fbpx

5 Mitos do Consórcio

01 . abr . 2016

O consórcio é uma modalidade de compra que vem ganhando cada vez mais os brasileiros. Já são mais de 7 milhões de consorciados, graças a caraterísticas como ausência de juros, parcelamento integral, liberdade de escolha e diversidade de prazos e créditos. Porém, existem alguns mitos a respeito do seu funcionamento e hoje vamos esclarecer os 5 mais comuns.

1 – Você com certeza será contemplado nos primeiros meses.

Como a principal forma de contemplação no consórcio é o sorteio, não é possível prever quando você será contemplado, podendo ocorrer do primeiro ao último mês do grupo. Você pode aumentar as suas chances e tentar antecipar a contemplação por meio da oferta de lances, que nada mais é do que a antecipação de prestações. Mas para isso, seu lance precisa ser o vencedor. Logo, não acredite em promessas de contemplação.

2 – Você precisa adquirir o bem que está no contrato.

Uma das vantagens do Sistema de Consórcios é a liberdade de escolha do consorciado. Ao ser contemplado, você poderá escolher qualquer fornecedor e bem que desejar, desde que ele pertença à mesma categoria do bem referenciado no contrato. Assim, se a categoria de referência for veículos automotores, você deverá adquirir qualquer veículo, seja um carro ou até uma aeronave, bem como poderá escolher marca, modelo e fornecedor que desejar.

3 – Ao ser contemplado, você deixa de pagar as prestações.

Você deverá pagar as prestações do seu consórcio até o fim do grupo, exceto em caso de quitação antecipada ou contemplação por lance quitativo. O fato de estar contemplado não exime o consumidor de cumprir com os compromissos financeiros. Isso acontece porque o grupo precisa do seu pagamento para continuar contemplando os demais integrantes. Se te oferecerem um plano cujo pagamento se encerra na contemplação, desconfie, pois não se trata de consórcio.

4 – Você não precisa comprovar renda ou apresentar garantias.

A administradora de consórcios precisa se certificar que o consumidor será capaz de cumprir com seus compromissos com o grupo. Afinal, consórcio é uma forma de autofinanciamento no qual pessoas com o mesmo objetivo contribuem mensalmente para formar um fundo comum e permitir que um ou mais integrantes sejam contemplados com o crédito desejado. Se os integrantes deixam de contribuir, não é possível realizar as contemplações. Da mesma forma, as garantias são importantes, pois asseguram que, mesmo após a contemplação, o consorciado continuará cumprindo seus compromissos. Confira no contrato quais são as garantias exigidas pela administradora de consórcios de sua preferência.

5 – Qualquer empresa pode administrar um consórcio.

O consórcio é uma modalidade de acesso ao crédito fiscalizada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil, e as empresas precisam de autorização para atuar. Para fazer um negócio seguro e investir o seu dinheiro com tranquilidade, escolha uma administradora autorizada.  Você pode conferir a relação completa no site do Banco Central ou buscar entre as empresas associadas à ABAC.

Vale lembrar que o consórcio possui legislação própria, além de ser fiscalizado e regulamentado pelo Banco Central do Brasil. Portanto, basta conhecer as regras desta modalidade para fazer parte deste negócio com toda a segurança. Continue acompanhando as dicas do Blog da ABAC e prepare-se para realizar seus sonhos com o consórcio!

Categoria(s):

Dicas da ABAC

Tag(s):

, ,

11 Comentários

  • Espero ser contemplado com o meu lance

    • Boa sorte, Cicero!

      Abraços

  • gostaria de receber estas dicas e informações sobre produto consórico, estas informações sempre agregam nosso conhecimento.

    • Olá, Clodoaldo.

      Você pode cadastrar seu e-mail para receber nossas novidades na barra direita do blog, em “ASSINE NOSSO BLOG”. Acompanhe também a ABAC nas redes sociais, onde publicamos frequentemente diversas informações sobre consórcio.

      Abraços!

  • quero faser parte destes grupos ja

  • Oi tudo bem, recentemente entrei em um consórcio gostaria de saber mais sobre o próprio, /unilance

    • Olá, José Henrique.

      Você pode conhecer mais sobre consórcios em nossas cartilhas, especialmente a “Consórcio, a arte de poupar em grupo!”, que apresenta os conceitos básicos do Sistema de Consórcios. O download é gratuito: http://abac.org.br/downloads&flag=&busca=&categoria=27.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

  • Gostaria de receber mais informações.

    • Olá, Patrick.

      Quais informações adicionais gostaria de receber?

      Abraços

  • Já tenho consórcio de Veículo.
    Pretendo dar um lance na expectativa de ser contemplado, mas o problema é que já tenho empréstimo consignado, comprometendo 30% da minha renda. No financiamento, sei que mais uma nova parcela mensal não seria permitida. No caso do consórcio, é possível ter a aprovação após a contemplação?

    • Olá, George.

      Cada Administradora tem um critério na avaliação do cadastro, da capacidade de pagamento e das garantias apresentadas pelo consorciado contemplado. Deste modo, recomendamos que consulte a sua Administradora.

      Abraço

Deixe seu comentário

*

Receba novidades




ENVIE SUGESTÕES
DE POSTAGENS