Consórcio gera mobilidade, emprego e renda

28 . set . 2021

Estudo recente divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB) mostrou que o consórcio contribui para a mobilidade do trabalhador. A pesquisa apontou resultados importantes, como a superação de obstáculos na busca pelo emprego e o aumento das chances de uma melhor colocação no mercado de trabalho.

O estudo “Financial Access and Labor Market Outcomes: evidence from credit lotteries ou Acesso Financeiro e Resultados do Mercado de Trabalho: Evidências de Loterias de Crédito”, disponibilizado pelo BCB abordou a melhoria da mobilidade do trabalhador por meio do consórcio, utilizando como referência o segmento de motocicletas.

Ao utilizar dados sobre os participantes de grupos de motocicletas, que normalmente incluem indivíduos com restrições de crédito interessados em investir em mobilidade individual, os pesquisadores chegaram a conclusões estatísticas animadoras.

Aumento da taxa de emprego

Os resultados sugerem que o acesso à mobilidade, por meio do consórcio, para quem procura emprego, proporciona uma melhoria significativa de perspectivas, ao permitir que indivíduos em dificuldades financeiras tenham acesso a crédito.

O estudo mostrou também que o mecanismo pode proporcionar crescimento permanente das taxas de emprego formal e de salários. Os resultados verificados apresentaram retornos anuais de 16,94% sobre o capital investido, quando considerado um horizonte de tempo de 10 anos.

“A extensão de crédito para investimento em mobilidade permite que os indivíduos acessem oportunidades de mercado de trabalho, independentemente da localização, produzindo retornos cada vez maiores, o que não seria possível com limitações para seu deslocamento”, diz Luiz Antonio Bargallo, economista da ABAC.

Consórcio: crescimento na pandemia

Com uma história de quase 60 anos, o Sistema de Consórcios tem crescido e atingido marcas significativas em diversos indicadores. Os totais de vendas de cotas, contemplações e participantes ativos, por exemplo, superaram as expectativas e surpreenderam no período da pandemia.

Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, “a importância do consórcio não está apenas na medida da grandeza de seus números, mas sim e, principalmente, pelos benefícios que podem ser proporcionados ao indivíduo que a ele adere”.

Rossi destaca a importância de estudos como esse para comprovar a relevância do consórcio como “instrumento de progresso social”, como consta na Lei 11.795/2008 (Lei dos Consórcios). “Estudos com esse foco só reforçam a convicção de que o produto consórcio ajuda a realizar sonhos, não apenas de consumo, mas também de melhoria de condições de vida para muitos”, diz.

Categoria(s):

Drops de Mercado

Tag(s):

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS