5 dicas para acertar suas finanças em 2024

05 . mar . 2024

Fez promessas para ter uma relação melhor com suas finanças em 2024? Quer realmente mudar de vida? Neste post, separamos 5 dicas para ajudar você a alcançar seus objetivos financeiros. Seguindo essas recomendações, você vai acertar suas finanças, parar de perder dinheiro e quem sabe até criar sua reserva de emergência.

Vamos às dicas?

1) Troque seu empréstimo por outro mais barato

A taxa básica de juros da economia, a Selic, entrou numa trajetória de queda. E como consequência natural, o preço do crédito no Brasil começa a baixar. Então é bem possível que esse ano sejam oferecidos créditos em condições melhores. E se você já tem um empréstimo ou financiamento, é bem provável que encontre outro em condições mais vantajosas. Nesse caso, é possível fazer uma portabilidade de crédito. Pegue sua dívida alta de um banco e transfira para outro que ofereça melhores condições.

2) Avalie o Custo Efetivo Total (CET)

Se você vai pegar um empréstimo, não adianta olhar apenas os juros nominais ou efetivos. É necessário comparar o CET porque ele engloba tudo, inclusive taxas e seguros. Assim, você não fica refém de descobrir, lá na frente, que o seu empréstimo ficou muito mais alto por causa de outras taxas embutidas. Com o CET, você tem uma medida única para comparar todos os empréstimos e financiamentos. Assim, você evita surpresas desagradáveis e vai ter certeza de qual é a melhor opção para você.

3) Renegocie suas dívidas

Tem uma dívida sufocante, como cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito? Procure seu banco e negocie a troca por outra linha de crédito que seja melhor, como um empréstimo consignado. Dessa forma, você troca a dívida sufocante por uma mais tranquila de pagar. E se você não conseguir renegociar com seu banco, volte à dica 1, pois você pode fazer a portabilidade do crédito para outra instituição. Além disso, se você tem várias dívidas pequenas, com juros altos, é possível trocar todas por uma única dívida, com juros menores

4) Revise as tarifas bancárias que você paga

Você paga alguma coisa para fazer TED, cheque ou PIX? Tem tarifas ao movimentar sua conta? Pois é, tem banco que não cobra nada, enquanto outros cobram mais barato ou mais caro. É preciso pesquisar. E se seu banco está cobrando demais, escolha outra instituição. Busque uma que cobre menos ou que até não cobre nada. Aliás, tem um pacote básico de serviços que é gratuito. E se esse pacote te atende, você nem precisa contratar um pacote mais caro.

5) Crie uma reserva de emergência

O tamanho dessa reserva vai variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, se você trabalha numa área que tem muita oferta de vaga e, em caso de perda do emprego, consegue se realocar rapidamente no mercado de trabalho, ou se você tem um plano de saúde que vai cobrir suas emergências médicas, talvez sua reserva de emergência não precise ser tão robusta. Porém, se você tem um emprego altamente especializado, com salário alto e de difícil realocação, provavelmente precisará de uma reserva maior. 

Leia o post abaixo:

*DICA BÔNUS*

Outra questão fundamental para manter as finanças organizadas é não cair em golpes! Nunca forneça seu cartão, muito menos a senha, para qualquer pessoa, mesmo que ela diga que é do banco. Não entregue sua senha, nem se a pessoa afirmar ser seu gerente. Se for fazer uma compra online, confira a procedência do vendedor. Desconfie de ofertas muito vantajosas e não compre produtos de vendedores que você não conhece e não consegue constatar a reputação. E se for comprar por boleto e ele der problema, não vá fazer um PIX. Peça outro boleto para conferir se o destinatário é realmente quem tem que receber o dinheiro pela compra – leia o post Golpes via pix: 7 dicas para não cair nessas armadilhas.

O ano acabou de começar e ainda dá tempo de virar o jogo das suas finanças em 2024. Para isso, será necessário informação, disciplina e comprometimento.

O conteúdo deste post conta com informações do episódio 101 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Se preferir acompanhar o conteúdo em vídeo, assista abaixo:

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS