A ABAC divulgou o novo ICSC – Índice de Confiança do Setor de Consórcios, referente ao mês de julho. Ao subir 4,2 pontos em relação a maio, o novo indicador sinaliza boas perspectivas do setor para os próximos meses.
Em sua primeira edição, há dois meses, o ICSC somou 64,0 pontos, mostrando confiança daquelas empresas que responderam o questionário. Em julho, o resultado das avaliações foi de 68,2 pontos.
“O índice refletiu um cenário positivo. Enquanto foi observada estabilidade nas avaliações sobre o cenário econômico, com viés de crescimento, para o Sistema de Consórcios houve sinalização de boas expectativas, mesmo com as administradoras demonstrando cautela em suas projeções”, explica Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC.
Lançado pela ABAC em maio deste ano, durante o 44º CONAC, o ICSC visa referenciar a confiança das associadas no futuro da modalidade. Ele beneficia tanto o consumidor, que busca cada vez mais fontes sobre confiança ao fazer um investimento, quanto o setor produtivo, que poderá planejar sua linha de produção considerando o indicador.
“O ICSC varia de 0 a 100 pontos. Acima de 50 pontos indica a confiança dos empresários. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos demonstrará a falta de confiança”, detalha Barbagallo.
ICSC é calculado com base nas informações de suas associadas, que representam 73% das empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Esse universo corresponde a 99% dos participantes ativos do Sistema de Consórcios.
Para cálculo do ICSC, são ponderadas as respostas empresariais relativas aos seis focos seguintes: 1) situação atual da economia; 2) situação atual do Sistema de Consórcios; 3) situação atual da associada; 4) perspectiva para os próximos 12 meses da economia; 5) perspectiva para os próximos 12 meses do Sistema Consórcios; e 6) perspectiva para os próximos 12 meses da empresa entrevistada.
O ICSC tem periodicidade bimestral, sendo o próximo divulgado em setembro. Aguardem!
Próxima
Consórcio não gera inflação
Deixe um comentário