A ABAC acaba de lançar mais um indicador exclusivo para o Sistema de Consórcios, o ICSC – Índice de Confiança do Setor de Consórcios. Ele visa referenciar o consumidor quanto à confiança das administradoras associadas no futuro da modalidade como realizadora de objetivos e contribuição para a economia brasileira.
“O ICSC irá variar de 0 a 100 pontos. Acima de 50 pontos, o resultado indicará otimismo dos empresários em relação ao Sistema de Consórcios no contexto econômico de curto prazo. Em contrapartida, abaixo de 50 pontos, demonstrará a falta de otimismo para o período analisado”, detalhou Luiz Antonio Barbagallo, economista da ABAC.
Calculado em maio, o primeiro ICSC cravou 64,0 pontos, o que mostrou otimismo das empresas que responderam ao questionário piloto. O índice é bimestral e a ABAC divulgará o próximo resultado em julho.
ICSC é calculado com base nas informações de suas associadas, que representam 73% das empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Esse universo corresponde a 99% dos participantes ativos do Sistema de Consórcios.
Para cálculo do ICSC, são ponderadas as respostas empresariais relativas aos seis focos seguintes: 1) situação atual da economia; 2) situação atual do Sistema de Consórcios; 3) situação atual da associada; 4) perspectiva para os próximos 12 meses da economia; 5) perspectiva para os próximos 12 meses do Sistema Consórcios; e 6) perspectiva para os próximos 12 meses da empresa entrevistada.
O novo índice atende tanto ao consumidor, que busca cada vez mais fontes sobre confiança ao fazer um investimento, quanto ao setor produtivo, que poderá planejar sua linha de produção considerando o ICSC.
“O índice do Sistema de Consórcios será importante referência para outros segmentos econômicos. Afinal, o setor contribui diretamente para o desenvolvimento e crescimento dos mercados automotivo, imobiliário, serviços, de eletroeletrônicos e bens móveis duráveis, entre outros”, explica Paulo Roberto Rossi.
Em abril, o Sistema de Consórcios contava com 10,53 milhões de participantes ativos. Movimentou R$ 108,67 bilhões no primeiro quadrimestre, ao vender 1,35 milhão de cotas.
“O novo índice possibilitará aos interessados em aderir a uma cota de consórcio ampliar sua pesquisa de investimento econômico, especialmente quando o objetivo é adquirir bens ou contratar serviços de forma simples e econômica”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC.
Além de oferecer o novo índice, trazendo mais segurança ao consumidor, a ABAC disponibiliza orientações e informações setoriais sobre o produto. Dados de mercado, empresas associadas, educação financeira e funcionamento do consórcio estão disponíveis gratuitamente. Acesse: abac.org.br, consorciodeaaz.org.br e saberfinanceiro.org.br.
Excelente índice para o mercado de consórcio ver o crescimento do produto!
[email protected]
Olá, Luiz Henrique!
Exatamente!