Consórcio é financiamento?

19 . out . 2022

Você já viu aqui no Blog esclarecimentos importantes sobre consórcio e poupança, além de  consórcio e investimento. Dando continuidade a essa série explicativa, hoje trazemos a questão: consórcio é financiamento?

Já adiantamos que a resposta é não. Consórcio é AUTOfinanciamento, modalidade com outras características.

Financiamento

Financiamento é um contrato entre o cliente e uma instituição financeira, mas com destinação específica,
como para a aquisição de veículo ou de bem imóvel, que funcionam como garantia para o crédito concedido. Em troca do crédito para a compra do bem, as pessoas assumem o compromisso de pagar, no futuro, o valor disponibilizado acrescido de juros.

Ou seja, no financiamento você utiliza recursos da instituição financeira com o compromisso de devolver o valor acrescido de uma remuneração pelo capital emprestado.

Autofinanciamento

Já no consórcio, pessoas físicas ou jurídicas, com o mesmo objetivo, se unem para formar um capital comum, mediante o pagamento de parcelas por todos que participam do grupo. Esse capital, chamado de “fundo comum”, é utilizado pelos participantes para a aquisição do bem ou do serviço desejado. A ordem de utilização desses recursos é definida por sorteio e lance.

Como você pode ver, no consórcio, os participantes do grupo financiam a si mesmos, motivo pelo qual consórcio é autofinanciamento – “auto” significa aquilo que é próprio ou que funciona por si mesmo. Sendo assim, como o valor utilizado pelos participantes são recursos deles, e não da instituição financeira, não há cobrança de juros. 

Por outro lado, como a gestão do grupo de consórcio é feita por uma empresa especializada e com autorização do Banco Central do Brasil, no consórcio há cobrança de uma taxa de administração, que varia entre as empresas e até entre os grupos. Leia o post O que faz uma administradora de consórcios?

Leia mais sobre autofinanciamento em: https://blog.abac.org.br/consorcio-de-a-a-z/o-que-e-autofinanciamento

Conseguiu entender a diferente entre financiamente e autofinancimento? Caso você tenha mais alguma dúvida sobre classificação ou funcionamento do consórcio, deixa aqui nos comentários!

Categoria(s):

Consórcio de A a Z

Tag(s):

, , , , ,

2 respostas para “Consórcio é financiamento?

  1. Há muito tempo fiz alguns cursos de consórcio pela porto e fiz algumas vendas, mas tudo isto ficou um pouco no esquecimento; quero me atualizar novamente.
    Em tempo, sou corretor de imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba novidades





    ENVIE SUGESTÕES
    DE POSTAGENS