Quais as qualidades necessárias que um projeto precisa ter para ser o vencedor?

A principal qualidade de um projeto para vencer o desafio é realmente oferecer uma solução para o problema! As melhores criações sempre surgem dos apaixonados em resolver as dores decorrentes do desafio apresentado. Alguns pontos que também ajudam muito: aderência ao tema (sempre!), inovação para aprimorar o que já é feito e, muitas vezes, simplicidade na solução.

5) É possível viver essa experiência mesmo em um hackathon virtual, como tem ocorrido atualmente, em função da pandemia?

Sim! Trabalhar virtualmente apenas nos limita do ponto de vista físico, ou seja, não é possível estar fisicamente próximo da equipe ou fazer o Pitch no palco. Mas é uma experiência igualmente interessante, pois é preciso aprender a dividir tarefas, aprender a usar as novas ferramentas de comunicação, desenvolver um método de trabalho consistente e também estabelecer laços com os demais membros da sua equipe. O lado bom é pensar em todo o conforto de casa, não perder tempo com transporte para o evento, garantir aqueles (muitos) litros de café e guloseimas! =)

6) Agora falando sobre “inovação”, como você define esse conceito?

Inovação, no sentido mais simples da palavra é aprimorar algo a partir do que já existe, não apenas criar algo novo. Eu, particularmente, encaro inovar como a ação de buscar, sempre, a possibilidade de melhoria (inovação incremental) para solucionar problemas, ou simplificar e otimizar um processo oneroso e complexo (inovação disruptiva), por meio de um produto, um serviço ou um modelo de negócios. Tudo, dentro desse espectro, é inovação em seu estado mais puro.

7) Para algo ser considerado inovador, ele precisa ser completamente novo ou existem “categorias” de inovação?

Na verdade, a inovação e a invenção andam quase juntas, mas são coisas bastante diferentes. Dentro do mercado de inovação, nós temos três principais “categorias”:

  • Inovação incremental: melhorias para aprimorar produtos, processos e serviços, a partir do que já existe;
  • Inovação radical: o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço que transforme completamente o mercado atual ou crie novos mercados;
  • Inovação disruptiva: é quando uma inovação transforma o mercado onde está inserida, por meio de simplificação, trazendo comodidade e acessibilidade.

8) Qual a diferença entre invenção e inovação? O que uma ideia precisa ter para ser considerada uma inovação?

A principal diferença entre invenção e inovação é que a primeira se trata de conceber algo novo, que nunca existiu ou foi executado, enquanto inovação é sobre melhorar, aprimorar e otimizar algo já existente.

9) Inovação depende de tecnologia?

Não necessariamente! Para inovar, é preciso se apaixonar pelo problema a se resolvido, e estudá-lo o máximo possível, para entender quais as formas já existentes de solucioná-lo.

A partir daí, é possível saber onde melhorar o que já se apresenta como solução. Aplicar a tecnologia é uma das saídas, mas não a única!

10) Criatividade é o mesmo que inovação?

Não. A criatividade é o processo de ter ideias, de criar, imaginar possibilidades. A inovação é o ato de colocá-las em prática, executar.

11) É possível aprender a inovar ou trata-se de um talento nato?

Inovar é uma hardskill, ou seja, é algo que se pode aprender, e por meio de ferramentas, trazer melhorias, solucionar problemas e provocar impacto positivo na vida das pessoas.

12) É possível alguém criar uma inovação sem nunca ter desenvolvido algo? O que é preciso para inovar?

Sim! A inovação é o processo de colocar uma ideia em prática, com o objetivo de buscar melhorias e solucionar problemas. Uma pessoa que nunca inovou pode, a qualquer momento, desenvolver soluções e mudar totalmente a realidade e o status quo! É mais do que um processo, é uma atitude!

E aí, aceita o desafio de criar algo novo para o Sistema de Consórcios? Então fique atento que o lançamento acontece amanhã!

Clique aqui e inscreva-se no Hackathon ABAC!

Categoria(s):

Institucional

Tag(s):

, , , ,

3 respostas para “O que é hackathon?”

  1. Daniel Melo Figueiredo disse:

    Olá bom dia
    Eu perdi a live do dia 09/10 mas eu gostaría muito de fazer parte do hackathon da ABAC, pois a minha empresa tem soluções muito interessantes para reduzir a jornada do consórcio e minimizar fraudes na aceitação da administradora.

    É possível eu ou minha empresa participar do Hackathon?

    At.
    Daniel

  2. felipe disse:

    o futuro do consorcio no brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS