Encontramos promoções incríveis o tempo todo. Nas lojas físicas, no celular, ou nas datas comerciais como Dia das Mães e Natal, às vezes vivemos a expectativa de aproveitar aquelas ofertas que parecem ser imperdíveis. Mas será que são mesmo? Ou agimos pelo calor da emoção e fazemos uma compra por impulso? Descubra neste post.
É comum surgir uma vontade terrível de gastar. Principalmente em determinadas épocas do ano, como na Black Friday ou nas liquidações que se sucedem. E afinal, o tempo todo criamos desculpas como a vida não ser fácil, merecimento, que estava muito barato, era uma oportunidade incrível ou ainda uma queima de estoque. Enfim, as justificativas são inúmeras.
Ao andar pelas lojas e ver um cartaz amarelo com letras vermelhas garrafais anunciando uma oferta imperdível, toca um alarme na cabeça do consumidor, incentivando ele a gastar. E isso não é coincidência. É tudo planejado e explicado pela psicologia econômica. Isso vale também para as ofertas recebidas pela internet ou pelo celular.
Separamos algumas orientações para te ajudar a perceber se está realizando uma compra por impulso e, assim, tomar decisões melhores.
Nossas decisões de compra não são apenas racionais. Elas resultam da interação entre razão e emoção – aliás, você sabe a diferença? E na hora de tentar seduzir o consumidor com uma oferta imperdível, as lojas querem que ele não preste atenção à razão e aja por impulso.
Conhecer esses mecanismos é o primeiro passo para perceber quando estiver caindo na armadilha da urgência. Assim, você poderá tomar decisões melhores. Pare um pouco, pense se você realmente precisa gastar e se aquela oferta é mesmo imperdível.
E aqui vai uma dica da ABAC: ao se informar e começar a pensar em planejamento de compra de bens ou contratação de serviços, muitos consumidores acabam chegando ao consórcio. Por aqui, sempre reforçamos que o mecanismo é ideal para quem planeja e não tem pressa. Conheça mais sobre o funcionamento no post abaixo:
O conteúdo deste post foi elaborada com informações contidas no episódio 43 da série “BC te Explica”, do Banco Central. Assista o vídeo a seguir:
E se gostou deste conteúdo, compartilhe com os amigos ou a família, especialmente aqueles que estão viciados em comprar pela internet e não param de receber notificações.
Deixe um comentário