Contemplado com parcela atrasada? Fique alerta!

12 . fev . 2019

O pagamento das parcelas do consórcio em dia por todos os consorciados é muito importante para a saúde financeira do grupo. É com o valor arrecadado que a administradora viabiliza as contemplações. No caso de quem foi contemplado e já utilizou o crédito, o não pagamento das parcelas pode por todo o sonho a perder.

Antes da contemplação, o consorciado é um credor, ou seja, ele possui uma expectativa de crédito com o grupo. O não pagamento das suas obrigações o impedirá de participar do sorteio e do lance para ter acesso a esse crédito.

Já quando o consorciado é contemplado e utilizou o crédito e não quitou a dívida, ele é considerado um devedor. Ele utilizou o valor arrecadado pelos participantes e precisa pagá-lo para que os demais possam ser contemplados também.

Retomada do bem

Em caso de inadimplência do consorciado contemplado que tenha utilizado o crédito, é possível que a administradora retome o bem dado em garantia. Se for um bem móvel, ela entrará com uma Ação de Busca e Apreensão. No caso de bens imóveis, o processo de retomada será realizado extrajudicialmente.

Retomado o bem, a administradora providenciará sua venda. O valor arrecadado abaterá o saldo devedor, incluindo as despesas decorrentes da cobrança. Caso o valor da venda do bem supere o valor do saldo devedor, a administradora devolverá a diferença ao consorciado. Caso não seja suficiente para quitar o saldo devedor, o consorciado continuará responsável pela diferença.

Importante: proposta sempre será avaliada, mas nem sempre será aceita

O contemplado que está em débito com o grupo, deve procurar o quanto antes sua administradora para realizar os pagamentos. É muito importante compreender que a administradora nem sempre poderá aceitar a proposta do consorciado referente a valores ou a forma de pagamento. Cabe à ela analisar e definir as possibilidades que são viáveis, considerando-se os interesses do grupo de consórcio.

Lembre-se de que consórcio é autofinanciamento, ou seja, as contemplações são realizadas com recursos dos próprios participantes. E que cabe à aempresa, a qual o consorciado remunera com o pagamento da taxa de administração, zelar pela saúde financeira do grupo. Para saber mais sobre o papel da administradora, clique aqui.

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , ,

8 respostas para “Contemplado com parcela atrasada? Fique alerta!”

  1. Clodoaldo José dos Santos disse:

    Hoje recebi a noticia que fui contemplado no meu consorcio. Fiquei super contente pois estava precisando muito. Porem a parcela que venceu eu nao consegui pagar no dia do vencimiento porque o aplicativo do meu banco nao estava disponivel para realizar. Fui tentando e tentando pagar e ate que enfim eu consegui. Mas ja era 1 hora da manha, paguei e cobraram juros necessarios. Hoje recebi a noticia da comtemplacao no comeco do dia e no final do dia me informam que foi cancelado, nao atrasei nenhuma prestacao e quando paguei uma hora depois minha contemplacao é cancelada isso é certo?

    • ABAC disse:

      Olá, Clodoaldo!

      As regras contratuais sempre devem ser observadas pelas partes contratantes, tanto pela Administradora como pelos consorciados. Sugerimos que realize a leitura atenta de seu contrato de adesão e verifique as consequências contratuais previstas na hipótese de atraso ou falta de pagamento. Recomendamos, ainda, que contate imediatamente a sua Administradora e solicite informações complementares. Caso permaneça com dúvidas, por gentileza, entre em contato através do endereço de e-mail falecom@abac.org.br descrevendo novamente o seu questionamento, informando o nome da Administradora de consórcios e o número do grupo/cota, para que possamos obter informações mais detalhadas sobre o seu caso.

      Um abraço!

  2. Tenho um consorcio contemplado, ja adquiri o veiculo, porem sofri um acidente o carro deu perda total, tenho 10 mil em parcelas pra quitar o consorcio, o que acontece se eu parar de pagar as parcelas, sei que o carro vai pra busca e aprensao o banco busca o bem o carro, quero saber se ainda continuo com a divida ativa ou o banco levando o bem a divida morre?

    • Oi Andrei, tudo bem?

      Neste caso, a administradora poderá pedir um novo bem do consorciado como garantia, ou o consorciado pode optar pelo pagamento da dívida.
      Sugerimos que avise sua administradora do ocorrido para entender melhor sobre as possibilidades.

  3. Cristiano da Silva de souza disse:

    Tenho dois consórcios. Uma atrasei 1 dia a outra q vou ofertar o lance estar em dia. Serár q essa q atrasei 1 dia implicarar de eu ser contemplado

    • ABAC disse:

      Oi Cristiano, tudo bem?
      Cada cota de consórcio diz respeito a um único contrato, ou seja, elas são independentes entre si.
      No caso, o atraso de uma parcela em determinada cota pode não afetar a contemplação da outra (caso não haja nenhuma regra contratual que diga o contrário).
      No entanto, a administradora fará uma análise de capacidade de pagamento quando for liberar o crédito, então é possível que haja problemas por conta deste atraso no pagamento.

  4. Samanta disse:

    Boa tarde
    Fui contemplada por sorteio em num consórcio que não estou pagando as um bom tempo. Será que existe a possibilidade de pegar o valor e quitar ou renegociar o valor em dívida? Sabe me dizer como funciona isso? Não tinha nem mais esperança e essa semana recebi o email com a contemplação.

    • ABAC disse:

      Olá Samanta, tudo bem?
      Provavelmente sua cota pode ter se tornado excluída, a depender da quantidade de prestações em aberto, nesse sentido, o consorciado desistente continua participando dos sorteios na condição de excluído e recebe a restituição do que foi pago a título de Fundo Comum, quando contemplado.
      Vale registrar que não serão restituídos os valores pagos a títulos de taxa de administração, bem como de fundo de reserva e de seguro, caso contratados, podendo ainda ser aplicada alguma cláusula penal por quebra de contrato.
      Recomendamos que entre em contato com sua Administradora de Consórcio para obter informações mais precisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS