A compra de veículos é o objetivo da grande maioria dos participantes do Sistema de Consórcios. Em junho de 2024, dados da assessoria econômica da ABAC mostram que quase 79% dos consorciados ativos planejam comprar motocicletas, veículos leves ou pesados. Mas por que o consórcio é tão atrativo para a compra de veículos?
O consórcio consiste na união de pessoas físicas ou jurídicas em grupos, em que todos contribuem para a formação de uma grande poupança, o “fundo comum”. Ele é utilizado por todos os participantes do grupo para a aquisição do bem ou serviço desejado, em ordem definida por sorteio e lance.
Por ser financiado pelos próprios integrantes do grupo, consórcio é chamado de autofinanciamento. E, por não utilizar recursos de instituições financeiras, consórcio não tem juros. Nesse caso, o consorciado paga uma taxa de administração pelos serviços prestados pela empresa na gestão do grupo. Podem ser cobrados também fundo de reserva e seguros.
Sem juros e com diversas opções de taxa de administração no mercado, uma das principais vantagens do consórcio de veículos é oferecer parcelas que cabem no bolso e nos planos de qualquer brasileiro. Basta se planejar, afinal, como é preciso aguardar a contemplação, essa modalidade é ideal para quem pensa no futuro e planeja suas conquistas. Quem pode esperar, paga menos!
Ao ser contemplado, o consorciado recebe o direito de usar o crédito total, pagando à vista ao vendedor (o pagamento é realizado pela administradora diretamente ao vendedor). Dessa forma, no momento da compra do veículo, o consorciado tem ainda o poder de barganha e de negociação para conseguir benefícios e melhores preços.
Ao aderir a um consórcio cujo bem de referência é um veículo, o consorciado pode utilizar o crédito para comprar qualquer tipo, marca e modelo que desejar. Pode, por exemplo, comprar um jet ski em vez de um carro. Ou uma aeronave em vez de um caminhão. Cabe ao consorciado escolher até mesmo o vendedor de sua preferência, independentemente da administradora do seu consórcio. E essa é uma das vantagens do consórcio de veículos que mais chama a atenção dos consumidores.
Outro motivo para fazer um consórcio para comprar um veículo é poder pagar despesas relacionadas, como registro, tributos e seguro. Conforme determinação do Banco Central do Brasil, é possível usar até 10% do valor total de crédito para essa finalidade.
Para garantir que o consorciado tenha poder de compra garantido até o fim do grupo, o valor da carta de crédito é atualizado conforme critério estabelecido em contrato. Esse pode ser um índice de preço (como INPC) ou o valor sugerido pela montadora.
Assim, caso o índice ou o valor do veículo escolhido seja alterado, o crédito também será, permitindo ao consorciado comprar o veículo desejado independentemente da data de contemplação. Quando o crédito é atualizado, as parcelas de todos os participantes também são, na mesma proporção.
E aí, pronto para comprar seu próximo carrão com consórcio? Saiba mais sobre o funcionamento da modalidade em nosso site consorciodeaaz.org.br.
Eu como representante da Rodobens Consórcio, estou gostando dessas informações e dicas, além de eu ter amplo conhecimento, informações boas sempre bem vindas.
Obrigado!
Gostei
Oi Jorge, tudo bem?
Que bom que gostou!!
Excelente informações para o mercado de consórcio.
Grato
Olá, Adriano!
Que bom que gostou!!
Pra mim foi muito útil !!!!